Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

279 Visitantes, 0 Utilizadores

Corte do motor em aceleração

Iniciado por TRINITA, 05 de Janeiro de 2014, 20:19

Tópico anterior - Tópico seguinte

TRINITA

Olá, amigos,
Uma das coisas porque gosto do Saab é o poder brutal de aceleração.
No entanto agora quando piso o acelerador rapidamente, o carro começa aos solavancos, parece que se vai partir. Penso que seja o motor a cortar. Não faço a mínima ideia de como abordar o problema. Tenho um aparelho OBII que faz a leitura dos parâmetros do motor , mas não sei o que medir e quais os valores a ter em consideração.
Aparentemente não vejo problemas de tubos de vácuo. O meu carro é um 9-5 Aero, com BSR Stage 1.
Alguem pode me dar uma pista?

Cumprimentos

• Saab 9-5 Aero Ano OUT 2000

celso

• Saab 93 Sport Sedan 2.2 TId

SMAP

Estes são os principais problemas que podem originar cortes electricos

Cassette de ignição
Velas usadas ou incorrectas
sensor de cambota

Visto que tem um Stage 1 da BSR pode voltar a por o mapa de origem usando o aparelho que lhe venderam, para testar que com o mapa de origem da Centralina tambem tem os mesmos problemas.

Tambem pode ser a bomba de gasolina como mencionado, que esteja a bombear pouca gasolina dando origem a knocks (detonações). Mas eu verificava antes o que eu os outros 3 componentes.

As velas indicadas são as NGK PFR6H-10 - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - se usar outras velas, é quase certo que terá problemas pois a Cassete DI não trabalha muito bem com velas não indicadas.
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

TesZero

O ponteiro do turbo está a subir alem do normal?

Caso a válvula de wastegate esteja danificada fazendo mais pressão do que é pedido, o sensor map faz um corte bastante bruto... até assusta...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004

TesZero

Aconselho-te a colocares no teu perfil o SAAB que tens, assim como a localização.

Assim todos podemos te ajudar sem termos que ir procurar a tua apresentação para identificar o teu saab :D

Abraço
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Saab 9000 Lpt 1994

SMAP

O ponteiro do turbo está a subir alem do normal?

Caso a válvula de wastegate esteja danificada fazendo mais pressão do que é pedido, o sensor map faz um corte bastante bruto... até assusta...

É um 9-5 com trionic 7 que não usa sensor map, mas sim massa de ar. Os Trionic 7 nunca cortam gasolina, como acontece em Trionic 5

TRINITA

Desde já agradeço as dicas que me deram.
No entanto queria complementar um pouco a situação. O carro é um Aero de fins de 2000, mas já pertence ao ano de 2001. Outra particularidade é se eu puxar uma segunda, responde bem mas quando o turbo entra no vermelho começa a cortar. Se for em terceira ou quarta, mas numa velocidade relativamente baixa se acelerar rápido começa logo a soluçar, não desenvolve nada. Parece que ele só quer delicadeza no trato.
Em relação á cassete em 2007 com 178 000 km começou a dar erro e foi substituída na S9. Em Set de 2013 com 225 000 Km começou a dar erro outra vez e foi substituída por uma da concorrência, assim como as velas corretas. No entanto o problema já se mantinha anteriormente.
Quanto ao sensor da cambota não sei.
Bomba de combustível também não sei.
Quanto ao Stage 1 em tempos, voltei a por o software de origem e não deu resultado.
Em tempos montei o filtro de ar JR, talvez tenha posto óleo a mais e quando fui ver o sensor de massa de ar estava bastante sujo limpei-o e acabei por o filtro de origem, na altura melhorou bastante.
Entretanto voltei a por o filtro JR, com menos óleo.
Como é óbvio estou muito confuso.
Será que este tipo de filtro não é adequado?

Cumprimentos

SMAP

Desde já agradeço as dicas que me deram.
No entanto queria complementar um pouco a situação. O carro é um Aero de fins de 2000, mas já pertence ao ano de 2001.

Perfeitamente normal, basta ter sido produzido apartir de setembro que já vinha com o chassis/especificações do ano seguinte. Aplica-se para todos os SAABs, não só o 9-5.

SMAP

Quanto ao sensor da cambota não sei.

O sensor da cambota, tem um comportamento tipico quando já não esta muito bom, o carro custa a pegar a quente. Mas mesmo que não tenha este sintoma, convém verificar o mesmo, são raros os 9-5/9-3 com motor B2x5x que nunca sofreram deste mal. Basta ler os valores do sensor com um multimetro para perceber se esta bom ou não.

860ohm +/- 10%

Entre o pino 1 e 2. Com o carro frio.

SMAP

Outra particularidade é se eu puxar uma segunda, responde bem mas quando o turbo entra no vermelho começa a cortar. Se for em terceira ou quarta, mas numa velocidade relativamente baixa se acelerar rápido começa logo a soluçar, não desenvolve nada. Parece que ele só quer delicadeza no trato.

O que é velocidade relativamente baixa? a que rotação de motor?

Lfteixeira

Pela tua descrição eu diria que o sensor de massa de ar já teve melhores dias.

Desliga o sensor de massa de ar e dá uma volta com o carro.
Atenção, não abuses do acelerador, sem essa leitura o carro só tem mapa até 1 bar de pressão do turbo.

Pena a BSR não ativar a função OpenSID, isso daria imenso jeito no diagnostico do problema.

Com um OBD2, presta especial atenção aos valores de massa de ar medidos, pressão atingida pelo turbo e principalmente à adaptação de combustivel (short term e long term).
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

celso

Verifica as tubagens do IC o 850R do Tcpor uma das coisas que acontecia era o carro soluçar embora não corta-se. Vais metendo a mão a ver se encontras algum corte.
Pois se co carro corta em altas e se o carro corta quando puxas é só mesmo quando esta a puxar ar em força o que por algum rasgo num tubo pode perder ar e corta por não receber ar suficiente.
  • Saab 93 Sport Sedan 2.2 TId

TesZero

ia jurando que os T7 tinham tanto Map como MAF.

Não tens qualquer problema em usares os filtros JR, desde que não os encharques em óleo, claro...
isso não é bom para a MAF...

Estou com o lfteixeira... apontava para o problema da maf...

Se tiveres alguém por perto troca e dá uma volta, ou então desligas-la conforme descreveu o lfteixeira.

Abraço
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Saab 9000 Lpt 1994

TRINITA

Lfteixeira, desligo o sensor na ficha? como é que a ECU trabalha sem valores da massa de ar? Quanto ás leitura de massa de ar, pressão do turbo e combustível (short term e long term para mim é chinês) não sei bem quais os valores que devem dar. Mas para já vou limpar o sensor com produto de limpeza de circuitos electrónicos.
Quanto ao IC, penso que seja intercoller, vou verificar as tubagens.
Quando substituí a bomba de água não montei corretamente o tubo metálico que liga ao turbo em baixo. Há uma braçadeira com um o ring que é manhoso de meter e aparafusar. desmontei o mesmo e com não tinha o ring e braçadeira nova, coloquei substituto universal de juntas no o ring e tive mais cuidado na ligação e o carro ficou a responder melhor. Mas ainda não está operacional.
Cumprimentos

SMAP

Lfteixeira, desligo o sensor na ficha? como é que a ECU trabalha sem valores da massa de ar? Quanto ás leitura de massa de ar, pressão do turbo e combustível (short term e long term para mim é chinês) não sei bem quais os valores que devem dar. Mas para já vou limpar o sensor com produto de limpeza de circuitos electrónicos.

Agora tenho que me corrigir, Trionic 7 tem sensor de MAP, mas supostamente só usa como backup. Para todas as leituras de ar na admissao é usado o sensor de massa de ar. Ao desligarmos o sensor de massa de ar, a centralina nao tendo valores de massa de ar usa os valores do MAP. O que o lfteixeira diz sobre desligar o sensor pode ser feito sem problema para perceber se o sensor de massa de ar esta avariado, eu proprio ja o fiz no 9-3 da minha mulher.

Quanto ao IC, penso que seja intercoller, vou verificar as tubagens.

Sim é o Intercooler

Quando substituí a bomba de água não montei corretamente o tubo metálico que liga ao turbo em baixo. Há uma braçadeira com um o ring que é manhoso de meter e aparafusar. desmontei o mesmo e com não tinha o ring e braçadeira nova, coloquei substituto universal de juntas no o ring e tive mais cuidado na ligação e o carro ficou a responder melhor. Mas ainda não está operacional.

Isso tem que levar o o-ring e sem bem posto pois provavelmente é mesmo ai a fuga do sistema de ar