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Autor Tópico: Consequências de óleo a mais no motor  (Lida 57094 vezes)

Offline joseglv

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #30 em: 22 de Junho de 2015, 13:10 »
Se quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.
Num carro a gasolina, se desligares a bateria depois dele estar a trabalhar tambem continua pois o alternador produz energia suficiente.

Naõ tenho a certeza, por isso não te vou contrariar.
O meu "teste" foi feito há muito tempo num carro de tecnologia arcaica comparada com os nossos Saab por isso...

A maioria dos carros usa a bateria apenas para dar corrente ao motor de arranque e depois do carro estar a trabalhar, o alternador fornece a corrente necessária ao funcionamento do carro e reposicionamento da corrente na bateria. No entanto, a bateria serve sempre como um ponto de referência da voltagem necessária para o funcionamento dos vários circuitos electricos ( incluíndo a ECU ) os quais sem esse ponto de referência simplesmente não funciona.
Além disso o alternador produz muito mais que os 12v que a bateria fornece.... e de certeza que há circuitos que "fritam" se lhe aplicares voltagem/Ah a mais...
E também há o casos em que o alternador ao relantim simplesmente não consegue produzir corrente suficiente ao todo o funcionamento do carro...
E mesmo que se consiga retirar a bateria, colocar uns cabos a um Booster e colocar a trabalhar, não quer dizer que esteja a funcionar como deve de ser.... há carros que ao passar os 20km/h simplesmente desligam....

Nota: Não façam o teste de desligar a bateria nos vossos carros.... pode fazer mal....
Nota2: o carro funcionar sem bateria ligada depende dos esquemas electricos que cada marca utiliza em cada modelo
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 17:55 por joseglv »
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Offline Ramess

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #31 em: 22 de Junho de 2015, 17:22 »
Pelos meus calculos devo ter retirado cerca de 250 a 300ML de oleo total.
No entanto essa retirada colocou oleo abaixo 1/10 da barra ou ate ligeiramente menos.

Ou seja oleo deveria ter a mais seria entre 150 e 200ML
Eu tenho sinceramente receito de ter danificado algo.
O trabalhar mesmo a quente é silenciono e trabalhar suave. Os consumos sao bons.

Sinceramente estou fo***. Mas o mecanico nao teve culpa. É a mania de encher sempre ate ao maximo. É o q fazem todos (embora tem quem recomende apenas 3/4 para evitar isto).  Fez tudo como normal. Alias oleo esteve a escorrer enquanto estavamos a trocar as valvulas EVAP. Ou seja tempo de conversa + troca valvulas esteve cerca de 1 hora e meia a vazar o oleo. Depois colocou-se pelo maximo (talvez ligeiramente mais mas cerca de meio milimetro ou nem tanto)... A questao é q nestes carros como sabem ele demora a baixar muuito o oleo todo ate ao carter. vÊr oleo passado 30 minutos apos desligado ou apenas ir ver no dia seguinte tem diferrença mais de 1mm...

E antes q perguntem só uso filtros oleo da marca... Só se tiver defeito

Pode ser coincidencia o barulho mas acho estranho tanto coincidencia.
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 17:26 por Ramess »
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Offline joseglv

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #32 em: 22 de Junho de 2015, 17:57 »
Sinceramente não acredito que tenhas feito estrago... Se é só por isso e como a quente está tudo ok, podes ficar desansado. ;)
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Offline Dhc

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #33 em: 22 de Junho de 2015, 23:48 »
Um motor a gasolina não funciona a queimar óleo, afoga! se tirares a bateria a um SAAB a gasolina ele simplesmente desliga-se, como o Zé disse e bem, o alternador fornece amperagens e voltagem superior à carga da bateria, os circuitos eléctricos/electrónicos estão limitados a valores com pouca variação e também protegidos contra sobrecargas (relés e fusíveis por ex.), por isso se desligares o alternador, ele anda até esgotar a bateria, se desligares a bateria simplesmente para!! a/s centralina/s está/ão ligada/s à bateria (que normalmente deve fornecer corrente estabilizada) e não ao alternador.

Offline Dhc

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #34 em: 23 de Junho de 2015, 00:01 »
Antes que surjam mais dúvidas, num motor a gasolina o óleo não mantém o motor em funcionamento simplesmente porque não atinge a mesma pressão (compressão do diesel é superior quase em dobro de um gasolina) dentro do cilindro, além de que isola a vela e esta por sua vez simplesmente não faz faíscamento. Além disso, os óleos minerais ardem mais facilmente, os sintéticos (que presumo que todos usem nos nossos meninos...) podem ser elevados a temperaturas perto dos 500º sem entrar em combustão (a gasolina arde a cerca de 150º), num motor diesel a queima do combustível efectua-se a temperaturas superiores a 600º.

Offline SMAP

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #35 em: 23 de Junho de 2015, 08:54 »
Um motor a gasolina não funciona a queimar óleo, afoga! se tirares a bateria a um SAAB a gasolina ele simplesmente desliga-se, como o Zé disse e bem, o alternador fornece amperagens e voltagem superior à carga da bateria, os circuitos eléctricos/electrónicos estão limitados a valores com pouca variação e também protegidos contra sobrecargas (relés e fusíveis por ex.), por isso se desligares o alternador, ele anda até esgotar a bateria, se desligares a bateria simplesmente para!! a/s centralina/s está/ão ligada/s à bateria (que normalmente deve fornecer corrente estabilizada) e não ao alternador.

Sinceramente no 9000 nunca testei, mas garanto-te que o meu Citroën AX desligo a bateria e ele continua a funcionar.

Offline Ramess

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #36 em: 23 de Junho de 2015, 13:39 »
Apesar de nao introduzir nenhuma informacao util , no 9-5 quando o alternador deu o berro o ano passado, recordo-me q a bateria conseguia o manter  o carro a trabalhar durante alguns minutos. Se totalmente carregada ate permitia uma viagem de alguns kms. Mas sempre a avisar q iria ficar brevemente sem corrente e ate tenho ideia q puxava menos (possovilmente controle electronico para gastar menos bateria)
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Offline joseglv

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #37 em: 23 de Junho de 2015, 15:55 »
Lá está... o alternador dando o berro, o carro funciona até esgotar a capacidade da bateria... mas retirando a bateria do circuito, o carro não trabalha.

O meu pai conta-me uma história de uma desempanagem feita nos moldes que o Ramess estava a contar...

Num 9000 o Alternador berrou.
Para levar para a oficina e trocar o alternador, levaram um 9000 bom e quando lá chegaram trocaram a bateria com a do 9000 com o alternador avariado. Levaram um booster e siga viagem.

A viagem demorava o tempo que a bateria suportasse o carro. Durante a viagem, a bateria que estava sem carga ( o alternador não carregava ) recuperava no 9000 bom e a bateria do 9000 bom colocava-se no outro carro para fazer mais uns quantos km. Foram feitas umas quantas trocas até chegar à oficina.

A maior dificuldade nisto foi qe a desempanagem foi feita à noite.... e o 9000 que tinha o alternador estragado tinha que vir com consumos electricos mínimos... o que implica fazer a viagem sem ligar as luzes...
Deve ter sido divertido... o da frente iluminava o caminho normalmente... o de trás simplesmente seguia com a referência do da frente! :o
Não é impossível ( experiência própria ) mas é uma viagem com os nervos à flor da pele e a adrenalina nos pincaros!
 :|@
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Offline Dhc

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #38 em: 24 de Junho de 2015, 00:18 »
Um motor a gasolina não funciona a queimar óleo, afoga! se tirares a bateria a um SAAB a gasolina ele simplesmente desliga-se, como o Zé disse e bem, o alternador fornece amperagens e voltagem superior à carga da bateria, os circuitos eléctricos/electrónicos estão limitados a valores com pouca variação e também protegidos contra sobrecargas (relés e fusíveis por ex.), por isso se desligares o alternador, ele anda até esgotar a bateria, se desligares a bateria simplesmente para!! a/s centralina/s está/ão ligada/s à bateria (que normalmente deve fornecer corrente estabilizada) e não ao alternador.

Sinceramente no 9000 nunca testei, mas garanto-te que o meu Citroën AX desligo a bateria e ele continua a funcionar.


Sérgio, mas quantas centralinas tem o teu AX?? Num 9000 a bateria dura poucos quilómetros, chega a ser irrisório o percurso possível, depois também depende da temperatura ambiente exterior, o tipo de via em que circulas, o trânsito etc etc, deves saber também que em torno dos 7.5/8 volts num 9000 simplesmente para, exactamente para fazer a protecção do sistema eléctrico. Se desligares a bateria num 9000 e deixares apenas o alternador a funcionar, não te esqueças que o mesmo debita cerca de 14.5 volts para aprox. 130Amp, com flutuações possíveis de carga, o que normalmente origina graves problemas em seguida, como por ex. torrar uma centralina, perda momentânea ou constante do ABS entre outras :(, alguns destes pressupostos eu já os vivenciei ao longo do uso dos 9000 que já tive/tenho. Digo mais, todos os problemas que o meu aniversário tem dado são fruto de experiências loucas que por vezes faço, precisamente para avaliar o resultado  :|@, a última resultou num caracol (o quente) do turbo em fragmentos, por puxar a caravana com o CC ligado a 90 kh numa subida com inclinação de 8º e 4.5 km de comprimento...

Offline SMAP

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #39 em: 24 de Junho de 2015, 07:48 »
Mas alguém leu o que eu escrevi? onde é que eu falei de SAABs ou mesmo 9000?

Se quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.

Num carro a gasolina, se desligares a bateria depois dele estar a trabalhar tambem continua pois o alternador produz energia suficiente.

O joseglv estava a falar de motores de gasóleo de uma forma geral, não dos motores que estão nos SAABs. Eu também estou a falar de motores de gasolina de uma forma geral, não de nenhum SAAB.

Genericamente qualquer carro com motor a gasolina e ou gasóleo consegue trabalhar sem bateria, só com a corrente gerada pelo alternador no caso dos motores a gasolina.

Como é obvio os carros mais actuais que estão cheios de electrónica são mais sensíveis a trabalhar sem bateria, mas garantidamente qualquer veículo equipado com motor a gasolina com carburador e bomba de gasolina mecânica trabalha com a bateria desligada só com a corrente gerada pelo alternador.

Offline Rui

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #40 em: 24 de Junho de 2015, 10:42 »
Em termos genéricos, é como o SMAP diz: qualquer motor deve ser capaz de trabalhar sem bateria e apenas com o alternador, pelo simples facto de que se assim não fosse isso significaria que o carro consome mais energia elétrica do que aquela que produz, o que faria com que ao fim de algum tempo, mesmo com bateria, esta viesse a descarregar e o funcionamento do veículo interrompido. Isto em tese geral. Claro que na prática as coisas são um pouco diferentes, pela diferença entre as especificações de corrente elétrica requeridas pelos diversos sistemas dos carros e aquela que um alternador é capaz de entregar.
Para ajudar à festa, apenas acrescento que também em tese geral o funcionamento de um motor a gasolina exige mais eletricidade que um motor diesel, pelo facto de a combustão do primeiro se fazer à custa das velas, ao passo que no segundo se verifica uma combustão desencadeada pela pressão atingida pela mistura ar-combustível no interior dos cilindros, portanto sem necessitar de nenhuma ajuda "exterior".

Rui Ribeiro
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