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Óleo do Motor - O que devemos saber!

Iniciado por TesZero, 24 de Março de 2013, 06:35

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Moz

Tenho uma dúvida:

Comprei este:

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Há ainda este:

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O que comprei, não faz nenhuma referência à GM (Dexos), ao contrário do que está no segundo link, que é certificado para GM. Aparentemente, a "olho nú", terá mudado apenas o tamanho e o aspecto da embalagem (e as certificações). Há ainda o facto de no livro de manutenção vir recomendado B3/B4. O que comprei é C3. Será o que comprei incompatível com o motor 2.2 TiD?  :-\

  • SAAB 9-3 2.2 TiD

castelar

Achei muito útil esta publicação sobre óleos
[smg id=12720 type=av]
Abraço
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
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:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Guest


joseglv

Bem, Sr castelar, deixo aqui os meus 2 cêntimos sobre este tópico...
Vamos lá dessenterrar esté tópico e falar sobre uma das coisas mais importantes de um motor: O Óleo.

Vamos começar pelo princípio:
" Qual o óleo que devo colocar no meu motor? "

A resposta mais correcta é: O óleo recomendado actualmente pela fábrica.
Esta resposta só por si já diz muita coisa... Comecemos então.
Quando um motor é desenvolvido pela fábrica de motores, é entregue um Caderno de Encargos ao fabricante do óleo de modo a que o produto não estrague o motor.
Isto porque o crude é sistematicamente refinado até atingir os valores pretendidos para o óleo base que é igual para todas as marcas de óleo.

" Se é todo igual, porque é que existem tantos óleos diferentes? "

Não entrando em partes comerciais ( marcas que compram marcas mantendo os rótulos antigos ), a diferença para o consumidor está nos aditivos que cada marca utiliza no seu produto. Essa fórmula super secreta que cada marca possui, é o que dá a característica final ao óleo... e só para terem uma ideia, cada marca utiliza cerca de  40 aditivos diferentes para um determinado óleo.

" E para que servem esses aditivos? "

Geralmente falando o óleo com os seus 40 aditivos tem 5 funções principais:
- Lubrificante das partes móveis do motor ( minimizando a fricção e o desgaste )
- Resistente à pressão ( não se esqueçam que por ex a cambota flutua no óleo por causa das pressões que os pistões exercem sobre a cambota )
- Vedante ( por design, há sempre óleo excedentário entre a camisa e o cilindro permitindo aos segmentos que fiquem vedados conta a câmera e combustão )
- Controle da temperatura do motor e supressor de ruído do motor
- Agente de limpeza ( detergente )
E é este último a base deste post...
Esta função ( agente de limpeza ) é das mais importantes do óleo.
Todos sabem que se há Filtros de Óleo, é porque o óleo precisa de ser purificado das impurezas que encontra no interior do motor que podem ser encontradas nas paredes do motor, na combustão ( por isso é que os cilindros ficam com camadas de sujidade ), etc... até aì tudo bem.
Para os fabricantes do óleo, os óleos não são classificados apenas pelos valores conhecidos como 0W40; 10W30; 5W40 ou SAE... um dos detalhes principais é mesmo o seu valor de TBN ou em termos mais leigos, a basicidade de acidez do óleo.
Os aditivos responsáveis têm duas funções principais:
- Detergente ( limpeza de sujidade principalmente nas partes quentes como pistões, rolamentos, etc...)
- Regulador de Acidez do Óleo

" Porque é que o óleo precisa de um regulador de acidez? "

Durante o funcionamento do motor, o ar contido no cárter e os gases ácidos provenientes da combustão aceleram o envelhecimento do óleo, ou seja, sua oxidação. Os aditivos antioxidantes dissolvem o ácido no óleo... ao mesmo tempo temos a função de detergente que faz com que a sujidade encontrada seja removida e fique em suspensão no óleo ( agente dispersante ). Todo o óleo concentra-se depois no fundo do cárter, à espera de ser filtrado pelo filtro de óleo, sendo purificado e impedindo o entupimento dos canais de lubrificação e regiões de elevada pressão.

Quem já mexeu em mais motores que os Saab, certamente que já encontrou por ex. uma árvore de cames completamente "picadinha". Isso não é nada mais nada menos que óleo de baixa qualidade/óleo demasiado envelhecido/óleo errado para o motor.
Isto porquê...
O motor quando é desenvolvido, é desenvolvido juntamente com o fabricante de óleos e para um determinado óleo que será recomendado de fábrica.
Não sei se alguém já reparou nisso mas o automóvel quando é despachado para os concessionários, vem com o autocolante do óleo que é recomendado... alguns concessionários como têm outras parcerias com óleo de outra marca, retiram esses autocolantes.
Ou então, os donos das viaturas colocam outros óleos que são mais convenientes...

" Qual é o problema nisso? "

O problema são os carros que vão envelhecendo... e ao utilizar óleos com TBN diferente do que é recomendado de origem, pode estar a acelerar o desgaste natural do motor.
Já repararam que em um simples componente do motor ( o óleo ) pode estar a diferença entre um motor que faz 180 mil km e precisa da revisão grande e outro motor que fez 800 mil sem folgas ( experiência presenciada por mim num 9000CC  ainda no meu tempo da Cimpomotor )?

Por isso devem sempre seguir as especificações de fábrica. Eles é que têm as especificações dos motores e o óleo indicado. Óleo mais recente nem sempre indica o melhor óleo para o carro. Sigam sempre o último TSB da fábrica ( Technical Service Bulletin ) como por ex. para o kit PCV. O kit pcv original não lidou bem com o problema da pressão/ventilação dos gases da cambota muito bem e tal originou a que o óleo envelhecesse muito mais depressa que o normal. Tal também levou que os tubos de ventilação do sistema PCV se desfizessem por dentro causando o famoso "oil sludge" ou entupimento do chupador de óleo, responsável por tantos motores gripados e alguma má fama dos novos motores da Saab ( os T7 de 1998> ).

Isto para o óleo... se começarmos a pensar no filtro de Ár ou no Filtro de Óleo, começamos a entender que se calhar prefiro pagar mais por alguns componentes originais que foram estudados e têm de cumprir um Caderno de Encargos da Fábrica com determinadas especificações...
Mas isso pode ficar para outros posts... este já vai muito longo.
Espero que tenham gostado do testamento...
8)
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Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

castelar

Obrigado amigo José Galvão, sempre a aprender e quando se aprende com os melhores é sempre uma mais valia.  O0 O0
Abraço
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joseglv

Gracias Castelar!
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se , se calhar tb dava uma boa leitura... ??
:)
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Guest


Johnny

 TesZero , vou seguir a tua recomendação e vou mudar para óleo Comma .

  Estou prestes a fazer a encomenda :

  6 Lts Comma Syner - G 5W - 40  - Preço já com Iva = 34 €

   Podem fazer a encomenda através do site ou loja física eu Lousada :
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  Abraço a todos

  • Saab 9.3 2.2 tid (125 cv ) de 2001

JSequeira

#38
Muito bom tópico!
Um bem haja aos conhecedores da matéria  O0

karter

Excelente tópico, li com muita atenção e testamentos com o do JoseGLV nunca são demais de ler, não é tempo perdido.
Bem agora no meu saab, depois de ler o forum para o óleo, optei pelo BP visco 7000 e surgiu-me uma duvida, sabem a diferença entre o visco 7000 e o visco 7000C?
  • Saab 95 2.0T 1999
  • Peugeot 306 cabrio 2.0 1994
  • Honda CRB 600 F4 1999
  • Renault Clio 1 1.4 RTI
  • Suzuki Bandit 400 1995
  • KTM Lycan 4.0
  • Solex

karter

Vou actualizar o meu diário do carro, na minha revisão a 250km atrás mudei entre várias coisa o óleo e respectivo filtro. Ia meter o visco mas acabei por meter o valvoline maxlife 10w40, é carito mas disseram-me que era muito bom, que dizem? tem feedback? acham bom?
Gracias, apesar de ter andado mais a ler do que participar esta é uma grande comunidade e estou mortinho por vos encontrar num próximo encontro, há datas? :)
  • Saab 95 2.0T 1999
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meteorologist

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Vou actualizar o meu diário do carro, na minha revisão a 250km atrás mudei entre várias coisa o óleo e respectivo filtro. Ia meter o visco mas acabei por meter o valvoline maxlife 10w40, é carito mas disseram-me que era muito bom, que dizem? tem feedback? acham bom?
Gracias, apesar de ter andado mais a ler do que participar esta é uma grande comunidade e estou mortinho por vos encontrar num próximo encontro, há datas? :)

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se,
Os 9-5 2.0/2.3 devem levar óleo 100% sintético (5w30 ou 5w40). Com um 10W40  vais danificar o motor! Na saab costumam usar o bp visco 7000 5w40 dexos2. No meu tenho usado o bp mas também o GM DEXOS2 5W30.

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

darioglv

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se  se for 100% sintetico nao e o recomendado mas tb nao estraga o motor.....esta no limite....agora se for mineral....ui.
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

meteorologist

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Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se  se for 100% sintetico nao e o recomendado mas tb nao estraga o motor.....esta no limite....agora se for mineral....ui.

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se ,
Mesmo assim o 10w40 não deverá lubrificar conveniente a frio, mas menos mal se for sintético,  sim.  Ainda assim eu não arriscava e mudava o óleo para um adequado.

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

darioglv

100% de acordo com tudo o que disseste , e tb so referi isso , como disse , no limite , porque a saab para os 9000 admitia essa possibilidade...
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
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