Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

114 Visitantes, 0 Utilizadores

Deskamumando - Desmontando um 9000 do kamuma

Iniciado por TesZero, 27 de Abril de 2013, 19:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TesZero

Bem...

como já sabem, o kamuma conseguiu partir um b204...
não me perguntem como... mas conseguiu...

então compramos a meias um 9000 CD de 1996.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

O carro tinha tudo muito direito e funcional... seria quase um crime desmontar este carro para peças...
tinha apenas dois pormenores graves...
2 pneus carecas e... uma panela central rota...
portanto... atendendo à gravidade dos problemas :P :P :P
Começamos a desmontar para peças :D

O propósito deste tópico não é ser um diário de bordo... porque este carro morre aqui..
nem algo técnico pormenorizado tipo DIY...

Apenas algumas fotos de partes mecânicas de como vai correndo a desmontagem nas minhas poucas horas livres.

Portanto... mostrar como podemos desmontar um 9000 sem usar muito o martelo e rebarbadeira :D :D :D :D

Como tive com pouco tempo e estive sozinho, tirei poucas fotos.
Especialmente nesta primeira fase em que me dediquei às transmissões... fica-se sempre todo sujo de massa.

Cometi um erro MUITO grave...

Que... foi tirar os amortecedores do carro (porque me pediram e tirei-os em cima da hora) sem aliviar a porca dos cubos da roda... acreditem... nunca mais...

Tive que tirar toda a transmissão montada com o disco do travão e tudo :P :P

Para ajudar... este carro era o carro mais seguro do mundo :D

isto porque TODOS os parafusos estão colados... diria soldados... lol
tira-se as porcas, dos amortecedores por exemplo e...
os parafusos simplesmente não saiem...
nem com calor... nem à pancada...
bolas...

:D :D :D

vi-me grego para tirar alguns mas... fui desmontado.

Aqui ficam algumas fotos...

Veios de transmissão e tripodes já cá fora... quase 2 horas para os tirar... grrr... :

The selected media item is not currently available.

Maxilas dos travões:

The selected media item is not currently available.

Estado actual do lado direito:

The selected media item is not currently available.

Estado actual do lado esquerdo:

The selected media item is not currently available.

Tive que prender de novo à jante para poder tirar o parafuso do cubo da roda e:

The selected media item is not currently available.

e... depois de uma tarde inteira... e mais 3 pessoas a fazer força... saiu:
Tive que prender a roda calçada com tábuas numas escadas com 2 a segurar nela e mais 2 a fazer força na chave com um tubo e... lá saíram as 2...

The selected media item is not currently available.

Depois... tive que voltar a prender... porque a transmissão, mesmo sem estar apertada... não saia... grrr... neste carro tudo está muiiiiito bem seguro:

The selected media item is not currently available.

Disco de travão cá fora... que como previa... estava colado e... muito bem colado... Nem o wd40 ajudava...

The selected media item is not currently available.

Acho que as únicas peça que foi só desapertar os parafusos e saiu "bem"... obviamente com a força de aperto dos parafusos normal... foram os rolamentos das rodas:

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

prato de protecção de poeira:

The selected media item is not currently available.

e aqui tudo desmontado, só faltava a rotula em cima que saiu com alguma facilidade:

The selected media item is not currently available.

Com um saca rolamento tirei os tripodes dos veios da transmissão:

The selected media item is not currently available.

Todas as peças da transmissão sujas de massa "de molho" em hiper cleaner para lavar:

The selected media item is not currently available.

Discos também para lavar:

The selected media item is not currently available.

Aqui uma das transmissões já lavadinha... muito trabalho me deu retirar toda a massa.. grrr :

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

Embora goste de ver tudo limpinho e a brilhar...
eu não vou voltar a usar estas transmissões pois não as tenho estragadas...
isto é... espero não precisar...
lol
portanto... quem precisar delas e quiser isto a 100% que pegue numa escovinha e que limpe ao pormenor aqui as cavidade do sensor de Abs.
Aprendi a colocar tudo limpinho com a GAJA mas infelizmente não tenho tempo para mais e só em produtos de limpeza para guardar isto direitinho já gastei mais de 70€...

The selected media item is not currently available.

Aqui já toda a transmissão, rotulas e suportes tudo limpinho e a brilhar:

The selected media item is not currently available.

Aqui os discos também limpos e desengordurados... como tem um desgaste inferior a 1 mm... ainda podem ajudar alguém... pintei-os com tinta anti-corrosão para que fiquem guardados sem ganhar ferrugem, depois ponho foto:

The selected media item is not currently available.

e... por agora é este o ponto da situação...

a seguir... tirar o motor fora...
Esta semana não devo ter tempo...

Qualquer dúvida apitem...
que empresto a marreta que usei para desmontar tudo isto :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Guest

Agora que falas nisso... Bom trabalho pá :) Como já te disse, parece que está tudo como deve ser e que será um bom "dador" para os 9000 necessitados  O0

Aproveito para informar que se for necessária alguma peça ou parte do carro para alguém, avisem para ver se estão disponíveis, pois nós iremos aproveitar o máximo possível do carro antes de o mandar para o "ferro" e se forem coisas que não necessitemos e deixemos ir com o carro, depois não se queixem  ++P

Mas deixamos já o aviso, não vamos "dar" nada a ninguém, mas também não entregaremos a preços altos. Apenas pediremos uma ajuda, pois tudo isto tem algum valor e dá muito trabalho.

Abraço

Nicodemus

Agora que me lembro disso, o Tavares queria um 9000CD, acho que podem falar com ele para ficar com a carcaça.

bom trabalho... sim senhor  ;) e mais do que tudo, bom achado!!  ;)

Abraço
  • Saab 9000 CSE 1995

TesZero

ele estaria interessado se fosse toda a carcaça...
mas isso não me interessa a mim... porque preciso da instalação T5.5

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

teco

Eu vou às compras!

além disso tenho um escape no carro para alterar e depois colocar... Tes, ver se atendes!
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Faz lista...

A casa dos escapes fica a 5 minutos da casa da maia...
é combinares...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Guest

Sim, faz lista... desde que não precises do motor, caixa, instalação eletrica e centralina e opticas frontais, podes comprar tudo 8) 8) 8)

Nop... bolotas, mines e pistachios, não temos... Tens de trazer :P :P Só há tinto de "Bag in box" de Tazem e Ice Tea PÊssecú :)  :D ;D ;D >:D >:D >:D >:D

Abraço

teco

acho que o que preciso é secundário... ver se passo
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

hoje foi o dia todo a correr :(

a ver se amanha e depois de amanha avanço com o trabalho de desmantelamento e limpeza...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

TesZero

bem, como o kamuma precisava do motor para adiantar serviço no carro dele... foi altura de mais um episódio de "DesKamumamento" :P

Ficam as fotos para o registo de o que é desmontar um 9000 "ao parafuso" :P

Ontem tiramos e desmontamos o motor e instalação eléctrica do cofre do motor.
Todas as fichas e ligações foram catalogadas para depois serem instaladas no meu fosco.

Seguem as fotos:

inicio do trabalho pelas 10:30 da manhã:
The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

pátio ainda vazio:
The selected media item is not currently available.

Aqui paramos para almoço, passado 1h30 ou 2h de trabalho, demos-lhe bem:
The selected media item is not currently available.

Mais algumas:
The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

Aqui tivemos um problema... caraças... lol
não conseguíamos tirar o motor...
não conseguimos levantar mais o motor porque batia no portão da garagem em cima e...
também não conseguíamos puxar ainda o motor porque batia na travessa do carro..

The selected media item is not currently available.

Como a carroçaria foi abatida e é para cortar para sucata e é...
rebarbadeira e frente fora :P
Assim já saiu o motor fora sem problema..

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

Agora o pátio já começava a assustar o meu avô que insistia para o kamuma levar o máximo de peças possível no carro dele para Viseu, lol

The selected media item is not currently available.

Tirada a tampa das válvulas e inicio da desmontagem:

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

Caixa de velocidades também desmontada do motor:

The selected media item is not currently available.

Colaça já retirada do bloco:

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

A junta ainda não estava muito má... mas para lá caminhava:

The selected media item is not currently available.

Depois... foi arrumar tudo e mandar o kamuma para casa :P

Inico do trabalho as 10h30
1h00 para almoço
final do trabalho já com tudo arrumado às 21:30

8h30 de trabalho com a electrónica toda catalogada :P

Se o kamuma não parasse a cada 10 minutos para espirrar teríamos feito muito mais... :P :P :P :P
é o que dá ter alergia ao trabalho!!!!!

Não lavei nada, mas será o próximo passo :P
lavar e embalar.

:D

Não percam os próximos episódios...
Porque nós também não :P :P :P

Abraço



SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

teco

avisa quando for o proximo dragon ball para eu passar e calma na rebarbadeira
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Se tu passares num dia destes tens que prometer não te aproximares menos de 2 metros da zona de trabalho e estares de bico fechado...
:P
lol
senão ninguém faz nada se ficarmos parados a ouvir as tuas teorias....

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

teco

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Se tu passares num dia destes tens que prometer não te aproximares menos de 2 metros da zona de trabalho e estares de bico fechado...
:P
lol
senão ninguém faz nada se ficarmos parados a ouvir as tuas teorias....

Abraço

excepto para seleccionar peças...

e ando mais calmo nas teorias
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Guest

Mas afinal o que precisas? Convinha dizeres para não depois não ser vendido a outra pessoa...

Abraço

teco

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Mas afinal o que precisas? Convinha dizeres para não depois não ser vendido a outra pessoa...

Abraço

uma série de coisas, a maioria para spares,  e é mais fácil comprar um quinhão ;)

ver se consigo que o tes me ature meia hora lá...
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16