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[DIY] Saab 9000 - Aplicação de Fecho central com comando

Iniciado por contribuinte, 24 de Abril de 2013, 11:28

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contribuinte

Boas pessoal,

Como vocês já sabem, apliquei um fecho central com comando no meu carro, mas para aquilo ficar em condições, o melhor é levarem o carro a um electrecista... :)))

Mas para os que se quiserem aventurar, aqui vai uma tentativa de explicação do que foi feito.

Antes de começar, é obrigatório a presença dos bombeiros.

Em primeiro lugar, têm de decidir qual é o esquema electrico que querem/podem montar no vosso carro, a nota técnica do comando oferece várias opções, mas a indicada para o meu carro, foi a opção D como podem ver na foto
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Depois, foi desfardar a Porta do lado do condutor, e baixar a proteção por baixo do volante, para se ter acesso ao modulo do fecho central(Mais á frente coloco uma foto desse modulo)

O primeiro grande problema que tive, foi que a pistola da porta do condutor, na realidade não é uma pistola, pois aquilo não abre nem fecha a porta, o que faz a porta fechar ou abrir é o canhão da chave, ou seja quando se roda a chave na porta, é acionada essa pseudo pistola que na realidade é só um interruptor que faz com que as outras portas abram, mas a do condutor abre com a chave.
Conclusão, foi preciso trocar essa pseudo pistola, por uma pistola real, aqui estão as fotos da pseudo pistola( que como podem ver só tem 3 fios, e as reais têm 5 )
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Depois de colocada a nova pistola, foi só ligar os 3 fios, aos que já lá estavam, sendo que os dois fios que sobram são para ligar por baixo do tablier, ao novo modulo do comando, aos dois fios Brancos
Aqui estão as fotos da nova pistola e das ligações á ficha pré-existente.
O curso da nova pistola, não era suficiente, foi preciso fazer um novo gancho metálico, que encaixa no topo da pistola, podem ver que na original o gancho era prateado e na nova o gancho é dourado.

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Depois, foi preciso fazer as adaptações  na nova ficha que encaixa no novo modulo electronico do comando, o que se fez, foi juntar os dois fios referenciados no esquema de montagem como positivos e liga-los a um só fio, e a mesma coisa para os dois negativos.
aqui estão as fotos.
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Depois, foi preciso passar os dois fios que sobraram da nova pistola, para dentro do habitáculo, isso foi uma chatice, pois têm de passar na ficha da porta, aqui está a foto.

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Depois dos fios estarem lá dentro, têm de se ligar aos fios brancos que estão no novo modulo, este novo modulo tem de ser alimentado pelo fecho central do carro, sendo que o fio Azul com risca verde, é o positivo, foi preciso liga-lo ao fio positivo que já tínhamos adaptado na nova ficha do comando, e o Preto que é o negativo, também foi preciso liga-lo ao fio negativo que também já tínhamos adaptado na já referida ficha.
Aqui está uma foto do modulo do fecho central do carro.
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Foi a este mudulo que fomos buscar a corrente, aqui é que tem os fios azul com risca verde, e o preto.

Como podem ver nas fotos que estão em cima, na nova ficha do comando, sobram uns fios amarelos, que para mim não foram precisos, e também lá estão dois fios brancos, que são esses dois fios brancos que ligam aos fios que tivemos de passar para dentro do habitáculo, e que vêm da nova pistola, sendo que um é positivo e outro negativo, têm 50% de hipóteses de acertar á primeira, claro que a ficha já tem de estar encaixada no novo modulo, que por acaso não tirei foto, depois tem de experimentar com o comando, para saberem se quando carregam no botão de fechar, se na realidade as portas fecham ou se abrem, se aquilo estiver ao contrário, é só trocar os fios.

Se nesta fase ainda nada estiver a arder, já podem dispensar os bombeiros  O0

Depois disto tudo, continuo com a minha ideia inicial, é melhor ir ao electrecista montar aquilo... :)))

Abraço.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

castelar

Nem mais, para um leigo acho muito complicado,certas coisas têm que ser feitas por quem sabe, de qualquer maneira obrigado pelas fotos. O0 O0 O0
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
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:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

TesZero

gostei do DIY e nem pareceu muito complicado :)

obrigado pelas fotos...

e,, a ver se em menos de 1 ano as do teco aparecem aqui neste post :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
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  Saab 9000 Carlsson 1988
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