Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

172 Visitantes, 0 Utilizadores

Saab 93 2001 GPL

Iniciado por joaofrm, 27 de Março de 2014, 12:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joaofrm

Boas pessoal,

O objectivo que gostava de atingir com este tópico seria encontrar qual o melhor equilíbrio entre consumo/potência.

Quando coloquei o kit GPL no carro andava com um mapa de 150 cv (original) e os consumos até nem eram maus.
Com o upgrade para 210 cv os consumos melhoraram, assim como o desempenho do carro, isto admitindo que a minha condução mantém-se.
Neste momento com 270 cv com 40litros de GPL apenas consigo percorrer 300km em cidade. Obviamente que não se pode querer o céu e a terra.

Tenho notado que vários users utilizam bastante o mapa de 185 cv quando querem bons consumos.
Qual seria o mapa mais indicado para condução em cidade?
  • Saab 9-3 SE 2001
The selected media item is not currently available.

Lfteixeira

Não é assim tão linear.

Falta-te mencionar que quando fizeste o ugprade de 210 para 270, alteraste turbo (e escape) certo?

Assim sendo, mesmo em condução calma tens "menos turbo", pois o regime de funcionamento dos TD04 é mais alto (acima das 2200RPM), enquanto no GT17 já funciona bem na ordem das 1500RPM.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

joaofrm

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Falta-te mencionar que quando fizeste o ugprade de 210 para 270, alteraste turbo (e escape) certo?

Sim turbo para TD04-15T e o escape de 3' até meio do carro.
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Assim sendo, mesmo em condução calma tens "menos turbo", pois o regime de funcionamento dos TD04 é mais alto (acima das 2200RPM), enquanto no GT17 já funciona bem na ordem das 1500RPM.

Mas sinto mais binário em baixas neste momento, admito que o escape e o filtro KN tenha ajudado.

Estou a pensar em fazer um downgrade para os 185 quando tiver necessidade de fazer bons consumos.
Será que é uma boa politica?
  • Saab 9-3 SE 2001
The selected media item is not currently available.

Lfteixeira

O filtro KN não faz nada.
O escape ajuda o turbo a expelir melhor os gases de escape, subindo assim mais rapidamente de rotação.

Mas continuaste sem perceber, a área ideal dos 2 turbos é diferente.
Até podes por o TD04 com 100cv, que vai continuar a consumir o mesmo (assumindo que todas as outras variáveis permanecem iguais.)
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

TesZero

td04 com 100 cv... :D :D :D :D :D

isso é que era....

era dar porrada nos puntos TD70 sem dó :) :) :) :)

João, se quiseres podemos fazer um stage 2 para comparares consumos...
mas tal como o lfteixeira te explicou, estará diretamente relacionado com a entrega do binário, massa de ar entregue e quantidade da mesma...

Tenho outra T7 em casa e gravo-te u stage 2 para tirares conclusões.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

joaofrm

O que noto é que em cidade os consumos aumentaram.

Em auto estrada fiz uma viagem Porto-Braga a 120 com uma média de 7,6l que é muito bom, mas a minha vida neste momento é andar em cidade.
  • Saab 9-3 SE 2001
The selected media item is not currently available.

TesZero

Tal como o lfteixeira te explicou e eu confirmei...
Tens uma entrega de ar inferior a baixas rotações...
logo... tens o carro "atmosférico" numa gama de rotações baixas...
gastas mais...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

joaofrm

Isso é tudo tanga não acredito em nada disso, tenho a certeza que se apertar a dumpValve o turbo entra logo as 1500.
  • Saab 9-3 SE 2001
The selected media item is not currently available.

TesZero

LOLOLOLOL fala com o césar sobre o assunto que ele explica-te já isso :D
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

SMAP

Se juntar isto

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Isso é tudo tanga não acredito em nada disso, tenho a certeza que se apertar a dumpValve o turbo entra logo as 1500.

com isto

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
LOLOLOLOL fala com o césar sobre o assunto que ele explica-te já isso :D

deduzo que isto foi uma daquelas pérolas ditas pelo Cesar em algum encontro
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

joaofrm

Oh Smap estragas tudo, em termos de DumpVlave é o melhor especialista do mundo.
  • Saab 9-3 SE 2001
The selected media item is not currently available.

Guest

Mas queres apertar a Dump Valve ou a haste da Wastegate?  :))) :))) :)))

Abraço

TesZero

Nop... é só colocar a dump valve apertadiiiiiiiiiiinha :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Guest

Lolololol... Pena o césar andar desaparecido e não se poder defender... Por isso, espero que ele apareça e argumente :D

Abraço