Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

301 Visitantes, 0 Utilizadores

EGR-Geometria do turbo

Iniciado por Ricardo Jorge, 29 de Abril de 2015, 15:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

Ricardo Jorge

Boa tarde,
Tenho um Saab 9.3 1.9 tdi 150cv.
Detectei perda de potencia à algum tempo, levei a um mecânico "amigo" que me disse que seria da EGR. OK esta foi limpa mas o problema continuou. Está avariada. Coloca uma nova. OK. O problema continua. Medidor massa de ar, novo, o problema continua. Agora diz ter que tirar o turbo para verificar a geometria?
Será que alguém me pode dar uma sugestão?
  • saab 9.3 1.9 tdi 2009

Guest

Os tubos de vácuo estão todos em condições? Já viste se o turbo não tem folga?

Abraço

SMAP

Não é preciso tirar o turbo fora para ver o estado dele, basta desligares as tubagens dos 2 lados (lado do filtro de ar, lado do escape) e percebes logo.

Verifica as borboletas do colector de admissão. A forma correcta é tirar o colector fora e limpar o mesmo, para ficar a funcionar em perfeição como no video

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Em relação as peças de plástico que accionam as borboletas que muitas vezes partem podes substitui-las por umas de metal

Duvido que seja um problema da haste da wastegate do turbo como aqui (podes carregar no link da citação para ler melhor o tópico)

ora bem

turbo e FAP fora para limpeza...o turbo aparentemente não estava a fazer o curso completo...estava perro!
a FAP estava limpa...agora tudo pro sitio outra vez para testar

tirar o turbo a um 93 é praticamente desmontar meio carro..como diria o mecanico..se fosse um VW tinha tirado 4 fora no mesmo espaço de tempo  :P

SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

svidinha

Boas,

E já agora só mais uma coisa muito rápida, não tenho uma imagem para te explicar, mas de frente para o motor, do lado direito à frente tens um tubo pequeno (+/- 100 mm) que faz uma curva, verifica o estado dele, costuma dar problemas e ser uma causa do que relatas.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Ricardo Jorge

Obrigado a todos.
Sem duvida foi uma grande ajuda, pelo menos para ter uma noção melhor do problema.
Vou seguir as vossas sugestões e voltarei para informar as conclusões.
Mais uma vez muito obrigado
  • saab 9.3 1.9 tdi 2009

svidinha

Se não me falha a memória é este tubo que marquei com a seta amarela.

The selected media item is not currently available.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL