Ora boas a todos!!!
Passo a explicar o que é necessário fazer no Garrett t25 para esse poder alcançar um stage 3 ou mais fiavelmente.
O t25 é uma evolução do t3, que já estava a ficar velho. O t3 é um turbo grande mas com pouco potêncial, devido a sua má aerodinamia (estamos a falar de um turbo que nasceu nos anos 70. Em medidas fiáveis, o t3 produz 280cv, enquanto que o t25 ronda os 250. A diferênça não é enorme, quando em contrapartida o pequeno t25 consegue fazer um spool mais cedo e mais rápidamente.
Para poder passar essa barreira, o t25 terá que ser hibridado, isso é, substituir parte(s) do(s) componente(s) para esse último poder bombear mais ar para o motor.
Regra geral fica-se pela copressora e ajustes na sua zona de trabalho, há quem mude tambem o caracol de escape juntamente com a turina.
Para poder por um t25 a bombear ar para mais de 300cv (que é o meu caso), irão precisar de:
-kit 360º
-kit reparação
-Compressora garrett gt28rs (tenho que pedir ao tavares o referência que tem na caixa da compressora)
-alargar caracol de admissão e encaixe onde roda a compressora no core.
O kit de reparação é necessário porque o turbo irá ser todo desmontado e refeito.
O kit 360º irá impedir que o turbo tenha folga axial devido ao maior bombeamento de ar. basicamente faz com que o turbo consiga trabalhar muito tempo a pressões que, sem o kit 360º, iria rapidamente desfazer-se. O kit 360 tem mesmo muita pouca coisa... umas anilhas e uns parafusos. lol
compressora, podem optar pela do t28, ou a do gt28rs (de 74mm se não estou em erro), quem lhe irá montar o turbo, vai dizer que não vai dar, a compressora é muito grande e não vai dar equilibrio... Mas dá. como podem ver nessa foto, foi retirado bastante peso na porca de fixação:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIna compressora antiga é a de fora.
Eu ouvi falar que o kit de reparação e o 360º custam por volta de 90€, não faço ideia do preço da compressora, nem do trabalho de torneiro. mas eu estimo que por menos de 300€ irão conseguir formar esse t25 hÃbrido.
pros: ficam com um turbo virtualemente novo, e com mais potêncial que o TD04 (com a compressora gt28rs fica aproximadamente como o TD04 17T)
plug and play, não tem alteração de tubagens, juntas nem nada.
Faz um barulho orgásmico quando está a encher!!
Contra: spool ligeiramente mais lento, mas não incomoda (eu ainda acho que é mais rápido que o td04 a spoolar
)
de resto, nada a apontar. Aconselho mudarem a válvula de wastegate porque a original vai começar a dar raia.
(eu não sei onde meti as fotos disso...
)
bem, espero que gostaram.
Abraço