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Upgrade Travões 9000

Iniciado por pjplopes, 04 de Novembro de 2012, 10:46

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pjplopes

Vou iniciar um projecto de melhoramento de travões no 9000. Primeiro vou adaptar um servo-freio e bomba central do 9-5. Já tenho o material do 9-5 e do 9000 incluindo pedais para fazer a comparação fora do carro. Queria tb a vossa ajuda em relação à adaptação das bombas de travão da Porsche, quais as melhores para o efeito e onde arranjar discos e adaptadores para as bombas?
  • Saab 9000 Aero

Nicodemus

olá.

Para o que estas a pensar fazer, vais ter que começar tudo do 0 tendo em conta que tudo terá que ser adaptado.

Para as maxilas, mete conforme o preço ou o que vais querer. As minhas São as 4 pistões maiores que a Brembo produziu, a partir daquelas, só mesmo 6 pistões. E o preço não é muito convidativo comparando as maxilas do 996 base que são mais pequenas.

os discos terão que ser conforme as maxilas e as jantes. eu tenho jantes 17'' e as maxilas estão a 3mm desencostadas da jantes. Os discos que eu usei foram os do Mitsubishi Evo 7, 320x32mm, escolhi estes porque são os discos com o diâmetro indicado com o menor E.T. os discos são os usados no Grupo N de rally's. Juntamente com o preço  :-\

Os calços são a escolha do cliente. Eu tenho os EBC red stuff... levam muito tempo a aquecerem, mas depois de aquecer começam a fazer falar a pólvora. (ainda hoje azulei os meus discos lol)

A pata de deporte para poder fixar a maxila a manga de eixo foi feita num alumínio específico, mas uma coisa feita num bom aço faz o mesmo efeito. Os pernos têm que ser  indicados para o efeito (têm uma referência específica)

Para fazer algo mais fácilmente, já com uns discos plug and play e só uma pata de deporte para fixar as maxilas, opta pela travagem do Peugeot 406 V6 (Brembo 4 pistões). são maxilas que não custam muito e os discos tambem não...
Se fosse agora talvez tinha poupado umas coroas ao ter metido essa travagem.

O custo total da operação foi:
Maxilas 300€ (pomba)
Discos, pata de deporte, mão de obra: 800€ (aíí homem!)
Calços EBC 150€.

para o eixo traseiro, não há milagres... só usando dupla maxila, uma para travagem geral e uma só para o travão de mão.

Tambem estou a ponderar mudar o servo freio e a bomba segundária... estou a optar pela Porsche porque até se encontra barato.

Boa leitura!  ;)

Abraço
  • Saab 9000 CSE 1995

Nicodemus

hum... não tenho grandes fotos, mas aqui vai:

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  • Saab 9000 CSE 1995

Guest

Até me assustei com o preço...  :o :o :o :o :o

Abraço

pjplopes

Estive a analisar os travões do peugeot 406 V6 e parece uma boa hipótese com discos 305mm 4x108 e bombas 4 pistões brembo que custam cerca de 150£.
  • Saab 9000 Aero

Guest

 ;)
Fica bem mais em conta  ;D

Abraço

Nicodemus

Não sei se 305mm cabe numa jante 16. Pois era perfeito para quem queira manter um aero com look original.

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juntamente com

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e talvez uns 50€ para o torneiro fazer os deportes, mais 10 ou 15€ de óleo DOT 5.1...  deve dar por volta de 500€ total com alguns portes, com tudo novo exepto as maxilas. Caso metam discos usados e uns calços mais baratos, mais em conta fica.

significativamente mais barato que o kit maptun:
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  • Saab 9000 CSE 1995

pjplopes

Há um problema em colocar um servo-freio de outro modelo. No 9000 temos um sensor de posição do pedal no próprio servo-freio (peça 40 no EPC) que dá informação à centralina da posição em que se encontrava o pedal antes de haver um bloqueio duma roda. Isso deve ser um problema...
  • Saab 9000 Aero

Nicodemus

Hum... não sabia... mas deve haver maneira de contornar..
  • Saab 9000 CSE 1995

Guest

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Não sei se 305mm cabe numa jante 16. Pois era perfeito para quem queira manter um aero com look original.

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e talvez uns 50€ para o torneiro fazer os deportes, mais 10 ou 15€ de óleo DOT 5.1...  deve dar por volta de 500€ total com alguns portes, com tudo novo exepto as maxilas. Caso metam discos usados e uns calços mais baratos, mais em conta fica.

significativamente mais barato que o kit maptun:
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Ainda bem que tenho jante de 18 ;D ;D ;D ;D
Se mais tarde fizer algum upgrade ja nao tenho problema de tamanho  :P :P :P

Abraço

pjplopes

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Hum... não sabia... mas deve haver maneira de contornar..

Estive a medir o sensor com o multimetro e verifiquei que trata-se dum reóstato, varia conforme a posição. Uma solução será tentar adaptar o sensor cá fora no pedal mas devidamente afinado.

Vejam este link com informações e esquema sobre o ABS:

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  • Saab 9000 Aero

SMAP

#11
Em relação ao sistema do Peugeot 406 V6 nao me parece que seja plug and play.

O disco embora tenha a mesma furação 4x108 nao tera o buraco central com a mesma medida onde encaixa no rolamento do SAAB 9000

Se for mais estreito o buraco do disco um torneiro alarga sem problemas, se for mais largo um torneiro tera que fazer um anel para por no meio do buraco a centrar aquilo.

Em relação as bombas propriamente ditas, é muito mais dificil fazer um suporte para as bombas dos 406 V6



Do que para as bombas dos porsche 996 (996.351.425 / 996.351.426)





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SMAP

Tambem podem procurar bombas da AP Racing (mas vao ser caras) tipo estas

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Nicodemus

O anilho é fácil de fazer, agora o pior é fazer furação de 4x108 num disco com furação de 5 (que tambem precisa do anilho para centrar o disco)

em relação a maxila, quando for ter com o gajo do delta, vou tirar fotos ao que ele fez, que foi meter as maxilas da frente originais do meu 9000, na manga de eixo do delta, num disco de 300mm de um(a) Hyundai. lol. por isso tambem é fácil fazer isso nos nossos carros. acho que ele pagou 30€ ou algo parecido para fazer as patas de deporte.

Tambe andam algumas engraçadas por aí:
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2000€ o kit mercedes!!! credo!!!
  • Saab 9000 CSE 1995

teco

desculpem uma pergunta imbecil, mas uma das coisas bem boas do 9000 são os travões não são (especialmente com calços bons)?

uma coisa destas so se justifica se colocarem a bomba de 300 cvs para cima ou é imprassão minha?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16