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Consequências de óleo a mais no motor

Iniciado por Guest, 14 de Fevereiro de 2013, 00:24

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Guest

Em conversa com o Gdinis deparei-me com uma questão que ele me fez. Perguntou qual os danos por andar com óleo a mais no motor...
Eu encontrei isto e aqui fica o contributo:

"Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."

Abraço

teco

Penso que nos diesel... Especificamen e o 2.2 o problema é menor
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Guest

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Penso que nos diesel... Especificamen e o 2.2 o problema é menor
Como assim? Que diferença há?

Abraço

TesZero

Kamuma... não sei onde raio foste desencantar esse post...

mas... tem tudo haver menos com o assunto do tópico...

ou seja...

o assunto é o excesso de óleo...

o autor do tópico escreveu sobre problemas de perda de pressão de óleo e 3 linhas somente sobre o problema do excesso de óleo...

Sem falar que o autor deve de ser militar e ter chegado de uma missão onde teve exposto a grande violência...

isto é a minha opinião, claro...
mas ao dar a minha opinião explico sempre o porquê de para mim ter lógica de forma contraria, e aqui vai então a minha avaliação do post:

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Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

Antes de mais....
é mesmo assim que a cambota é lubrificada!!! a "chapinar" no óleo....

podes ver aqui como funciona um motor 4 tempos... Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Coloca a animação a correr e vê como e onde se desloca a cambota...

Sim... a cambota é mesmo lubrificada a chapinar no óleo...

Agora... avaliemos por fotos... tu que já tiraste fora o teu carter sabes bem que a cambora fica com parte mergulhada no óleo...

A cambota:


e... o carter:


Como sabes e podes ver na imagem... o carter é "plano", especialmente para passar o escape por baixo e depois afunila, cria um fundo, onde está o tubo de pesca...

o tubo de pesca vai buscar sempre o óleo à parte mais baixa do motor...

Como é que vai apanhar ar? especialmente se tiver óleo a mais?
poderá acontecer se tiver óleo a menos... óbvio...
mas a mais????

Se assim fosse... se fizesses uma curva apertada o que acontece ao óleo? pela força centrifuga, não mexe??? :|
Obviamente mexe... se mexe e não apanha ar... porque iria apanhar ar nessa situação???
pouco plausível, não?

tudo isto leva-me a questionar....
o autor desse tópico alguma vez tirou um cárter na vida? :|

especialmente por isto:

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Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma.

Será que bate também claras em castelo????:o

_____________________________________________________

No que toca a consequências sobre a falha de pressão de óleo...
sim... é assim que funciona em casos extremos...
não é imediato como transparece o post (pelo menos a mim deu a entender tal) mas poderá em casos extremos acontecer...

Quanto ao processo de explosão/combustão se tornar auto-suficiente....
acho muito difícil isso acontecer em um motor de injecção electrónica...
o motor teria que estar mesmo muito... mas muito mau para isso acontecer...
turbo mesmo com muita passagem (teria que passar por intercooler para chegar à admissão) ou os segmentos já não existirem...

Portanto... quanto a esse post face ao assunto estipulado... se isto fosse o caçador de mitos diria... BUSTED!!!!
(mas não é o caçador de mitos e não passa da minha opinião)

Agora... coloquei os factos, tenham a vossa :D

_______________________________________________

Obviamente ninguém vai colocar mais 50% ou 100% do óleo necessário ao ponto de chegar à parte de baixo dos pistões...

isso iria mesmo dificultar o movimento da cambota e pistões... imaginem porquê...

Abraço




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Guest

A pertinência deste tópico deve-se ao facto do User Gdinis me ter informado que se encontrava com o sistema de locomoção da sua viatura extremamente lubrificado ao ponto de ter o conteúdo de duas basilhas de óleo... Lololol... Claro que como sou leigo na matéria fiz a posta... >:D

Abraço

TesZero

#5
O objectivo do tópico (assunto) eu percebo...
não percebi é o assunto dentro do post que citaste, lol... em que de todo o post citado só 3 linhas se referia ao assunto exposto...

8 litros de óleo?????
ele deitou até sair por fora?

HOOOOOOOO GONÇALO!!!! pensavas que estavas a atestar o depósito????
era até sair óleo pela vareta?

tira esse óleo e coloca ao nível...

OMG!!!!! e não é o teu irmão mecânico? :P

OMG!!!!!!!

Abraço
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Guest

Pois... Lá esta uma reacção equivalente a minha...lol...  Além de que já esta assim a um ano e só fez 26km. Claro que lhe disse para trocar o óleo e filtro...

Abraço

TesZero

ninguém no bom juízo coloca 8 litros de óleo no motor!!!

por alguma razão existe nível de óleo na vareta......

No meu caso, embora o carro leve 3,75 com filtro...
eu coloco sempre os 4... não vou deitar fora 0,25....

Mas... não estou a atulhar o motor com óleo...

Abraço
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Guest

Ele disse-me e passo a citar "o carro anda com PELO MENOS 2 litros a mais de óleo" e depois perguntou-me se poderia ser por isso que o carro estava "preso"...
Várias razões para estar preso:
-óleo a mais
-estar parado (ou fazer 26km num ano)
-velas gastas
-etc

Abraço

TesZero

Se não tem a maf a funcionar...
como sabe se o carro está preso ou não? :|
Se a maf não lhe mede o ar e consequentemente não faz a injecção correcta... como haveria o carro de desenvolver ?  :>S  :>S  :>S  :>S  :>S

mais uma vez...

GONÇALO!!!!!

OMG!!!!!
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Guest

Ele disse que já tinha a maf a funcionar... está um video dele no youtube com o ralenti certo, o problema, segundo ele, é que faz um "poço" de vez em quando ao baixar as rotações...

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Abraço

TesZero

então que venha ao fórum, actualize o diário de bordo e exponha o problema, pode ser que o consigamos ajudar...

Abraço
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Guest

Foi o que lhe disse... mas ele disse que não tem tido tempo para vir ao fórum... Daí eu ter tentado ajudá-lo mas pelo Facebook. Com a vossa ajuda, claro, fiz este post...

Abraço

Lfteixeira

Isto é o que o kamuma estava a falar:
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  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Guest