Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

167 Visitantes, 0 Utilizadores

Excesso de pressão no sistema de arrefecimento

Iniciado por guerreiro, 23 de Setembro de 2014, 22:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

guerreiro

Boa noite a todos,
surgiu-me uma situação para a qual venho aqui pedir opiniões...
Hoje quando o liguei surgiu-me a informação no visor "liquido de refrigeração". Não houve sinais de sobreaquecimento, o ponteiro sempre a meio da escala. Quando chego a casa com o motor quente e a trabalhar abro o vaso de expansão e começa a transbordar grandes quantidades de liquido, volto a fechar... desligo o motor e ao fim de uns 5 ou 6 min volto a abrir e volta a acontecer o mesmo... assim que abro o vaso sai liquido em grande quantidade.... no total deve ter ficado cerca de um litro de anticongelante no chao da garagem!!
Fui ver o óleo na vareta estava perfeitamente normal... sem qualquer sinal de "maionese" (mistura de agua no oleo) e o anticongelante que saiu tb não tinha sinais de óleo... que poderá ser? Junta?
Uma situação que me aconteceu por duas vezes há uns dias atrás... não sei se relacionada ou não... foi que com o carro em andamento e já com a temperatura dentro do normal... de repente o ponteiro da temperatura começa a baixar e vem quase até à linha de frio... ao fim de uns minutos... volta a subir para o meio....
Agradeço desde já as vossas opiniões...
Abraço

TesZero

Troca o termo-estato :P

Se estiver preso ganha pressão porque a água não circula...
Se estiver aberto... baixa a temperatura até perto do mínimo...

Se não for o termoestato, será a junta...

A junta não mistura somente água e óleo... existe também o Ar...

Podes misturar também Ar com óleo (que não percebes a diferença por causa do respiro) ou Ar com água e ficas com pressões enormes dentro do sistema de arrefecimento..

Começa por trocar o termoestato.

é simples de trocar, fica localizado na parte de trás do bloco, lado direito (olhando de frente para o motor), basta seguires o tubo grosso que sai do radiador :)

Para testares o velho, mergulha-o em água muito quente, ele deverá de abrir...
Contudo é uma peça de desgaste, é normal falhar ao fim de muito tempo, especialmente porque os carros da época do teu terem todos usado água em novos (em vez de anti-congelante)

Se precisares de algum tipo de informação extra, dispõem :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004

guerreiro

Obrigado Tes-Zero... é isso mesmo que vou fazer... e um termostato até é uma peça barata e aquele com 20 anos nao deve ter muita saúde... depois conto novidades...
Abraço

guerreiro

Após ter conversado com o mecânico... afinal a única avaria foi a da minha cabeça ao abrir o vaso de expansão com o motor quente e o carro a trabalhar!!!! Nesta situação qualquer carro iria transbordar!!!!
De qualquer forma mais dia menos dia tenho de substituir o termostato uma vez que essas anomalias do ponteiro da temperatura têm origem no mesmo!

ciber007

Ia precisamente responder isso! A essa temperatura é normal que o liquido salte logo para fora.

Provavelmente terás o sensor de temperatura a efectuar leituras erradas, basta trocar por um novo.

Cumprimentos.
  • SAAB 9000 2.0T CSE