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[DIY] - SAAB 9-3 / 9.5 2.0/2.3 - B205/b235 - Troca de termostato

Iniciado por TesZero, 01 de Dezembro de 2012, 09:55

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TesZero

Troca de Termostato - Motor b205 / b235

Ferramenta necessária:
Roquete pequeno com chaves: 7, 10 e 13
Alicate grande
Chave de fendas grande

Tempo Necessário: 20 min

Funcionamento:
O termostato é praticamente uma peça de "desgaste", não existindo estimativa para o tempo que irá durar, depende muito da utilização do mesmo.
é um componente "não electrico" que mediante a temperatura abre ou fecha a passagem da água do radiador para o bloco do motor.
Os termostatos dos Saabs não implicam sangrar o sistema da água, situados em um ponto alto do motor fazem esse trabalho por nós.

Quando um termostato avaria, deixa de fazer a abertura/fecho, "colando" em apenas uma posição.

Sintomas:
Fechado: o carro irá aquecer em demasia, porque não existe circulação de água no bloco.

Aberto: o carro não aquece, a temperatura deverá ser mais baixa que o normal. Isto irá criar aumento nos consumos e desgaste prematuro do motor, visto que não se encontra na temperatura normal de combustão.
A temperatura estando a baixo do normal o carro usa o mapa de enriquecimento, para que o motor aqueça, aumentando a percentagem do combustível injectado mediante a temperatura.

Custos médios de um termostato novo:
gasolina: +/- 35€

Como proceder à troca por um novo:

Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento:


Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento.
Com um alicate grande abrir abraçadeira metálica para desencaixar a dump valve e desligar ficha do sensor de temperatura do ar:


Usar alicate para alargar abraçadeira metálica e retirar tubo que vem do radiador para o termostato.
Por norma estes tubos estão vedados com cera que os faz colar. Podem usar uma chave de fendas grande para o ajudar a sair fazendo alavanca. Convém ser grande para não rasgar/cortar o tubo:


Aspecto do suporte do termostato já fora. Para retirar o suporte do tesmostato usar roquete com chave 13 nos parafusos maiores da foto e chave 10 no mais pequeno.
Este mais pequeno não está presente em todos os modelos, faz apenas parte de um suporte de cabos:


Após retirar o suporte do termostato é só puxar o termostato para fora, por norma está "colado" com o vedante:


Aspecto do suporte do termostato já fora, virado ao contrario... se sujo, devem de o limpar. Caso usem sempre anti-congelante este deve de ser o aspecto ao retirarem. Antes de voltar a colocar ao sitio passar uma lixa no aperto do tubo para retirar sujidade:


Termostato novo do lado esquerdo e velho do lado direito. tirei 2 fotos, mas perdi a segunda, mal possa coloco foto do velho em outro ângulo e edito para verem como fica sempre aberto(estragado):


Fazer todo o processo de forma inversa para voltar a montar.

Abraço
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amreal

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  • SAAB 93 2.0t Coupé - 2002
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castelar

Não sabia que ficava de lado o termostato, já agora para ficar mesmo a 100% só falta por aqui as características do termostato.
Parabéns
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
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TesZero

Nos 900 e 9000 existem termostatos de abertura de 82º e 89º...

nos b205 penso que abram todos aos 82º... não tenho certeza...

Abraço
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