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[DIY] 9-3 - Reparação do modulo de vidros

Iniciado por Lfteixeira, 15 de Novembro de 2012, 19:48

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Lfteixeira

Este DIY não foi feito por mim, aqui fica o topico original:
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Limpeza do módulo de controlo dos vidros.

Caso estes deixem de funcionar, este é um método quase certo de os voltar a utilizar normalmente:





























  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

svidinha

É isto mesmo, sem tirar nem pôr, e como se vê na 13ª foto foram essas patilhas que troquei de trás para frente.  :)
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

TesZero

Bom post :D

Editei o teu post só para quem não leu o outro possa saber do que se trata :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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gmcarvalhais

Bom post. Acabei de fazer o mm ao meu SAAB 93 de 1998, uma vez que um dos vidros da janela de trás não abria.
O comando dos vidros é ligeiramente diferente mas, o conceito é o mesmo. É só limpar com álcool e já está. Tudo ficou a funcionar.
  • Toyota IQ 1.4 D-4D / Yamaha XJR 1300 SP
  • Saab 93 2.2 tiid hatchback - 1998 (já era...)
  • VW Golf VI 1.6 tdi - 2011 (já era...)
  • Ford Smax 2.0 tdci - 2007 (já era...)
  • Opel Vectra GTS 2.2 Dti - 2003 (já era...)
  • VW Golf IV 1.4 - 1999 (já era...)
  • Ford Galaxy 1.9 - 1997 (já era...)
  • Peugeot 205 XAD - 1992 (já era...)

gmcarvalhais

Boas!!
Quero emendar o meu post anterior, para não passar por mentiroso.
Realmente os vidros de trás do meu carro ficaram a funcionar, o bloqueio por parte do condutor dos mesmos vidros também e a tranca automática idem mas,.....os vidros da frente não, nada, rien, nicles!!!
Nem sinal, e acreditem, montei e desmontei o interruptor e as suas patilhas metálicas uma meia dúzia de vezes,....
Desisti, fui a um electricista auto (Bosch), antigo funcionário da SAAB e ele próprio acabou por assumir que o meu comutador/interruptor tinha "entregue a sua alma ao criador".
Posto isto, ando á procura de um comutador/interruptor para o meu SAAB 93 de 1998.
Se souberem de algum á venda, digam qualquer coisa...
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TesZero

Fica sempre melhor se o limpares com spray de contactos em vez de alcool.

tentaste activar os vidros directamente com um fio ou usando outro modulo?
isto para teres mesmo certezas que o problema era dái, claro...

Se precisas de um modulo novo aqui tens um que fui pesquisar: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Sempre que precises, podes editar os teus tópicos, não existem bloqueios :)

Abraço, espero ter ajudado :D
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TesZero

Aqui mais alguns: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Abraço
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gmcarvalhais

És o maior! Obrigado. Já mandei vir pela PRSPEÇAS á cobrança e só me apetece cancelar o pedido...
No ebay é muito mais barato :'( :'( :'(
Abraço.
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Guest

Pede para te fazerem um descontozinho...  O0

Abraço

Marco Gonçalves

O problema de o interruptor não funcionar depois de limpo pode ser por os contactos estarem pasmados. É tentar dobrar com um alicate pequeno para que os contactos façam mais força.

E limpar os contactos com sprays não dá. Tem de ser com uma escova de arame de latão pequena, ou mesmo com um canivete, mas cuidado para não riscar muito a peça.

E depois de limpar é testar o interruptor com um multimetro ou ligar provisoriamente à ficha correspondente.

  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

castelar

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O problema de o interruptor não funcionar depois de limpo pode ser por os contactos estarem pasmados. É tentar dobrar com um alicate pequeno para que os contactos façam mais força.

E limpar os contactos com sprays não dá. Tem de ser com uma escova de arame de latão pequena, ou mesmo com um canivete, mas cuidado para não riscar muito a peça.

E depois de limpar é testar o interruptor com um multimetro ou ligar provisoriamente à ficha correspondente.
Amigo Marco Gonçalves não me leves a mal mas acho que só devemos aconselhar quando estamos muito dentro do assunto, os interruptores dos nossos SAABs (900, 9-3 e 9-5)funcionam de duas maneiras, portanto  se se mete alicate nisto vamos dar cabo das afinações pois estão devidamente equilibrados para fazerem descer os vidros ligeiramente ou com um ligeiro esforço para descerem totalmente, se meterem alicate para "despasmar" aí sim vão ficar pasmados pois deixam de trabalhar em condições.
Mas eu não sou nenhum técnico, só desmontei o meu para limpar com álcool e ficou a 100% desce totalmente o vidro (em automático) ou só parcialmente sem problemas
Abraço
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Marco Gonçalves

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O problema de o interruptor não funcionar depois de limpo pode ser por os contactos estarem pasmados. É tentar dobrar com um alicate pequeno para que os contactos façam mais força.

E limpar os contactos com sprays não dá. Tem de ser com uma escova de arame de latão pequena, ou mesmo com um canivete, mas cuidado para não riscar muito a peça.

E depois de limpar é testar o interruptor com um multimetro ou ligar provisoriamente à ficha correspondente.
Amigo Marco Gonçalves não me leves a mal mas acho que só devemos aconselhar quando estamos muito dentro do assunto, os interruptores dos nossos SAABs (900, 9-3 e 9-5)funcionam de duas maneiras, portanto  se se mete alicate nisto vamos dar cabo das afinações pois estão devidamente equilibrados para fazerem descer os vidros ligeiramente ou com um ligeiro esforço para descerem totalmente, se meterem alicate para "despasmar" aí sim vão ficar pasmados pois deixam de trabalhar em condições.
Mas eu não sou nenhum técnico, só desmontei o meu para limpar com álcool e ficou a 100% desce totalmente o vidro (em automático) ou só parcialmente sem problemas
Abraço

O que faz o vidro descer pouco ou na totalidade penso que seja um relé temporizador.
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  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Marco Gonçalves

#12
Nesta imagem os contactos da chapa de metal estão negros. Tem de se limpar bem pois o negro nao conduz eletricidade. Se ao limpar a chapa ficar muito riscada, esta pode oxidar logo é melhor estanhar as zonas da chapa qua fazem contacto, se verem que dá.

E as pontas da chapa podem estar empenadas, é testar apenas com a chapa no lugar, e com o multimetro ver se fecham o circuito.


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E os contactos que podem estar esmagados são os de cobre que estão no bloco dos interruptores. É ver se conseguem estanhar com uma estação de soldar (temperatura regulável) para não lixar o plástico do suporte.

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castelar

Desculpa Marco, mas desmonta um vê como funciona e depois falamos.
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Marco Gonçalves

Ok. Mas aquilo que disse de estanhar os contactos pode na mesma ajudar.

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