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O que fazer após compra de um SAAB usado

Iniciado por TesZero, 09 de Março de 2013, 16:41

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TesZero

Ao comprarmos um SAAB usado, tal como outro qualquer automóvel, devemos fazer uma boa revisão ao veiculo.

E... obviamente que o vendedor vos vai afirmar que fez a revisão completa ontem... Com óleo caro e filtros ainda melhores que o da marca...
Isto independentemente de o ter feito ou não...

Portanto... após terem feito o investimento da compra, convém salvaguardarem esse investimento e fazerem vocês a revisão para terem certezas de que não correm riscos.

o que convém trocar / ter atenção:

Filtros
- Trocar filtro de combustível
- Trocar filtro de ar
- Trocar filtro de habitáculo
- Trocar filtro de óleo

Fluídos
- Trocar óleo
- Trocar liquido refrigerante
- Trocar óleo de travões
- Trocar óleo de direcção assistida

Outros
- Trocar velas nos carros a gasolina
- Ver e trocar se necessário discos e calços
- Troca de todos os tubos de vácuo

Alguns comentários sobre as operações acima descritas:

- Os filtros devem de ser da marca ou qualidade equivalente, Man ou Bosch por exemplo.
Especialmente os filtros de óleo e combustível.
Aqui alguma informação sobre o filtro de óleo: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

- Na troca de óleo utilizar sempre óleo 100% sintético. As garantias de qualidade e de longevidade de vida útil do motor estão mais que provadas aquando a utilização de óleo com qualidade. Sem dúvida alguma vale a pena o investimento.

- Na troca do liquido refrigerados NUNCA utilizar água. Deve-se usar sempre um bom liquido anti-congelante de forma a prevenirmos a oxidação do motor e garantir a lubrificação da bomba de água. A utilização de água como liquido refrigerante é dos procedimentos que mais prejudicam o bom funcionamento do motor.

- Ter atenção ao óleo dos travões, é da manutenção a que se dá menos importância. Este óleo deverá ser trocado a cada 4 anos, sendo recomendado fazer-lo a cada 2 anos.
Em grande parte dos saabs este óleo é responsável pelo sistema hidráulico dos travões e embraiagem.

No caso de SAAB´s 9-3 e 9-5 de 1998 - 2003 - Trionic 7

Sendo estes modelos em concreto susceptíveis a criarem Oil Sludge, é imperativo fazer uma revisão mais profunda garantindo que o motor não sofreu consequências de má utilização dos donos anteriores.

Em primeiro lugar, o que é o Oil Sludge? -> Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Nestes modelos, alem da lista descrita devemos:
- Retirar o cárter e limpar todos os resíduos no mesmo.
- Retirar a tampa de válvulas e desentupir todos os tubos de respiro
- Avaliar e trocar se necessário o kit PCV -> Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
- Trocar bomba de óleo: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

___________________________________________________________

Após esta primeira manutenção será muito mais seguro circularem com o vosso novo SAAB sem receios e com garantias de maior longevidade do motor.

Qualquer item que achem importante rectificar / acrescentar é favor de postarem comentário.
Actualizarei este post sempre que necessário.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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teco

manda ver casquilhos e apoios de motor...

e esqueceste de referir anos e/ou kms para pensarem em ver junta e corrente
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Tens Razão...
a ver se amanhã acrescento...
agora estou com muito sono :P

Bem lembrado...
especialmente os casquilhos dos amortecedores...
e a corrente é bastante importante também.

Obrigado pelo contributo.

Abraço
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teco

eu tento que pelo menos uma percentagem seja útil...mesmo
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

guedesrj

Eu acabei de comprar um Saab de 98 2.2 Tid 115cv sem ter em conta todas estas questões, e meus amigos.... :'( estou mais que aziado, neste momento até tenho medo do que o meu mecânico venha a ver mais.....para já, tive que comprar uma bomba de embraiagem (para o pedal) visto que as mudanças não me estão a entrar após 400km´s na minha mão, entretanto já comprei tb os filtros de ar, óleo e gasóleo mais o óleo recomendados. Estou a ter mais 2 problemas (que poderão ser apenas um). A luz de check engine está a acender várias vezes (após um pouco acaba por apagar) e sinto que o carro está com muito pouco "power" ou seja, chegando a mudanças altas, o carro não desenvolve. Em reta com o pé todo a fundo não me está a passar os 140 km´s/h (tenho receio que seja o sistema turbo, e que tenha que gastar uma pipa). Alguns conselhos para a minha situação?
  • SAAB 93 - 1998

Lfteixeira

A manutenção global do motor vai-te colocar no bom caminho (óleos, filtros, etc).

A questão da performance começa por verificar:
- Tubagens de ar
- Tubagens de vácuo
- Estado/funcionamento da EGR

Estes motor (diesel) acumulam imensa fuligem no colector de escape. Uma limpeza também ajudaria à melhor saída de gases e em consequência, melhor funcionamento do turbo.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

guedesrj

O estado da EGR já está agendada, as tubagem de ar de vácuo e do colector de escape vou fazê-las na mesma altura....espero. Estou à espera da bomba para montar, já a mandei vir.
LfTeixeira o meu obrigado, este fórum tem-me sido muito útil, a salvação daquele carro está nos vossos conselhos   O0

Abraço
  • SAAB 93 - 1998

TesZero

Quase... quase... quase de certeza... será da egr, mas nada melhor que ler o erro!

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
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JCanelas

Boas ppl... Comprei um 9-3 2.0T 150cv cabrio, parece-me estar td ok, mas vou fazer o que referiram neste topico e verificar óleos, filtros, velas e td o mais.
A direcção é que me parece um pouco pesada e algo incerta. O que me aconselham?
  • Saab 9-3 Vector 2.0t 150cv Cabrio

joseglv

Pressão dos Pneus??
Pneus que já deviam ter sido trocados?? ( ver a data de fabrico )
Óleo de Direcção a nível??
Folgas nos casquilhos da caixa de direcão?

Deve ser por aí....
  • Saab 9-5 1999 2.0t GPL ( Militar ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1999 2.0t ( Prata ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
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  • Miniaturas Joseglv Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
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Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
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Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

JCanelas

Ok, obrigado joseglv. Os pneus e a pressão tão ok, vou verificar óleo de Direcção e pedir para verificarem os casquilhos da caixa de direcção.
  • Saab 9-3 Vector 2.0t 150cv Cabrio