Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

278 Visitantes, 0 Utilizadores

bomba de água do 9000

Iniciado por mferraz, 08 de Junho de 2014, 00:27

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

mferraz

 :( mais uma que aparece, :( bomba de água precisa de ser mudada, tem muita ferrugem e apresenta um rasto de ferrugem e água no tubo da bomba ao radiador.
Andei aqui à procura de um DIY mas não encontrei :-\ :-\
Alguma sugestão , dica ? :) :)
Ainda não sei quanto custa, mas lá vai mais uns euritos à vida, e aquelas bocas do costume, porque não te desfazes do carro etc, enfim é a vida...
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

lppainco

#1
Isso é fácil de mudar... O preço será cerca de 45-50€ na pfs, já com a junta vedante. Demoras cerca de uma manhã se calhar a andar ás aranhas como eu por isso se perceberes de mecânica é ainda mais fácil.


DE UM MODO GERAL (SAAB 9000 2.0 Turbo de 1989):

- Prepara-te para teres muita porcaria e chão sujo de ferrugem e anti-congelante
- Retiras a roda dianteira direita e respectiva cava da roda (basta a parte direita da cava da roda penso eu de que)
- Desapertas o tensor da correia estriada para retirares a correia.
- Retiras a polie da bomba de água (4 parafusos)
- O tubo que vai da bomba ao radiador da chaufage tem um aperto na parte de trás do bloco do motor que convem retirar para conseguires retirar este tubo sem esforçares.
- Nesse tubo tens um o-ring que penso que o kit da bomba de água já traz um lá para substituires. Como estraguei pelo menos um o-ring na montagem aconselho-te a teres um de "suplente".
- Esvazia o circuito do anti-congelante (Se não souberes como se faz tens no site um DIY)
- Desapertas os dois tubos que vão da bomba de água para o circuito do anti-congelante
- Retiras penso que 5 parafusos da bomba de água e retiras a mesma.
- Limpa bem a fixação do sítio da bomba para colocares o vedante e montas a nova (O aperto não sei os Nm mas como diz o meu pai "é antes de partir")
- Monta o resto pela ordem inversa e aproveita para substituires o anticongelante e limpar o circuito (nunca é demais)

Deixo-te aqui um DIY doutra maneira: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Esta eu não experimentei. Do que me lembro á 2 anos foi assim, mas que também oiço essas boas do "porque não te desfazes do carro", etc. eheheh

Qualquer dúvida ou ajuda diz

mferraz

obrigado Ippainco, vou seguir as tuas pisadas, vou primeiro mandar vir e ter a certeza que tenho as peças todas, incluindo esse tal o'ring.
:-X :-X vamos lá ver se me safo :)
Parts for saab, ok vou lá ver, vi no skandix ontem mas tem uns portes de envio muito caro, o Emanuel arranja com portes mais baratos, mas diz que pode levar muito tempo a chegar
Abraço
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

Guest

#3
Tens aqui as da Parts for Saabs: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Abraco

Dhc

#4
O grande problema é que andas/andaste muito tempo com água, se há coisa que o 9000 não gosta é de água no circuito de refrigeração. Dos motores de 9000 que já abri, o original da minha galinha, a culassa estava bastante danificada exactamente pelo uso de água, cria autênticas cavernas na mesma (culassa), origina também o apodrecimento do tubo metálico que sai da bomba de água e passa por trás do motor (estou em vias de fazer o molde em inox para os meus), leva também ao apodrecimento de todas as juntas que estejam em contacto com a água e isolamento de sensores (tal como o da temperatura do bloco) pelos resíduos de ferrugem. O motivo de tanto estrago é que ao fim de algum tempo a água torna-se ácida e vai corroendo tudo por onde passa, o bloco do 9000 é em ferro fundido, logo, a possibilidade de criar ferrugem é maior. O uso de anticongelante é sempre o mais adequado, mesmo que seja do mais barato, porque como tem alguma gordura faz a lubrificação do circuito e das peças em contacto. Além do mais, o teu bloco está cheio de lodo/ferrugem, lembras-te da quantidade que tirámos o ano passado e o que ainda lá ficou?
Quanto ao mudar a bomba, não é tão simples como nos B202, lembra-te que tens de tirar o esticador da correia de elementos, ou tens uma ferramenta própria ou levas uma noite inteira a tentar levá-lo ao sítio  :D :D :D :D :D
Abr.

Guest

Eu tive de mandar fazer um tubo desses que passa atras fo bloco em inox... O meu estava todo podre.

Abraco

mferraz

 :(|| :(|| ya Décio lembro-me e  :(|| :(|| e eu que tinha o livro técnico do carro e não me tinha lembrado ;D ;D. Tenho de o ler outra vez, para ver se domino a coisa. tá visto que a sina vai ser, desmontar a balhana toda,
hei-de fazer um projeto disso, pois ainda deve de ter alguma sujidade, e aproveito para mudar os bronzes......
quando,não sei, mas com tempo tudo se faz
Abraço

Kamuma obrigado pela info :) :)
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

mferraz

fui ver na PFS e há varias, Kamuma qualquer uma serve? :-\ :-\ :-\
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

mferraz

esquece já vi qual é, é a mania de ler cruzado >:( >:(
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

Guest

Pois... Tens de ver pelo ano. Nao pus a especifica pois nao tinha a certeza do ano do teu.

Abraco

mferraz

  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

lppainco

Se quiseres mandar vir da pfs eu tenho de mandar vir umas peças para mim e pode vir junto. Manda-me PM com o teu tlm se for o caso.
Como sou do Seixal e tu de Lisboa sempre fica + ou - perto.

Abraço

mferraz

  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

TesZero

Boas, a ultima que mandei vir veio da mister-auto.

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Por norma eles têm promoções e oferecem os portes, ou a todos os produtos, ou acima de X valor.
De momento acho que não estão com essa campanha...

Já usei a bomba da pfs no meu b202 e esta da mister auto no meu b234 e sem queixa de nenhuma.

Tal como o décio disse... MUITA ATENÇÃO AO USO DE ÁGUA!!!!

Para recolheres o esticador é facil...
ou fazes assim uma ferramenta como sugerido pelo décio: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

ou simplesmente usas uma chave de lunetas para o recolher...
um dos parafusos aperta ao contrário, pelo que o usas para abrir o tensor, se não souberes qual é dizes que tiro-te uma foto...
tenho algures um DIY sobre isso...
não sei se já postei...

A vantagem da ferramenta é que te fica a "segurar" o tensor, não o deixando abrir ao máximo, depois é só colocares a correia no sítio novamente. :)

Precisando de ajuda apita :)

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

mferraz

  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)