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9-5 Aero falha ás 4500rpm

Iniciado por onunc, 01 de Julho de 2014, 20:27

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onunc

#15
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Muito bem. Se tiveres uma bomba de vacuo - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - exprimenta tambem a "dump valve".

Não tenho bomba de vacuo, mas consigo fazer uma com um cilindro pneumático e umas válvulas anti-retorno, vou testar a dump-valve.

Já verifiquei a comporta da wastegate e está bem, assim que possa vou publicar umas fotos que tirei.

NunoC.
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

onunc

Aqui estão as fotos que tirei ao meu turbo.

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Guest

As pas parecem-me bem...
Os injectores estao como deve ser?
Desculpa, mas so agora apanhei o teu topico.
Verificaste todas as tubagens e tubos de vacuo? E a bomba de gasolina, esta como deve ser?

Abraco

Guest

E a K7 DI? Ja experimentaste outra?

Abraco

Lfteixeira

Estás a dar muitas voltas...

Troca a Cassete de Ignição, é ela o teu problema.
Seja qual for a razão da falha, se a cassete estiver a acusar knock (detonação) falsa à centralina to teu SAAB, ele vai cortar abruptamente a pressão do turbo para proteger o motor.

Contacta outro membro do forum de Leiria (pjdcardoso), marcam um café e levam uma chave torx para trocar as cassetes e tu testares... (Ele é porreiro, podes falar com ele há vontade!)
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

TesZero

é sempre uma boa desculpa para desmontarmos emio carro e testarmos os restantes componentes :)

:)

Testa a k7 :)

Se não arranjares aí e se vieres um dia em passeio ao porto, apita.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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onunc

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
As pas parecem-me bem...
Os injectores estao como deve ser?
Desculpa, mas so agora apanhei o teu topico.
Verificaste todas as tubagens e tubos de vacuo? E a bomba de gasolina, esta como deve ser?

Abraco
Boas
Já verifiquei todos os tubos e válvulas, e não será do sistema de injecção porque o carro está convertido para GPL e o comportamento é exactamente igual, falha da mesma forma.
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onunc

Ainda não testei a K7, mas julgo que o problema de falta de pressão será mesmo um ou os dois catalisadores entupidos ou derretidos, encontrei no fórum
UKSaabs um tópico de um problema idêntico ao meu que era o catalisador derretido, que como os gases não conseguem sair livremente a turbina não ganha velocidade suficiente para conseguir atingir a pressão normal, hoje comprei no ebay uma câmara endoscopica  para conseguir verificar os dois catalisadores pelos orifícios das sondas sem ter que cortar o tubo.
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Lfteixeira

Bem, se insistes em continuar pela via mais complicada, força nisso.
Depois vai nos actualizando sobre os componentes que vais testando...

Vou-me citar a mim próprio:
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
... se a cassete estiver a acusar knock (detonação) falso à centralina do teu SAAB, ele vai cortar abruptamente a pressão do turbo para proteger o motor...

Ao que posso acrescentar que é uma falha bem mais comum do que problemas com catalisadores, se tivesses os catalisadores bloqueados sentias uma falta de força generalizada, e não um problema às 4500RPM.

Bom trabalho.
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Um abraço.

onunc

Boas
Finalmente chegou a minha câmara endoscópica, verifiquei os catalisadores e encontrei o interior do 1º partido que entupiu e danificou também o 2º, foi fácil tirar o interior partido do 1º, mas para retirar o do 2º tive que o cortar partir o interior para o retirar e voltar a soldar, montei o escape e fui testar, a pressão voltou ao normal, 0.9bar o ponteiro já entra no vermelho, nos últimos dias não passava de 0.3bar e já não falha ás 4500, puxei varias vezes até ás 6500 sem problemas, foi bom sentir os 260 "animais" novamente, ficam algumas fotos do interior dos catalisadores.

Um abraço NunoC.
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Guest

Porreiro O0
Mas agora deve acusar gases a mais na inspecao :(

Abraco

SMAP

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Finalmente chegou a minha câmara endoscópica, verifiquei os catalisadores e encontrei o interior do 1º partido que entupiu e danificou também o 2º, foi fácil tirar o interior partido do 1º, mas para retirar o do 2º tive que o cortar partir o interior para o retirar e voltar a soldar, montei o escape e fui testar, a pressão voltou ao normal, 0.9bar o ponteiro já entra no vermelho, nos últimos dias não passava de 0.3bar e já não falha ás 4500, puxei varias vezes até ás 6500 sem problemas, foi bom sentir os 260 "animais" novamente, ficam algumas fotos do interior dos catalisadores.

So tiraste o interior do 2º catalizador, certo? é que a 2ª sonda lambda lê valores após o primeiro catalizador, e se o mesmo não tiver interior vais ter erros. Terias que desligar a 2ª sonda lambda no mapa da centralina. Os "260" animais deveram estar mais fortes, pois sem o 2º catalizador o motor trabalha melhor.

Nunca tinha visto tal coisa num 9-5, um problema no catalizador que gerasse esse comportamento. É bom ficarmos com a informação, obrigado por partilhares a mesma.
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Lfteixeira

Sem duvida, às vezes os piores cenários acontecem!

Obrigado pela partilha.
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Um abraço.

onunc

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So tiraste o interior do 2º catalizador, certo? é que a 2ª sonda lambda lê valores após o primeiro catalizador, e se o mesmo não tiver interior vais ter erros. Terias que desligar a 2ª sonda lambda no mapa da centralina. Os "260" animais deveram estar mais fortes, pois sem o 2º catalizador o motor trabalha melhor.

Nunca tinha visto tal coisa num 9-5, um problema no catalizador que gerasse esse comportamento. É bom ficarmos com a informação, obrigado por partilhares a mesma.

Tive que tirar os dois o 1º estava partido e solto o 2º ficou tapado com a fibra que se soltou do 1º, só tem que ir a inspecção daqui a um ano, tenho tempo para decidir o que fazer, talvez compre um "Downpipe" da SAAB-TUNERS.
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TesZero

Quando te acender a luz do motor, já sabes  :P

é a 2ª sonda lambda a queixar-se :)

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