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Problema na ignição

Iniciado por Reaper, 18 de Abril de 2013, 10:47

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Reaper

boas, quando meto o carro a trabalhar de manhã, a frio, normalmente pega à primeira assim que dou à chave ou faz mais "um ciclo".

À tarde e depois de ter circulad com o carro ou quando está mais calor, custa bastante mais, chega a fazer 5-6 ciclos até pegar e quando pega é um pegar estranho, nem sei como descrever, ...baixo e sem força?

Bomba da gasolina, bateria, k7 de ignição?
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS 2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004
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SMAP

Isso é o sintoma tipico do sensor da cambota, quando esta quente deixa de funcionar.

Sem os dados do sensor de cambota o motor nao trabalha pois a centralina não tem informação da posição da cambota e por consequinte nao pode gerir os valores de ignição.

Testa com outro usado no Serra, ou compra um para teres de reserva como eu fiz para o 9-3 da minha mulher.

É relativamente comum o sensor de cambota avariar nos motores B2x5x
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SMAP

Eu comprei o que tenho de reserva na skandix

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Reaper

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Eu comprei o que tenho de reserva na skandix

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#$%&#& espero que não seja isso...
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TesZero

Começa por testar com outras velas e verificar a folga das mesmas.
Depois testa com outra D.I...
Caso não resolvas o problema então... testa com outro sensor de cambota...

No teu motor é fácil trocar o sensor da combota, fica na parte da frente do bloco... pior se fosse no modelo anterior de 9000 anterior a 1993.

Mas, tal como o smap... também aponto para o sensor de cambota.

Abraço
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  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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Reaper

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Começa por testar com outras velas e verificar a folga das mesmas.
Depois testa com outra D.I...
Caso não resolvas o problema então... testa com outro sensor de cambota...

No teu motor é fácil trocar o sensor da combota, fica na parte da frente do bloco... pior se fosse no modelo anterior de 9000 anterior a 1993.

Mas, tal como o smap... também aponto para o sensor de cambota.

Abraço

curiosamente a unica coisa que posso experimentar é com outra k7 de ignição, não tenho velas a mais nem bateria extra :(

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TesZero

Tira as velas fora e vê o estado das mesmas, ha quanto tempo não as trocas?

quanto ao sensor de cambota encontrei isto, mas não tenho tempo para traduzir e explicar em português:

Teste de lâmpada 1:
"Failing crankshaft sensors will often cause intermittent missing from the engine and can be difficult to diagnose because they usually ocurr intermittently. A good way to test the crank sensor is to put a timing light one the number 1 plug wire (or the number 1 wire for the DI systems which is usually orange but check your wiring schematic first). On a properly functioning ignition system the timing mark will stay reasonably still when looking at it with a timing light or strobe tool. If the mark on the flywheel is moving erratically you may have a crankshaft sensor issue or a possible issue with the reluctor in the ignition distributor (if your car has one) causing a problem."

Teste de lâmpada 2:
"Ignition OFF
Pop connector off DI cassette � connect a test lamp between pins 10 and 6 of the cable side of the connector.
Remove fuse 23 for 5 seconds (or more), then re-insert.
Turn the key to START (from ON) to run the starter motor after the test lamp has gone out. It should light up again.
Does it light up?
YES � Crankshaft position sensor is OK.
NO � A problem with the Crankshaft sensor or connection to the control module."

Sei que existe um valor de resistência que podes medir, mas não sei de côr e de momento não encontrei :|
Com o Tech II do SCPC também podes testar.

Abraço
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Lfteixeira

860ohm +/- 10%

Entre o pino 1 e 2. Com o carro frio.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Reaper

as velas são novas, têm 6 meses ou assim. Uma outra coisa que pode ser importante é o carro ir-se abaixo quando ligo o A/C, a GPL...a gasolina vou experimentar daqui a bocado. Nota-se uma quebra "electrica" quando ligo o A/C e o ralenti fica irregular , até que desliga mesmo...

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SMAP

É perfeitamente normal sentires uma quebra ou menos força de motor quando ligas o A/C, de noite ate parece que as luzes ficam mais fracas, mas tambem não se se a quebra é muito grande no teu caso (so tu podes avaliar)

O compressor de A/C roda por movimento da correia de elementos que tambemé a mesma que movimenta o alternador. Quando tens o A/C desligado a roda que passa movimento ao compressor esta a rodar livre, quando ligas o A/C uma embraigem acionada electricamente faz com que a roda que esta na correia de elementos passe a fazer rodar tambem o compressor (ja nao roda livre).

Por norma qualquer A/C tira entre 5% a 10% da potencia ao motor, se o teu sistema de GPL nao esta bem afinado ao relanti essa perca pode original que o motor se vá abaixo.
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TesZero

Reaper... não sei porque raio... estava a associar que tu tinhas um 9000 t5.5...
Vim aqui de tarde a correr, queria ajudar e precepitei-me na resposta :P
o teste das luzes é para trionic 5 e não para 7 como o teu.

Mas o Filipe já deu a resposta sobre o valor da resistência, arranja um voltímetro e testa.

Não me acredito que seja bateria ou sistema de combustível, isto porque referes que acontece a quente...

A bateria carrega com o carro ligado, logo, durante a noite, embora descarregue pouco com o relógio e sistema electrónico do carro... ela descarrega... Logo, seria mais lógico que custasse a pegar quando está parado à mais tempo do que quando desligas o carro e tentas ligar passado pouco tempo...

Quanto ao sistema de combustível a mesma coisa... poderia ser problemático se fosse a frio. Por norma a válvula anti-retorno do combustível ao depósito perde estanquecidade baixando a pressão nas tubagens. Ou... se os vedantes dos injectores deixassem entrar ar para o sistema, também custaria a pegar mas... em ambos estes casos seria a frio, quando perde pressão durante a noite ou algumas horas com o carro parado, nunca a frio.

Testa o Sensor de cambota, segue o cabo e encontrarás uma ficha do lado direito do motor.
O cabo tem cerca de 40 ou 50 cm´s, por isso darás facilmente com a ficha para testares.

Esse problema é muito comum.
No 9-3 da minha irmã o carro a quente desligava-se mesmo e não pegava...

Abraço

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Lfteixeira

Sim, concordo com a ideia do CPS.
Extremamente facil de testar, mesmo sem trocar a peça.

Os sintomas são diversos, no meu caso tive:
- Pegava bem de manha, e demorava imenso a pegar depois de quente;
- Quando o carro aquecia e chegava por exemplo aos 94º, desligava-me o motor; (mesmo em andamento!  :|@ )

Tambem já vi casos similares aos teus.

Depois dá noticias.
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Um abraço.

Reaper

ontem experimentei andar a GPL e gasolina. Em ambos os casos, assim que ligo o A/C no máximo , não chegou a ir abaixo mas o ralenti baixou das 1000 para  as 800-900 rpm. Hoje vou experimentar com mais coisas ligadas, A/C, aquecimento dos bancos, luzes, rádio, desembaciador, e ver o que acontece :)

vou ver se dou com esse sensor e arranjo um voltimetro.
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SMAP

Espero que esta imagem ajude

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