Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

279 Visitantes, 0 Utilizadores

Legislação GPL

Iniciado por Lfteixeira, 31 de Janeiro de 2013, 10:12

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Lfteixeira

Saiu hoje uma nova portaria sobre GPL (Lei n. 13/2013 de 31 de Janeiro).

Em resumo, já podemos estacionar em parques subterraneos. Mas o distico para já continua, embora ainda não tenham defenido tamanhos, formas e afins.

Excertos:


Estacionamento em locais fechados de veículos que utilizem GPL
1 — Os veículos abastecidos com GPL cujos componentes
tenham sido aprovados e instalados de acordo com
o regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar em
parques de estacionamento fechados e abaixo do nível
do solo.
2 — Os parques de estacionamento referidos no número
anterior devem ser ventilados e cumprir as disposições do
regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios,
aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de
novembro, e demais legislação aplicável ao estacionamento
de veículos.


Artigo 5.º
Identificação dos veículos que utilizam GPL ou GN
1 — Os veículos ligeiros que utilizam GPL ou GN como
combustível devem exibir, de forma visível do exterior,
uma vinheta identificadora, de modelo a estabelecer por
portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis
pelas áreas da administração interna, da economia e do
emprego e da justiça.


Podem descarregar aqui:
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

TesZero

Não é que me interesse... mas... como sei que o sitio onde vou estacionar cumpre (bla, bla, bla) as disposições do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, e demais legislação aplicável ao estacionamento de veículos.

Ontem vi um chervolet com o distico colado na porta de lado... como o kamuma tinha a azeiteirice dos patrocínios as empresas tuning, lolol

isto é mau... quer dizer que muitas pessoas que viam isso como entrave vão usar gpl... e havendo muitas pessoas a usar... o preço vai subir... BOLAS...

Não existe uma lei qualquer europeia que proíbe a venda do gpl a mais de 1/3 do preço da gasolina??? :|

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

rater

Eu li no forum Autogás que a UE até 2014 está "protegido" de subidas através de impostos. Se encontrar o tópico do forum ponho aqui o link.
  • VW Polo 2009 1.2

Reaper

Os veículos abastecidos com GPL já podem estacionar em parques de estacionamento fechados e abaixo do nível do solo, a partir de 1 de maio de 2013, nos termos e condições previstas da Lei nº 13/2003.
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS 2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004
The selected media item is not currently available.

Lfteixeira

Já temos um tópico com isso! :)

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

TesZero

Lfteixeira, aparece-te uma opção em baixo a dizer "juntar tópicos"? :P

estas-me sair um preguiças....

quanto ao assunto...

preparem-se...
era este um dos grandes entraves para que muita mais gente não passasse para gpl...

portanto o preço das instalações deve subir... assim bem como o preço por litro do gás precioso... grrr

Preferia tudo rígido e pagar de longe a longe 50€ de multa por não ter dístico :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Reaper

acho que o estigma do GPL vai continuar enquanto acharem que se perde a pot^necia toda do motor e é perigoso...houve um familiar há um mês que me perguntou onde eu tinha a botija do gás... :)))

  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS 2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004
The selected media item is not currently available.

SMAP

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
acho que o estigma do GPL vai continuar enquanto acharem que se perde a pot^necia toda do motor e é perigoso...houve um familiar há um mês que me perguntou onde eu tinha a botija do gás... :)))

É exactamente ao contrario ... quem usa gasolina é que perde potência a nivel da carteira :D
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

TesZero

eu apoio que as pessoas tenham receio pelo motor e pela seurança...
já somos muitos a gpl e... a procura faz o preço...

tenham medo... muito medo...

______________

e... quero mecânicos destes:
"eu... uma vez... coloquei um carro a gpl e nunca mais pegou... tive que mandar para a sucata porque o meu mecânico disse-me que o gpl me estragou o motor"

:P
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Cobalto

Até que enfim uma boa noticia.
Já uso um carro a GPL desde 2008 e já poupei imenso dinheiro.
Agora só carros a gasolina para transformar a GPL, pois fica ainda mais barato que o mesmo carro a diesel.

Por outro lado não tinha problemas em estacionar fora dos parques subterrâneos.
Tb tenho medo do aumento de tudi o que é GPL - GPL, Instalação, manutenção..
Vamos ver como se porta o mercado. :)|
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Reaper

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Carros a gás substituem dístico azul por vinhetas no para-brisas

Publicado às 14.57
Os dísticos azuis dos carros a gás vão começar a ser substituídos por vinhetas identificadoras dentro de duas semanas, com o objetivo de se tornarem mais discretos e eliminar o estigma existente, argumenta o Governo numa regulamentação publicada esta quarta-feira.

A portaria, que entra em vigor de hoje a 15 dias, determina que a identificação dos veículos ligeiros de matrícula portuguesa que utilizem sistemas de alimentação a gás de petróleo liquefeito (GPL) passe a ser feita por vinheta afixada no para-brisas.
No entanto, os veículos que já utilizem sistemas de alimentação a GPL, aprovados em inspeção técnica anterior, têm de afixar à retaguarda um dístico identificador de fundo verde (em vez de azul), alusivo às menores emissões de gases com efeito de estufa.
Estes veículos antigos não podem estacionar em locais situados abaixo do nível do solo, nem parques de estacionamento fechados, salvo se estes parques dispuserem de ventilação natural através de aberturas ao nível do teto e solo, que permita o rápido escoamento para o exterior de uma eventual fuga de gases.
Apesar das novas regras, o Governo ressalva, no diploma hoje publicado, que os veículos anteriormente aprovados para a utilização de GPL ou GN podem manter-se em circulação sem qualquer obrigação adicional, mas é dada a opção de demonstração do cumprimento das novas prescrições técnicas que permitem beneficiar do novo regime de identificação de veículos e de estacionamento em parques fechados.
O diploma determina ainda que compete aos fabricantes assegurar que os técnicos e mecânicos de auto/gás possuem a formação e título profissional legalmente exigível para o exercício das atividades de fabrico de veículos movidos a GPL ou GN.

  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS 2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004
The selected media item is not currently available.

Guest

Porra... Que raio de discriminação...
Basicamente passa de azul para verde e nos novos quase nem se vai ver...

Abraço

Reaper

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Porra... Que raio de discriminação...
Basicamente passa de azul para verde e nos novos quase nem se vai ver...

Abraço

eu o do vidro da frente ainda vou "papar" e colocar mas o verde pqp os gajos , não vou colocar essa mer** (nem sei se preciso mas está fora de questão)
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS 2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004
The selected media item is not currently available.

SMAP

Pintamos o carro de verde, se nos disserem alguma coisa por nao ter o autocolante verde digo que o autocolante é do tamanho do carro pois sou um grande ecologista :D
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

teco

que foi esta M€RDA?

então os GPL de segunda (todos até esta iluminada lei) que andaram a pagar impostos de circulação altos apesar de menos poluidores ainda tinhamos de pagar 120 euros e inspecção especial?!?!??!
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16