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Perca de Potência

Iniciado por gmcarvalhais, 21 de Junho de 2013, 15:49

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gmcarvalhais

Boas!

Gostava de saber se alguém já passou por esta situação e o q me aconselham a fazer...??
Tenho reparado q quando "puxo" pelo carro em 5ª, e por volta das 3000/4000rpm (o meu carro é um 2.2 a diesel) aparece um poço, perca de potência, por breves instantes acendendo-se de imediato a luz "check engine".
Noto uma perca mto ligeira de potência, o carro não deita fumo nenhum e aquilo q sei é q ao desligar o carro e ao voltar a ligá-lo a luz de "check engine" apaga-se  :|@... (aquilo q me parece é q ele entra num modo de segurança, gostava de saber é o PORQUÊ?? de o fazer).
Abraço.
  • Toyota IQ 1.4 D-4D / Yamaha XJR 1300 SP
  • Saab 93 2.2 tiid hatchback - 1998 (já era...)
  • VW Golf VI 1.6 tdi - 2011 (já era...)
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  • Opel Vectra GTS 2.2 Dti - 2003 (já era...)
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  • Peugeot 205 XAD - 1992 (já era...)

mpinto

pode ser muita coisa, o melhor é ligar ao tech 2, para verifcar o erro. pode ser um tubo de vacuo, velas incandescentes, medidor de massa de ar, egr.
  • Saab 9-3 SE TID 1998

SMAP

Eu confesso que percebo pouco ou nada de motores diesel, mas acho dificil haver perca de potencia devido as velas incandescentes.

As velas no motores diesel só são usadas no arranque do motor, portanto se alguma nao estiver boa o motor simplesmente custa mais a pegar.
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gmcarvalhais

Obrigado a ambos.
Estou mais inclinado p/ um tubo de vácuo q poderá ter aberto uma fissura...
Vou dar uma olhadela durante a semana.
De qq modo, ainda ñ tive a certeza mas, julgo q a luz acende quando vou embalado numa subida.  :-\ :-\ :-\
Vou dar uma olhadela aos níveis do óleo do motor.
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teco

vais é fazer um teste de compressão dos cilindros!

andaram na saab a vender-me MAF's e a ir lá durante quase dois anos e era uma válvula rachada num dos cilindros...

se for isso observam logo perda de compressão num cilindro e troca o jogo de valvulas todo, houve lotes que foi desgraça...

e antes de comprares uma maf nova tira, dá-lhe com carb cleaner e deixa secar (depois precisas de um tech2 ou op-com para tirar o erro da maf ter sido tirada)

abraços de quem já teve problema igual....
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Lfteixeira

Tenho um colega com um problema similar, mas no caso dele o carro perde potencia em toda a gama de rotações.
A luz do Check Engine acende e fica acessa até desligar o carro.

Já trocou EGR e bomba de vacuo (alegadamente ambas já precisavam de ser trocadas) e até agora o problema continua.

A MAF já foi limpa, o problema manteve-se.
No caso dele suspeito da MAF, pois com a MAF desligada desde o inicio o problema é exatamente igual.

Nota: Isto é num Frontera, mas o motor é o mesmo do teu.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

gmcarvalhais

Obrigado!
Coincidência ou ñ, tb sei de um primo meu q teve exacta/ o mm problema a alguns dias no seu Frontera.
Andou doido a ler fóruns da marca, e nada!! até q acabou por ele mm dar uma vista de olhos nos tubos de borracha e acabou por detectar uma pequena fissura num deles, mm junto á braçadeira. Remédio santo, cortou o tubo e voltou a encaixá-lo no mm sitio........ o problema desapareceu!!! (acho q é isto q eu tenho q fazer, dar uma vista de olhos nas tubagens)
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Lfteixeira

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Obrigado!
Coincidência ou ñ, tb sei de um primo meu q teve exacta/ o mm problema a alguns dias no seu Frontera.
Andou doido a ler fóruns da marca, e nada!! até q acabou por ele mm dar uma vista de olhos nos tubos de borracha e acabou por detectar uma pequena fissura num deles, mm junto á braçadeira. Remédio santo, cortou o tubo e voltou a encaixá-lo no mm sitio........ o problema desapareceu!!! (acho q é isto q eu tenho q fazer, dar uma vista de olhos nas tubagens)

No teu caso, como é mais especifico, concordo.
Verifica os tubinhos todos... Não são assim tantos!  ;D
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Um abraço.

teco

e se não for de tubinhos repito... MEDE A COMPRESSÃO DOS CILINDROS
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Se te aparece o erro no quadrante... então tens o erro do problema registado...
Deverias de ler esse erro.
penso que no teu caso até nem precises de um Tech II, penso que um leitor comum de odb2 de 20 ou 30 euros consiga ler e apagar já os erros do teu carro.

Obviamente que em verificares todos os tubos de vácuo e limpares todos os contactos com Wd40 não perdes nada.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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gmcarvalhais

Obrigado a todos pela ajuda!
Entretanto, outra situação q tive no quadrante, e segundo os fóruns internacionais depois de repetir o acto de ligar e desligar a ignição várias vezes, ... a luz de airbag e o respectivo triângulo c/ "!" (...vou ter saudades!  :|@) apagaram-se!!!
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TesZero

Em suma...
não lhe dás o devido uso...
Tens que o ligar e desligar varias vezes para ele pensar que andas com ele :P

:D

Abraço
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