Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

175 Visitantes, 0 Utilizadores

Volvo S80 T5

Iniciado por queiros, 25 de Fevereiro de 2013, 18:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

queiros

Numa das minhas pesquisas pelos famosos sites de usados encontrei este anúncio:
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Fiquei espantado, porque nunca tinha ouvido falar em tais chips de potência..

Afinal isto é MITO ou VERDADE?
???
  • Mitsubishi L200 Strada (1998)
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)
Um carro só para quem SAAB...
:9000CS:

jmcatroia

A mim dá-me a sensação de ser um dos sensores MAF, que é desligado e é ligado em vez dele um outro sensor que deve dar uma informação constante que faz com que a centralina injecte mais gasolina, ou coisa do género...
Normalmente um chip de potência trata-se de uma EPROM reprogramada... Mas é a minha humilde opinião.
A mim "cheira-me" a enganar a centralina do carro. Quando se faz isso corre-se o risco de estragar alguma coisa...
  • SAAB 9000 CS 2.0 T16 1992 (Já foi...)
  • SAAB 9000 CS 2.0 LPT 1992 (Já foi...)
  • Volvo 850 GLT 2.5 20V 1993 (Já foi...)
  • BMW 524td Aut. 1989 (Já foi...)
  • Renault Safrane 3.0 V6 RXE 1993 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 Airflow 1991 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 1986 (Já foi...)
  • Renault Laguna II 1.6 16V Privilege 2002 (Já foi...)
  • Renault Laguna 1.8 RT Confort 1997 (Já foi...)
Zé Mário Catroia
Matosinhos

Guest

Experimentei uma vez uma coisa dessas na Peugeot 307SW que tive e... Nem no ralenti se segurava. Isso é apenas uma resistencia que custa 20 cêntimos que está dentro dessa caixinha. Não vale nada, acredita. Não trás vantagem nenhuma, pelo contrário, só danificas o carro.
Se queres mexer nisso, o melhor é começares por ver se mudas os valores directamente na ECU. Mas antes, rectificares esse motor todo. Turbo... Injectores com mais débito (não sei o que isso trás). Linha de escape sem restrições...Etc,etc,etc...
Não vás por atalhos que milagres não existem... Se funcionasse, achas que alguém andava a reprogramar carros? Era tudo com isso ;)

Abraço

SMAP

Numa das minhas pesquisas pelos famosos sites de usados encontrei este anúncio:

Fiquei espantado, porque nunca tinha ouvido falar em tais chips de potência..

Afinal isto é MITO ou VERDADE?
???

É Verdade, é boa forma de dares cabo do motor e das mais rapidas ...

O que isso faz é mandar a informação errada sobre a massa de ar para o motor. Nos SAAB com Trionic 5 que não usam sensor de massa de ar, mas sim sensor de pressao faziam de forma diferente como podes ver nno link em baixo

SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

jmcatroia

Parece que não me enganei...  O0 O0 O0
  • SAAB 9000 CS 2.0 T16 1992 (Já foi...)
  • SAAB 9000 CS 2.0 LPT 1992 (Já foi...)
  • Volvo 850 GLT 2.5 20V 1993 (Já foi...)
  • BMW 524td Aut. 1989 (Já foi...)
  • Renault Safrane 3.0 V6 RXE 1993 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 Airflow 1991 (Já foi...)
  • SAAB 9000 T16 1986 (Já foi...)
  • Renault Laguna II 1.6 16V Privilege 2002 (Já foi...)
  • Renault Laguna 1.8 RT Confort 1997 (Já foi...)
Zé Mário Catroia
Matosinhos

queiros

Bem me queria parecer que isso era uma treta do catano  ;D

Eu só estava a perguntar, porque realmente achava estranho a existência de algo tão milagroso e tão barato ...
Cheirou-me a esturro, mas ...  :|@

Por acaso eu até estou a pensar em fazer uma repro, mas ainda não sei a quem recorrer  ;D
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)

TesZero

Sim, normalmente um "chip" ou uma "box" não passa de uma resistência colocada nos medidores de pressão, maf ou de oxigénio do carro...
Essa resistência vai criar, tal como o nome indica... "resistência" à comunicação do sensor com a centralina alterando os valores da comunicação...

A centralina ao pensar que está a entrar menos ar no motor, torna a mistura mais pobre, produzindo mais potencia...
Ou seja, tornando a quantidade de ar admitida para queimar o mais certo possível à quantidade de combustível...
O problema da mistura menos rica é que causa detonação...
Detonação parte-te o motor em dois...
Por essa razão o afr (air fuel ratio -> relação de ar e combustível ) apontada como certa é de 14,7 partes de ar para 1 de combustível, representada por 14.7:1.
Em alguns casos, altas rotações ou altas pressões de turbo é costume se baixar para valores perto de 12 ou mesmo 11 de afr tornando a mesma mais rica e consequentemente mais segura e menos quente...

A única maneira de aumentares potência em um carro turbo é aumentares a sua pressão e compensares com combustível e saída de gases....

Outro qualquer atalho vai fazer com que danifiques o motor...

Não é a melhor explicação para o que debatemos aqui, mas podes ler se quiseres sobre este tema no wikipédia.
um dia destes faço um topico em português:

"If exactly enough air is provided to completely burn all of the fuel, the ratio is known as the stoichiometric mixture... A stoichiometric mixture unfortunately burns very hot and can damage engine components if the engine is placed under high load at this fuel–air mixture. Due to the high temperatures at this mixture, detonation of the fuel-air mix shortly after maximum cylinder pressure is possible under high load (referred to as knocking or pinging). Detonation can cause serious engine damage as the uncontrolled burning of the fuel air mix can create very high pressures in the cylinder. As a consequence, stoichiometric mixtures are only used under light load conditions. For acceleration and high load conditions, a richer mixture (lower air-fuel ratio) is used to produce cooler combustion products and thereby prevent detonation and overheating of the cylinder head."

Portanto... evita isso...
Se queres mais cavalagem...
reprograma bem a tua centralina aumentando a pressão do turbo e compensando a mesma com gasolina...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Saab 9000 Lpt 1994
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004

Aero74

Se pesquisarmos, a net está cheia de exemplos de como acaba essa opção milagrosa  :)))
  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

queiros

Bem, já há muito que não atualizava o estado do Volvo..

O carro tem rolado às 1000 maravilhas, felizmente. Esta época de férias tem viajado um pouco e foi agora que aproveitei para fazer o teste às gasolinas. Apesar de a gota da gasolina 98 estar cara, decidi experimenta-la neste este período de férias e de longas viagens. Sinceramente fiquei espantado. A média chegou a baixar meio litro. É incrível a diferença de consumo. Se usar gasolina 98 o ponteiro mexe-se muito menos (principalmente se acelerar a fundo).

Os primeiros dias é que foi... o carro começava-me a soluçar.. seria mistura de gasolinas?  :>S
Enfim, mas agora está ultrapassado!

Vou equipa-lo agora com uns sensores de estacionamento (à cor) para ficar o menos foleiro possível  ;D  Realmente o carro tem péssima visibilidade em manobras, já por isso é que os encostos de cabeça traseiros são rebatíeis, mas mesmo assim é o valha-me Deus  ::)

Há apenas uma falha que o carro tem, de vez em quando, que é quando mal ligo a ignição ele fica incerto e vai abaixo (principalmente se estiver a subir ou a descer). Também acontece em piso plano, mas com menos frequência. Já ouvi dizer que é um problema crónico da Volvo desta geração, mas não tenho visto por aí muitas soluções ao problema. Vá-se lá perceber isto  ++P

Finalmente estou empenhado em fazer a Repro, mas tenho medo de que se colocar, mais tarde, o carro a GPL venha a ter problemas por causa disso  :-\

Isto é que vai aqui uma embrulhada...  ;D
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)

TesZero

Quando ligas o carro e ele vai a baixo pode ser duas coisas:
- alguma fuga no sistema de admissão, mas deveria de acontecer sempre.
- problema nos vedantes do combustivel.

Se a válvula anti-retorno da gasolina estiver com problemas, mal ligas a chave não tens gasolina nos injectores...
logo, vai-se a baixo...
Fica incerto até a bomba conseguir manter a pressão nas tubagens...

certamente será o caso.

Ao fazeres a reprogramação o certo é teres que fazer nova afinação no gpl.

Abraço
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Saab 9000 Lpt 1994

queiros

Ia eu começar a tratar de analisar a válvula anti-retorno, conforme a sugestão dada para o problema do "desmaio súbito" da viatura, quando me surge algo bem mais estranho.

Durante uma viagem, todo o painel (incluindo o rádio) perderam a luminosidade. Tudo ficou a emitir uma luz fraquinha tornando os dígitos quase invisíveis. Como se tal não bastasse os médios do carro começaram a acender-se sozinhos mal ligue o carro, apesar de estarem desligados no controlo.
Conclusão, o carro atrofiou de vez.

O Saab era porque não tinha luz... neste não querem ir embora...  :o

Estive para aqui a ver e não vejo solução plausível para o sucedido. Certamente vai dar que fazer...  ???
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)

TesZero

pode ser algo tão simples como um curto-circuito algures...
uma ponte electrica...

o problema vai ser descobrir onde...

Como anda a voltagem da tua bateria?
o teu alternador está bom?

os 9-3ss quando ficam sem bateria passam-se mais ao menos assim... ficam com os ponteiros malucos aos saltos e luzes a piscar... lol

Abraço
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Saab 9000 Lpt 1994

Guest

Eu apontava para bateria. Arranja uma e experimenta, nao perdes nada ;)

Abraco

TesZero

não sei se o teu computador de bordo consegues ver a voltagem da bateria...
Se sim vê se anda perto dos 14 volts com o carro a trabalhar...

Se não conseguires ver no computador de bordo usa um multímetro, podes ter a bateria boa e o alternador nas couves...

Foi o que aconteceu com o 9-3ss que referi em cima.

Abraço
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Saab 9000 Lpt 1994

queiros

Bem, o problema parece um pouco mais grave... Aparentemente está tudo normal, inclusive a bateria. Até já foi ligado ao PC e nem sinal de erros.
Nem o programa informático foi capaz de desligar as malditas luzes.

Andou-se, por isso, a fazer alguns testes e o carro ameaçou seriamente a ocorrência de um problema maior...
A viatura entrou em curto-circuito chegando a dar fortes estoiros... isto remete-me para um cuidado extremo dado o risco de incêndio. Com isto não se brinca!

O que é certo é que existe uma avaria no sistema elétrico, mas ao contrário do 9000 (que cortava a corrente e desligava os faróis) a Volvo liga-os constantemente. Perguntei a um entendido que me disse que a Volvo atua sempre dessa forma porque assim, pelo menos, o utilizador da viatura nunca fica desamparado sem luzes e, como tal, impedido de circular. Faz Sentido  :>S

Conclusão: Aponto, agora, para o controlo do habitáculo. Estou à espera que venha um para testar e confirmar se é o "simples botão" que está em curto. Veremos  :|@

Aproveito para partilhar a recente montagem dos sensores de estacionamento:
The selected media item is not currently available.

Em breve serão para pintar à cor  ^-^

=> PS: Quero comunicar a minha grande satisfação pela fantástica notícia que dá de novo a todos os amantes do Mundo SAAB motivos para sorrir ... Para os agoirentos quero apenas dizer:   ...   a SAAB não morreu !!!
  • SAAB 9000 CSE (1994)
  • Volvo S80 T5 (1998)