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Filtros de óleo

Iniciado por TesZero, 20 de Janeiro de 2013, 18:15

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TesZero

O filtro de óleo é uma das peças de manutenção mais importante do motor e muitas vezes descurada.

Por muitas vezes são usados filtros de concorrência baratos que por menos 3 ou 5 euros podem colocar em risco a saúde de um motor.

Sendo o óleo o aspecto mais importante num motor, permitindo assim a lubrificação e bom funcionamento do motor, também as sua filtragem não deve de ser descorada.

É importante usarmos um bom filtro de óleo prevenindo más filtragens, entupimentos e consequentes alterações na pressão de óleo.

Falhando o filtro, falha o motor.

Assim sendo, será apenas recomendado filtros de óleo originais SAAB / GM ou de qualidade equivalente, MAN por exemplo.

Outro as aspecto no filtro de óleo a ter em conta, alem da qualidade é a membrana de anti-retorno do óleo.

Esta membrana, que não é comum em todos os filtros, especialmente com menos qualidade, previne que após desligar o motor este retorne por completo ao cárter.
Esta membrana tem como objectivo que todo o óleo bombeado pela bomba de óleo, arrefecido no radiador e que vai para a cabeça do motor não volte para trás.
A vantagem de que não volte para o cárter novamente é que após o motor estar parado e frio o óleo se mantenha nas tubagens, e quando ligamos o carro temos imediatamente óleo em todo o motor, incluindo na cabeça do motor que por gravidade escorreria.


A membrana referida aqui apontada como Silicone Anti-Drainback Valve

Atendendo à importância da filtragem do óleo na longevidade do motor é aconselhado trocar o mesmo SEMPRE que é trocado o óleo.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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teco

e se não me induziram em erro é de duas em duas mudanças de óleo...
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Guest

Eu sempre que troco o óleo, troco o filtro de óleo... O0 Assim nunca fica óleo anterior misturado com o novo  ;) E um filtro de óleo não é assim tão caro.

Abraço

teco

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Eu sempre que troco o óleo, troco o filtro de óleo... O0 Assim nunca fica óleo anterior misturado com o novo  ;) E um filtro de óleo não é assim tão caro.

Abraço

Leva 5. Litros e tal novo... Há sempre qq coisa que fica em mil sitios

Tu não dormes?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Guest

Sim, leva perto de 5L, penso ser 4,7 no total mas não tenho certeza...

Durmo o necessário, ultimamente é pouco...  ::P

Abraço

teco

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Sim, leva perto de 5L, penso ser 4,7 no total mas não tenho certeza...

Durmo o necessário, ultimamente é pouco...  ::P

Abraço

Pois, e voltando ao tema, espero qo tez diga de sua justiça
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Deve-se trocar o filtro de óleo SEMPRE que se muda o óleo...

se é necessário? NÃO... até se pode trocar só de 5 em 5... mas é óbvio que cada vez irá filtrar menos e acumular mais sujidade...

Por isso mesmo é recomendado cometer a loucura de gastar mais 3€ ou 4€ a cada 10.000 kms e trocar também o filtro de óleo original...

Kamuma, trocas e fazes muito bem.

Abraço
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orlando

Bom a Saab no wis diz para trocar... Já agora que filtros (Marcas) para os 9-5 e afins têm a tal membrana de não retorno?
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

teco

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Deve-se trocar o filtro de óleo SEMPRE que se muda o óleo...

se é necessário? NÃO... até se pode trocar só de 5 em 5... mas é óbvio que cada vez irá filtrar menos e acumular mais sujidade...

Por isso mesmo é recomendado cometer a loucura de gastar mais 3€ ou 4€ a cada 10.000 kms e trocar também o filtro de óleo original...

Kamuma, trocas e fazes muito bem.

Abraço
3 ou 4?

Acho que nunca paguei menos de uma dúzia, dúzia e meia de euros...

Tenho de procurar a ref e mandar vir 3 ou 4 de onde mandas
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Kamuma, o teu carro leva 3,7 litros, o do teco não sei de cor (ver manual).

Orlando, sempre que possas usar de origem melhor... caso contrario tens os Bosh, Man ou K&N.
Embora já tenha encomendado Man que vieram sem a membrana (há uns anos)

Teco -

Filtro bosh mister auto - 3,39€ - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Filtro Man mister-auto - 9.75€ (é costume estar a 3€ certos, comprei uns 10) - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Filtro Original Saab PFS - 3.57€ - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

3 chegam? :D

os da Pfs estão a muito bom preço, é de aproveitar, especialmente para quem tem mais que um carro :D

Abraço
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teco

Esta a falar do 2.2 tid, são os mesmos?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Não, referia-me aos comuns 4 cilindros de SAAB´s...

bem... diesels são fiats e opels...

deixa ver o que se arranja:

Filtros de óleo Partsforsaabs - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

1.9 tid - 11.80€
2.2 tid - 9.91€

______________

Mister auto:

2.2 tid - 4,88€ - Bosh: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

2.2 tid - 5,87€ - Man: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

1.9 tid - 5,90€ - Bosh: Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Bem... como podes ver... sejam 3...4...ou 11€... vale a pena cometer a "loucura" e gastar esse dinheiro de 10.000 em 10.000 kms... (muita gente faz-lo de 5 em 5 meses ou mais...)

Abraço
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teco

  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Guest

São os 2 bons teco... Fica ao teu critério desvendares as diferenças :P

Abraço

teco

deixa responderem sff :p

e confirma, 12 aeros na parts for saab, cobravam sempre duzia e meia....

e como sou ignorante aceitava o que me diziam em termos de manutenção aconselhada... e tendo em conta que o meu crx (sem ser por culpa minha, as decisões eram de quem pagava) andou mais de 150.000 kms com o mesmo filtro (levava só ar comprimido para limpar)... nunca me apercebi da criticidade.

de 20 em 20 mil kms ja me parecia bem :)
  • Saab 9-3 2.2 tid
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