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Garrett t25 híbrido

Iniciado por Nicodemus, 04 de Novembro de 2012, 14:35

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Nicodemus

Ora boas a todos!!!

Passo a explicar o que é necessário fazer no Garrett t25 para esse poder alcançar um stage 3 ou mais fiavelmente.

O t25 é uma evolução do t3, que já estava a ficar velho. O t3 é um turbo grande mas com pouco potêncial, devido a sua má aerodinamia (estamos a falar de um turbo que nasceu nos anos 70. Em medidas fiáveis, o t3 produz 280cv, enquanto que o t25 ronda os 250. A diferênça não é enorme, quando em contrapartida o pequeno t25 consegue fazer um spool mais cedo e mais rápidamente.

Para poder passar essa barreira, o t25 terá que ser hibridado, isso é, substituir parte(s) do(s) componente(s) para esse último poder bombear mais ar para o motor.
Regra geral fica-se pela copressora e ajustes na sua zona de trabalho, há quem mude tambem o caracol de escape juntamente com a turina.

Para poder por um t25 a bombear ar para mais de 300cv (que é o meu caso), irão precisar de:

-kit 360º
-kit reparação
-Compressora garrett gt28rs (tenho que pedir ao tavares o referência que tem na caixa da compressora)
-alargar caracol de admissão e encaixe onde roda a compressora no core.

O kit de reparação é necessário porque o turbo irá ser todo desmontado e refeito.
O kit 360º irá impedir que o turbo tenha folga axial devido ao maior bombeamento de ar. basicamente faz com que o turbo consiga trabalhar muito tempo a pressões que, sem o kit 360º, iria rapidamente desfazer-se. O kit 360 tem mesmo muita pouca coisa... umas anilhas e uns parafusos. lol
compressora, podem optar pela do t28, ou a do gt28rs (de 74mm se não estou em erro), quem lhe irá montar o turbo, vai dizer que não vai dar, a compressora é muito grande e não vai dar equilibrio... Mas dá. como podem ver nessa foto, foi retirado bastante peso na porca de fixação:
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a compressora antiga é a de fora.

Eu ouvi falar que o kit de reparação e o 360º custam por volta de 90€, não faço ideia do preço da compressora, nem do trabalho de torneiro. mas eu estimo que por menos de 300€ irão conseguir formar esse t25 híbrido.

pros: ficam com um turbo virtualemente novo, e com mais potêncial que o TD04 (com a compressora gt28rs fica aproximadamente como o TD04 17T)
plug and play, não tem alteração de tubagens, juntas nem nada.
Faz um barulho orgásmico quando está a encher!!  :-* :-* :-*

Contra: spool ligeiramente mais lento, mas não incomoda (eu ainda acho que é mais rápido que o td04 a spoolar  :P)
de resto, nada a apontar. Aconselho mudarem a válvula de wastegate porque a original vai começar a dar raia.

(eu não sei onde meti as fotos disso...  :-\)

bem, espero que gostaram.

Abraço
  • Saab 9000 CSE 1995

Guest

Assim gosto mais :D :D

Bom post Don Nicodemus :D

Abraço

castelar

Porreiro, para quem sabe do que está a falar :-[ :-[ Se aparecerem mais fotos os ignorantes agradecem ::) ::)
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
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teco

ora então hibridação t25 vs tf04 era boa discussão
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Guest

Eu também acho que era... Ainda não percebi bem quais as diferenças  :-[ :-[ :-[

Abraço

Nicodemus

O TD04 15t é maior que o t25 stock, consegue mais potência por conseguir debitar mais ar.

Quanto maior a compressora (o resto tambem tem que acompanhar) maior o débito de ar, logo, mais potêncial.

O td04 tem uma coisa de bem que não tem o t25, que é já ter de série o equivalente do kit 360º. enquanto que o 25 tem que ser posto.
  • Saab 9000 CSE 1995

Guest

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O TD04 15t é maior que o t25 stock, consegue mais potência por conseguir debitar mais ar.

Quanto maior a compressora (o resto tambem tem que acompanhar) maior o débito de ar, logo, mais potêncial.

O td04 tem uma coisa de bem que não tem o t25, que é já ter de série o equivalente do kit 360º. enquanto que o 25 tem que ser posto.

8) 8) 8) Esclarecidíssimo  8) 8) 8) 8) Obrigado

Abraço

Nicodemus

Sempre consegui mais algumas fotos:

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A turbina do t25 original já vem com um ligiero ângulo para evitar o turbo-surge.

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Quem quiser a referência da compressora usada, aqui têm.

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Nessa foto, podem ver o que foi retirado ao caracol de admissão para poder caber a compressora (apenas se vê o inducer), da parte interna (exducer) não tenho fotos porque não presenciei a montagem.

Tadaaa!!!  ;D
  • Saab 9000 CSE 1995

teco

vou fazer a pergunta que mata....


e colocar directo uma coisa destas?


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  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Nicodemus

#9
O problema é de ser marca branca. Pode ser o equivalente ao gt3071, mas a qualidade dos materias deve ser bastante inferior, e sobretudo não é de rolamentos. até falta saber se é de anilha 360º...

por isso, dizer que aguenta bem 25 psi e 500 cv parece-me barrete. porque para 25 psi é preciso um core reforçado.

"-Inducer: 54mm
-Major: 70mm"

a compressora do td04 19t não é bem maior que isso? é que parece-me que a minha é maior, e no entanto não devo conseguir 500 cv  ;D
  • Saab 9000 CSE 1995

teco

desconsidera o ser marca branca, considera so a questão de um gt3071 com falange de t25
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Nicodemus

#11
A falange t25 é pequena  :-\  Funciona, sem dúvida, e até por ser uma falange pequena faz com que os gases passem mais de pressa, mas ofrece mais resistência, o que cria demasiada pressão sobre os colectores... num trubo destes, eu optaria pela falange t3.

Mas isso no caso de querer rondar a 400cv ou mais. Se a tua ideia é de 300~350 cv, dá bem, mas a partir daí... era um com falange t3 e com uns colectores individuais, até porque é estimado que os nossos colectores suportem 420cv, a partir do qual a frequência de escape torna-se muito forte e o "pulse bang" do cilindro 1 e 4 vão começar a criar confusão.

Isso é apenas a minha opinião! não sou mecânico nem nada parecido! apenas investigo muito naquilo que me dá interesse!  ;D

Abraços

  • Saab 9000 CSE 1995

Nicodemus

Já agora, falange t25 e t3 (ambas Saab)

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  • Saab 9000 CSE 1995

teco

acho que pelo menos numa primeira fase ele fica bem com o t25 de origem.

Os injectores de gpl parece que são de 280cvs, os de gasolina tb (+ coisa menos coisa), o proprio escape tem essa limitação. No fundo se ficar com 270-280 dá 250 mesmo a subir e pode em plano fazer 270-280 km/h (mas ai meu deus que bebe como uma besta)

eu sei, eu sei, ter um supercarro é outra coisa, mas aí se calhar, e era isso que eu discutia, é questão de mexer tudo.
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

bebe que nem uma besta... depende do que acelerares...

dá-me um exemplo de um carro com 300cv que beba menos...

queres falar de motores atmosféricos da bmw por exemplo? :D :D :D

se fizeres viagens a 120 km/h com a tua caixa e com essa personalização, nõ vejo porquê do carro ir a gastar mais que 6.5...7...
é muito?

E sempre a fundo... mais de 12 começo a achar pouco provável mesmo... a menos que andes sempre em primeira e segunda...

Abraço

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