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Substituição das correias de distribuição, rolos-guia, rolos tensores e b. água

Iniciado por mariof, 21 de Maio de 2015, 18:34

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mariof

Olá amigos Saabistas!

:-[
Tenho um Saab 9-3 SS 1.9 Tids 150 CV Diesel (Motor Z19DTH), comprado novo em fevereiro de 2005 e que se encontra com 87.900 Km.
Pela vossa experiência, agradecia me informassem com que quilometragem, se devem substituir as Correias de Distribuição e dos Elementos, assim como os rolos-guia, rolos-tensores, bomba de água e vedante da cambota.

Ficarei muito grato com as vossas respostas, derivadas da vossa experiência.

Cumprimentos,
António Mário Ferreira
(aka mariof)  O0
  • Saab Sport Sedan Arc Tids 2005
  • Mazda MX-5 NB-FL 1600, 2003
  • Toyota Corolla Coupe 1200 KE 25, 1974 (para restaurar)

SMAP

Tens aqui as recomendações da SAAB para teu veiculo.

Intermediate service, diesel - doc51446.pdf - revisões normais entre grandes revisões. (ponto 13 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13626 type=av]

60,000 km Main service, Diesel - doc51445.pdf - Revisão grande aos 60.000km (ponto 20 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13625 type=av]

60,000 km Main and intermediate service, Diesel - doc51444.pdf - revisão grande e normal (se forem coincidentes) aos 60.000km (ponto 24 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13624 type=av]

120,000 km Main service, Diesel - doc51443.pdf - Revisão grande aos 120.000km (ponto 21 troca de distribuição e correia de elementos)
[smg id=13623 type=av]

120,000 km Main and intermediate service, Diesel - doc51442.pdf - Revisão grande aos 120.000km e normal (se forem coincidentes)(ponto 25 troca de distribuição e correia de elementos)
[smg id=13622 type=av]

Ou seja a correia de elementos deve ser mudada quando for preciso, pois não tem intervalo certo. A distribuição deve ser mudada aos 120.000km

Deixo aqui também um pdf com as instruções para mudar a distribuição
[smg id=13627 type=av]
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

mariof

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Tens aqui as recomendações da SAAB para teu veiculo.

Intermediate service, diesel - doc51446.pdf - revisões normais entre grandes revisões. (ponto 13 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13626 type=av]

60,000 km Main service, Diesel - doc51445.pdf - Revisão grande aos 60.000km (ponto 20 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13625 type=av]

60,000 km Main and intermediate service, Diesel - doc51444.pdf - revisão grande e normal (se forem coincidentes) aos 60.000km (ponto 24 inspeccionar a correia de elementos e tensor)
[smg id=13624 type=av]

120,000 km Main service, Diesel - doc51443.pdf - Revisão grande aos 120.000km (ponto 21 troca de distribuição e correia de elementos)
[smg id=13623 type=av]

120,000 km Main and intermediate service, Diesel - doc51442.pdf - Revisão grande aos 120.000km e normal (se forem coincidentes)(ponto 25 troca de distribuição e correia de elementos)
[smg id=13622 type=av]

Ou seja a correia de elementos deve ser mudada quando for preciso, pois não tem intervalo certo. A distribuição deve ser mudada aos 120.000km

Deixo aqui também um pdf com as instruções para mudar a distribuição
[smg id=13627 type=av]

Meu caro Smap!  :)
Muito obrigado pela sua resposta.
Mas tenho uma dúvida, o carro tem 10 anos e tenho a informação de um mecânico que me diz que estes componentes têm de ser substituídos aos 8 anos de vida (96 meses) do carro ou 120.000 Km.
Como fazer?

Muito Obrigado,
António Mário Ferreira
(aka mariof)  O0
  • Saab Sport Sedan Arc Tids 2005
  • Mazda MX-5 NB-FL 1600, 2003
  • Toyota Corolla Coupe 1200 KE 25, 1974 (para restaurar)

SMAP

É provavel que o mêcanico tenha razão, eu limitei-me a expor a informação da SAAB. O teu mêcanico deve estar a ver no autodata.

Se o motor leva-se um corrente (metalica) de distribuição (como os motores B2x4x/B2x5x a gasolina) e não uma correia (borracha) diria que não valia a pena. Mas sendo de borracha e o motor 10 anos acho que por questões de precaução, e tendo em conta que o kit até é barato - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - e facil de montar, trocaria a mesma se fosse no meu caso.
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

mariof

Amigo Smap, muito obrigado pela resposta.
Vou dar ordens para proceder à substituição!

Ao seu dispor para quando precisar de algo!

mariof  O0
  • Saab Sport Sedan Arc Tids 2005
  • Mazda MX-5 NB-FL 1600, 2003
  • Toyota Corolla Coupe 1200 KE 25, 1974 (para restaurar)