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Comutador da Chave

Iniciado por PJGF, 25 de Janeiro de 2016, 10:58

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PJGF

Bom dia

Tenho um problema com o comutador da chave de um Saab 93 1.9 TID 150 CV de 2005. O comutador está a ficar preso e está a ser dificil rodar a chave. Pesquisei aqui no forum, sobre a possibilidade de colocar um usado, de outro saab compatível, mas não encontrei muita informação, até porque fiquei na dúvida se é preciso programar também o comutador. A chave funciona bem, mas o comutador não sei se tem que ler o código da chave.

Alguém me consegue responder a esta dúvida?

Obrigado
PJGF
  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005

darioglv

Pode ser uma solucao bem mais facil.....mudares so o canhao da fechadura, ou entao pode ser o encaixe de plastico onde entra o canhao , qualquer uma delas nao incolve codificacao das chaves , mas sem desmontares, nao se sabe ao certo do que é...
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
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  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
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  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
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:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

PJGF

Obrigado Darioglv

Mas como se muda só o canhão da fechadura, ou o encaixe de plástico? Tenho que o desmontar, mas e as peças, para substituir alguma danificada?

Presumo que pelo que dizes, ao colocar o comutador completo de outro saab, tenho que fazer uma reprogramação, é isso?

PJGF
  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005

darioglv

Nao sei se o sistema de desmontagem do 93 e igual ao do 95.
Precisa-se de algum tempo cuidado e pericia , ja que tem muita coisa a desmontar ate chegar ao sitio....., mas como tinha dito sem desmontar nao se consegue saber.....pode ser dentro do canhao , alguns linguetes ou molas ou entao o corpo do canhao de ignicao tem uma patilha de plastico que encaixa em outro casquilho de plastico.
Alem de que precisas de alguma farramenta especial....
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joseglv

Já agora...
=> O que é que entendes por "comutador da chave" ?
É só para saber se estamos a pensar na mm peça...
=> Qual é a zona que estamos a falar? Ignição, Portas ou Mala?
=> Se está preso, já experimentaste lubrificar 1º ?
Um bocado de WD40 para dentro o canhão não faz mal nenhum... ( se for o da ignição, colocar pouca coisa )
  • Saab 9-5 1999 2.0t GPL ( Militar ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
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Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

jcpbatista

Tenho ideia de já ter lido em algures que a troca do ISM (chave de ignição) não necessita de reprogramação, tendo em consideração que o descodificador da chave se encontra no CIM (modulo eletrónico instalado na coluna de direção). Agora é uma questão de fazer umas pesquisas com estes termos (vd link com a localização dos módulos)

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  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

PJGF

Pessoal, eu chamo comutador, aquilo é um canhão basicamente electrónico, mas com partes mecânicas. Eu não tenho problemas com a chave, ela entra e desbloqueia o carro normalmente. Conforme vou rodando a chave, o mecanismo vai emperrando, ao ponto de prender quando dou à chave. Aqui tenho que dar um toque para ela voltar para trás. Daí eu falar que o erro está no tal modulo, mas nas partes mecânicas. Neste link tem fotos.

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  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005

joseglv

Ahhhh o ISM....
Bem, basicamente o melhor é seguir as indicações do site e desmontar aquilo para ver se tem alguma peça partida a fazer prisão no interior....
Caso precise, aquilo são 110 euros na Skandix ou na PFS...
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Ou cerca de 72 euros USADO na Neobrothers
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ATT todos os preços + portes

Desmontar verificar e montar é de borla.....
;)
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PJGF

Então não necessita de actualização de código, para a minha chave, no caso de substituição?
  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005

jcpbatista

No forum da Saabcentral referem que não e preciso reprogramar, funciona como plug and play. A prisão ao rodar pode dever-se a chave, experimenta testar a chave suplente
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

PJGF

Boas

Já experimentei com a suplente e dá no mesmo. Continua difícil de rodar. Vou colocar outro e depois digo alguma coisa. Obrigado.
  • SAAB - 93 TID - 2005
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