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900NG Cabrio codigos de erro da capota

Iniciado por castelar, 29 de Dezembro de 2013, 22:33

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castelar

Códigos de erro da capota do 900NG e 93 Cabrio
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  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
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guerreiro

#1
Obrigado Castelar...
Haverá alguém com Tech2 que possa fazer o diagnóstico ou só indo mesmo à SAAB?
Os códigos de erros são para o 93 que tem o sistema hidraulico? Será que também serão os mesmos para o 900 com capota electrica?

Miglim

A propósito de erros de capota, quando comprei o 93 cabrio 1998 usado a capota abria e fechava mas estava sempre a parar, levei-a ao electricista e ele logo verificou que a capota não tinha nenhum problema grave, somente o nivel do oleo baixo.

Não sei pq, nunca investiguei muito, mas normalmente todos os anos acrescento um bocadinho o quer dizer que deve ter alguma pequena fuga, pois "gasta" óleo.
  • Saab 93 2.0 i Cabrio 1998
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TesZero

Tens que desmontar e ver onde ode estar a gastar...

por norma é no fecho principal à frente.

Abraço
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guerreiro

Boas...
a minha capota tem estado a funcionar bem, no entanto, de há uns dias para cá quando a fecho sobe normalmente ate ao nível do topo da cobertura plastica e depois pára... tenho de voltar a abrir um ou 2 cm para depois já fechar normalmente. Para abrir, abre bem sem qualquer problema e quer ao abrir ou fechar não há nenhum barulho estranho.
O que poderá ser? Dá ideia de "faltar a corrente" ao fechar e os motores desligarem...

P.S.: só para relembrar que a minha é electrica e não hidraulica


Dhc

Má calibragem dos hidráulicos?? se sim, necessita ser reprogramado.

castelar

Amigo Dhc
Conforme o amigo Guerreiro diz a dele (assim como a do meu) são 100% eléctricas não tem nada hidráulico, agora o que têm são uma série de sensores que se forem accionados por qualquer empeno e para não destruírem as engrenagens param de imediato a abertura ou fecho.
Já estive num Saab 900 em que o motor deveria estar de tal maneira empenado que para fechar a capota mesmo a mão a mesma tinha que ser bastante forçada para os pinos a frente baterem certo, isso normalmente é fruto de abrir e fechar em sítios que não sejam direitos ou então ao fechar ter as rodas em cima de passeios, eu sei que tem maneira de reforçar o motor da capota só nunca o fiz porque a minha está operacional.
Abraço
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guerreiro

A minha para já tb está a funcionar.. tem é esse senão de ter que largar e voltar a carregar no botao para completar o fecho... Realmente a minha rua é inclinada e nem sempre tenho paciencia de estar a por o carro na garagem para fechar a capota...
Quanto ao alinhamento a minha ate nem está má... quando a fecho tenho de acertar com a mao os fechos do parabrisas, mas normalmente o desnivel sao uns 5mm mais ou menos...
Castelar se tiveres por alguma informação sobre o reforço dos motores, quando tiveres tempo coloca aqui... tb nao devo fazer para ja mas se aquilo atrofiar de vez entao vamos a isso!
Abraço

castelar

O reforço tem que ser feito na chapa onde está fixo o motor, podes ver como é o motor na foto abaixo. Mas se se tirar fora deve ser fácil ver onde está empenada e onde deve ser reforçada.
The selected media item is not currently available.
Tens aqui também em PDF os principais problemas que podem acontecer na capota e como os reparar.
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Abraço
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guerreiro

Esse motor ja esta novo foi o que me substituiram na oficina quando a capota bloqueou... mas a função desse é levantar a protecção plastica que tapa a capota quando está recolhida... esse motor nao tem função na subida e descida da parte de lona

Dhc

Castelar tem razão, os 9-3 é que são hidráulicos.
Abr.

castelar

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Castelar tem razão, os 9-3 é que são hidráulicos.
Abr.
Já tentei perceber quais os hidráulicos ao certo e parece que os primeiros 900 são eléctricos mas a partir de 1995 passaram a ser hidráulicos, mas é só uma opinião pois ainda não sei ao certo.
Assim sendo temos hidráulicos e eléctricos nos 900 e nos 93 serão todos hidráulicos? Francamente não sei!
Abraço
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guerreiro

Os hidraulicos devem ser de 97/98 em diante (quando saiu o 93). O meu é de Nov de 1995 e é electrico... quando estive para comprar fui ver um importado 2.3L de 1996 que também era electrico. Segundo o mecanico os 900 da primeira série são todos hidraulicos, depois a GM pegou na Saab e fez umas m***a na 2a serie dos 900, que são os nossos, entre as quais a capota electrica (estava na moda na decada de 90 tb ha uns BMW da serie 3 que tb a tem, alem de que a GM tinha excedente de peças de decapotaveis americanos e teve de escoar essa tralha) e a embraiagem mecanica... e depois os 93 então voltaram com capota hidraulica e embraiagem tb hidraulica.

castelar

Deve ser isso sim!
Mas os hidráulicos também têm problemas com fugas de fluído bem mais fáceis de resolver (acho eu)
Abraço
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Aero74

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A minha para já tb está a funcionar.. tem é esse senão de ter que largar e voltar a carregar no botao para completar o fecho... Realmente a minha rua é inclinada e nem sempre tenho paciencia de estar a por o carro na garagem para fechar a capota...
Quanto ao alinhamento a minha ate nem está má... quando a fecho tenho de acertar com a mao os fechos do parabrisas, mas normalmente o desnivel sao uns 5mm mais ou menos...
Castelar se tiveres por alguma informação sobre o reforço dos motores, quando tiveres tempo coloca aqui... tb nao devo fazer para ja mas se aquilo atrofiar de vez entao vamos a isso!
Abraço

Nem sempre tens paciência para a fechar no local certo mas depois terás de fazer uso dessa mesma paciência para solucionar os problemas e despesas que daí resultem.

Mais vale prevenir...
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