O filtro de óleo é uma das peças de manutenção mais importante do motor e muitas vezes descurada.
Por muitas vezes são usados filtros de concorrência baratos que por menos 3 ou 5 euros podem colocar em risco a saúde de um motor.
Sendo o óleo o aspecto mais importante num motor, permitindo assim a lubrificação e bom funcionamento do motor, também as sua filtragem não deve de ser descorada.
É importante usarmos um bom filtro de óleo prevenindo más filtragens, entupimentos e consequentes alterações na pressão de óleo.
Falhando o filtro, falha o motor.Assim sendo, será apenas recomendado filtros de óleo originais SAAB / GM ou de qualidade equivalente, MAN por exemplo.
Outro as aspecto no filtro de óleo a ter em conta, alem da qualidade é a membrana de anti-retorno do óleo.
Esta membrana, que não é comum em todos os filtros, especialmente com menos qualidade, previne que após desligar o motor este retorne por completo ao cárter.
Esta membrana tem como objectivo que todo o óleo bombeado pela bomba de óleo, arrefecido no radiador e que vai para a cabeça do motor não volte para trás.
A vantagem de que não volte para o cárter novamente é que após o motor estar parado e frio o óleo se mantenha nas tubagens, e quando ligamos o carro temos imediatamente óleo em todo o motor, incluindo na cabeça do motor que por gravidade escorreria.
A membrana referida aqui apontada como
Silicone Anti-Drainback ValveAtendendo à importância da filtragem do óleo na longevidade do motor é aconselhado trocar o mesmo
SEMPRE que é trocado o óleo.
Abraço