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[DIY] - SAAB 9-3 / 9.5 2.0/2.3 - B205/b235 - Troca de sensor de temperatura

Iniciado por TesZero, 01 de Dezembro de 2012, 10:20

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TesZero

Troca de Sensor de Temperatura - Motor b205 / b235

Ferramenta necessária:
Roquete pequeno com chaves: 7.
Chave de bocas: 18
Alicate grande
Chave de Fendas Grande

Tempo Necessário: 20 min

Funcionamento:
O sensor de temperatura mede a temperatura através de uma resistência. Mediante a resistência (ohm) enviada para a ecu, esta irá ter informação sobre a temperatura do liquido de refrigeração do motor.
Ao mudar o sensor irá sair o liquido refrigerante, contudo os termostatos dos Saabs não implicam sangrar o sistema da água, situados em um ponto alto do motor fazem esse trabalho por nós.

Quando um sensor de temperatura avaria, a informação é enviada erradamente para a ecu e calculada de forma errada a injecção de combustível.

Sintomas:
Embora possa estar tudo bem (atenção porque pode estar também o termostato estragado) o carro pode apresentar temperaturas baixas ou altas.
quando o carro "não aquece", a temperatura indicada deverá ser mais baixa que o normal. Isto irá criar aumento nos consumos , visto que a ecu pensa que não se encontra na temperatura normal de combustão.
A temperatura estando a baixo do normal o carro usa o mapa de enriquecimento, para que o motor aqueça, aumentando a percentagem do combustível injectado mediante a temperatura lida.
O carro pode soluçar ou ir mesmo a baixo como medida preventiva.

Custos médios de um termostato novo:
gasolina: +/- 35€

Como proceder à troca por um novo:

Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento:


Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento.
Com um alicate grande abrir abraçadeira metálica para desencaixar a dump valve e desligar ficha do sensor de temperatura do ar:


Para facilitar o trabalho retirar o tubo de agua que se encontra em frente ao sensor, caso contrário desapertar o sensor será muito difícil. usar alicate grande para alargar abraçadeira e chave de fendas grande para retirar o tubo que pode estar colado devido à cera vedante. Usar chave de fendas grande para não rasgar/cortar o tubo.
Usar chave 18 para desapertar o sensor após retirar a ficha eléctrica:


Após retirar substituir por um novo.
(sendor de temperaturo do lado esquerdo velho, sendor de temperaturo do lado direito novo):


Fazer todo o processo de forma inversa para voltar a montar.

Abraço
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brizio

Boa tarde.

Para substituir todo o anticongelante é preciso sangrar o sistema? Existem purgas para este efeito? Sabem onde ficam?

Obrigado
Gonçalo
  • Peugeot 406 HDI 2.0
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  • Nissan Patrol 3.3d
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  • Citroen C5 breack 1.8
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meteorologist

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Boa tarde.

Para substituir todo o anticongelante é preciso sangrar o sistema? Existem purgas para este efeito? Sabem onde ficam?

Obrigado
Gonçalo

Gonçalo,
Existe uma plug de cor verde no radiador para drenar o sistema do lado direito do carro (lado da bateria).

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

brizio

Ok.
Certo. E para sangrar o sistema existe alguma purga? Ou é só meter anticongelante? Amanhã vou mudar o termostato porque o tubo de cima do radiador fica a ferver e o de baixo fica frio. Tudo aponta para o termostato penso eu.

Abraço
Gonçalo
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meteorologist

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Ok.
Certo. E para sangrar o sistema existe alguma purga? Ou é só meter anticongelante? Amanhã vou mudar o termostato porque o tubo de cima do radiador fica a ferver e o de baixo fica frio. Tudo aponta para o termostato penso eu.

Abraço
Gonçalo

Viva Gonçalo,
Eu não sou mecânico mas acho que ele sagra sozinho se meteres líquido a mais. Pelo sintoma que tens descrito no teu db eu também aponto para o termostato. Atenção,  o termostato é uma peça que segundo li convém meter original saab já que diz-se ser bem mais durável.

Se quiseres fazer a troca do líquido de refrigeração deves fazer alguns flush com água destilada até sair só água sem o coolant. Depois é meter coolant. Se precisares eu posso dizer-te o procedimento como o fazer segundo o WIS.

Abraço,
Tiago
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  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

brizio

Boa tarde Tiago,

Se poderes enviar agradecia bastante, uma vez que tenciono eu mesmo fazer a substituição total do anticongelante amanhã mesmo.

Abraço
Gonçalo
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darioglv

Em relacao ao anti-congelante nao ponhas qualquer coisa, ou o indicado pela marca ou entao algo bom , nao vas para aqueles que custam 2-3 euros!
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
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