Dificuldade em engrenar marcha atrás

Voltar
  • Dificuldade em engrenar marcha atrás   por PeaceMaker em 23 Dez, 2013 15:55
  • Um dos primeiros problemas do meu 95 de 2000 é este mesmo, está extremamente difícil engrenar a marcha atrás, pelo menos com o carro parado, se o deixar descair para trás, ela entra logo..

    A direito ou a deixar descair para a frente a manete faz força, mas é como se não existisse ali nada a engrenar..

    algumas ideias?
  • Responder #1   por Guest em 23 Dez, 2013 16:04
  • Poderá ser o sector mal encaixado. Á frente onde encaixa na caixa de velocidades... Verifica. Vê como está o nivel de lubrificante da caixa também. Tem em atenção que não leva valvulina mas sim óleo de motor... se o fores trocar, troca por sintetico mas faz com que o oleo que la tens saia por completo.

    Abraço
  • Responder #2   por cesar pinto em 23 Dez, 2013 20:00
  • pode ser embraiagem
     ;)
  • Responder #3   por Guest em 23 Dez, 2013 20:03
  • Sim, se não for nada do que eu disse, pode ser, mas isso só desmontando caixa...

    Abraço
  • Responder #4   por PeaceMaker em 23 Dez, 2013 20:12
  • Porquê embraiagem se todas as outras entram bem?
  • Responder #5   por Guest em 23 Dez, 2013 20:15
  • Exacto, mas pode ser algo no disco ou assim, vê o que te disse...

    Abraço
  • Responder #6   por PeaceMaker em 23 Dez, 2013 20:36
  • Sim, parece me ser algo do género do que me indicaste, se bem que já ouvi falar de um problema comum nestas caixas e que até existia um kit reparação...

    Mas isso já não era reparação para qualquer oficina.. Alguém conhece uma boa oficina em Coimbra?
  • Responder #7   por TesZero em 25 Dez, 2013 16:43
  • Em coimbra não conheço...

    mas conheço que te repare isso em Braga...

    Pelo preço de reparação que pagas... acredita... compensa ires mesmo a braga...

    Reparei lá uma caixa ha umas semanas de um suzuki swift... ficou num total de 260€....
    Troca de todos os rolamentos e mão de obra....

    Em todo o lado pediram a esse meu amigo cerca de 300 a 400 euros só para abrirem a caixa... sem orçamento para reparação...

    O teu problema parece ser o sincronizador da marcha a trás, parece ser comum nestas caixas.

    Tens aqui o link da oficina e feedback sobre a mesma:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraço
  • Responder #8   por PeaceMaker em 05 Jan, 2014 21:53
  • Entretanto, com a habituação já começo a conseguir colocar a marcha atrás melhor.
    Mas nunca entra direta, tem que ir sempre à primeira e depois marcha atrás, ou segunda se não resultar.. ou mesmo 5ª...

    Mas noto que depois de andar uns 20km começa a custar cada vez mais..
  • Responder #9   por TesZero em 05 Jan, 2014 22:16
  • Não vai melhorar....
    pelo contrário...
    tens que ter noção que vai piorar até deixar de entrar mesmo.

    Se tiveres oportunidade, é a altura ideal para tratares do problema (enquanto ainda funciona)

    Abraço
  • Responder #10   por PeaceMaker em 05 Jan, 2014 23:04
  • Pois acredito.
    Mas levar o carro a braga e deixa-lo lá uns quantos dias é complicado.

    Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
    Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?
  • Responder #11   por SMAP em 05 Jan, 2014 23:13
  • Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
    Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?

    As caixas de 9-5 são todas compativeis entre 1998 e 2009, mas se vais procurar uma caixa usada procura uma de 2006 para a frente pois traz um componente melhorado que se torna fulcral na longevidade das mesmas.

    1. alteração - anilha de esmagamento - crush sleeve

    Article : Sleeve (antiga, cilindro e anilha não conica)
    PartNo : 8734477
    Usage : 1998-2002

    O Part number que a SAAB tem para os 9-3 SS (caixa mais resistentes e que aguentam mais binario) e 9-5 (apartir de 2006)

    Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
    PartNo : 55352125
    Usage : 2003-

    Se pedirem a um revendedor autorizado de peças pela anilha de esmagamento quando ele for ver no EPC vai-vos indicar a peça antiga, nunca a nova pois é isso que esta no EPC. Peçam sempre o novo Part Number mesmo que vos digam que não é o indicado.

    Peça nova é a da esquerda
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    ao usarem a antiga o que acontece muitas vezes é ela partir e pronto la vai a caixa para o lixo

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


    Eu proprio quando reforcei a caixa do meu 9000 usei o part number mais recente como podes ver aqui   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #12   por PeaceMaker em 06 Jan, 2014 00:47
  • Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
    Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?

    As caixas de 9-5 são todas compativeis entre 1998 e 2009, mas se vais procurar uma caixa usada procura uma de 2006 para a frente pois traz um componente melhorado que se torna fulcral na longevidade das mesmas.

    Mas não são todas iguais certo?
    Eu pelo ebay encontro várias caixas, e nem saem nada caras <200€..
    Será que por cá também se encontram a estes valores?
  • Responder #13   por SMAP em 06 Jan, 2014 11:37
  • As caixas manuais dos 9-5 pelo que sei são todas FM55Bxx o xx é a revisão da mesma e quanto mais alto for o numero mais recente é a mesma

    Vais encontrar na net caixas FM55B01, FM55B03, FM55B05, FM55B09 e FM55B10

    Tens aqui um exemplo onde podes ver FM55B09 e FM55B09

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    ou mesmo esta pagina do ebay onde podes ver que a caixa é compativel com 9-5 de 1999 a 2009

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #14   por Lfteixeira em 06 Jan, 2014 17:57
  • Caixa em inglaterra até por £50 as arranjas, o problema é o transporte.

    Como já indicaste, é um problema comum dessas caixas e existiu um kit de reparação para elas.
    No meu caso, quando acontece, é meter 4ª e depois marcha atrás.

    O kit que queres é este:
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation