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Tive a ver e o pessoal muitas vezes é induzido em erro e opta por furar os discos ou mesmo trocar os discos e as pinças por outras maiores.
O meu conselho é abrir rasgos, e não são precisos muitos, e também um rasgo no meio de cada pastilha, mas isto não recomendo, pois apesar de já ter feito, é preciso ter cuidado.
Explico melhor no seguinte esquema, feito por mim:
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Aprendi algumas cenas como modificar o sistema de travagem lendo um livro deixado na net por alguém... Se quiserem o título depois deixo, mas está escrito em inglês.
Fiz a experiência no fiesta da minha mãe, usando 4 rasgos em cada face do disco, e passou a travar melhor. Mas entretanto esse carro deixou de andar e por isso não sei muito acerca da durabilidade e eventuais problemas como o aparecimento de fissuras. -
O livro era fixe mas nada dizia sobre as dimensões e posição relativa dos rasgos, por isso recomendo profundidade máxima de 1mm pois esse é o limite de desgaste indicado pela maioria dos fabricantes, mas deve sempre ser igual ao desgaste máximo permitido para o disco, dividindo o valor por dois pois são sempre 2 faces.
Nos discos que modifiquei abri apenas os rasgos principais indicados na figura anterior, e o desenho que mostro é um melhoramento da ideia inicial.
Os rasgos devem ser inclinados para trás, em relação à rotação da roda, por varias razões, entre elas reduzir vibração (penso eu) e melhorar de forma mínima o arrefecimento. -
este e é o sistema para o meu 9000
novo vs original:
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355mm
Abraço
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Essa é a ideia base para a travagem do 9-3 Viggen...
Os discos de origem do Viggen tb são renhurados ( slotted em Inglês ) e tb prefiro os rasgos em vez dos perfurados....
Pela minha investigação, os perfurados têm tendência a partir...
E na minha opinião, o desenho do Marco Gonçalves só peca por uma coisa:
Tanto os rasgos ( como os furos ou ambos no caso do Teszero ), não devem chegar muiro perto do diâmetro exterior do disco...
Mais uma vez... vejam os discos do Viggen... É o melhor exemplo para peças Standart.
Não podemos comparar desenhos, especificações e materiais de competição e aplicar em peças Standart
Outra coisa...
Marco, Sabes o que os rasgos ( e os furos ou ambos ) fazem??
Porque é que a travagem é mais eficiente?
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Estes discos que tenho para o meu 9000 são do 9-3 Aero X.
Abraço -
Bem bonitos tez
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Sim Tez, mas o disco novo também tem um diâmetro maior que o original, logo a maxila aplica força numa área maior. Logo deverá travar melhor. Ainda por cima Porsche.
Reduz a distência de travagem? Sei que os 911 da Porsche tem um dos melhores índices de travagem.
Questiono é se com o disco original com rasgos/furações o sistema trava assim tão melhor. Será que se nota tanto? Como não sei estou a pedir a opinião dos entendidos.
Eu não me queixo dos discos originais acho que o 9000 já trava bem demais em comparação com os outros 2 carros que tenho. Nem falo no factor psicológico (TENHO UM SAAB !!!) mas a fundo nem foge para o lado, e não se queixa de nada. Se travar com a minha C-Max ou a Megane parecem uma pandeireta... em comparação, e com tecnologia de cerca de 15 anos a menos.
Aconselham mesmo a ranhurar os discos?
Já agora Marco se puderes colocar link do livro acho que falo com todos para dizer que "o saber não ocupa lugar"
Abraço -
Antes demais aconselho é a se utilizar UMAS BOAS PASTILHAS com os discos originais...
Penso que saibam, mas o sistema de travagem original dos 9000, pelo menos, é bastante fraco a alta velocidade... acima dos 200...
Claro que trava... e trava bem... mas numa descida em que chegue aos 230 e queiram travar para sair numa saida... os calços aquecem, começas atremer, a fazer barulho e perde MUITA eficacia na trvagem...
Não é caso para criar acidente, se não for exagerado, assim como não é coisa que se faça todos os dias... mas pode acontecer...
Umas boas pastilhas minimizam em muito isso, por norma uso da Bosh, que alem de um bom preço trazem muito mais pastilha do que as concorrentes.
Quanto a usares discos perfurados ou ranhurados o principal objectivo dos mesmos é dissiparem o calor da melhor forma, assim como impurezas da travagem (ferodo) permitindo uma melhor travagem...
Mas... as pastilhas gastam MUITO mais rápido
É uma questão de ponderar os prós e contras e ponderar se é isso que queres / precisas.
Travões e pneus é daquelas coisas em que a qualidade nunca é demais
Abraço -
Furavas as pastilhas e ranhuravas os discos
Abraco -
Furavas as pastilhas e ranhuravas os discos
Abraco
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Claro que trava... e trava bem... mas numa descida em que chegue aos 230 e queiram travar para sair numa saida... os calços aquecem, começas atremer, a fazer barulho e perde MUITA eficacia na travagem...
Não é caso para criar acidente, se não for exagerado, assim como não é coisa que se faça todos os dias... mas pode acontecer...
OLHA QUE TU... Agora deixaste-me de boca aberta
Quando circulamos a 230 e pretendemos sair (o que costuma fazer-se por uma saída! ) abrandamos com a devida antecedência e pronto!
Quando circulamos a 230 e de repente nos apercebemos que aquela é a saída que pretendemos mas circulamos a uma velocidade dessas, pensamos "Oops! Distraí-me!" e saímos noutra mais adiante...
Abraço -
hipoteticamente....
tu vens de alfena....
e queres sair para a maia (vermoim) ....
nessa descida mesmo com curvas dás facilmente 250 km/h
começas a travar a meio da descida, obviamente... não é lembrares-te e carregares a fundo, se for esse o caso... esqueçam... ficam sem travões em 3 segundos...
Estou a falar travar "atempadamente" de 250 km/h para 100 ou 120 km/h...
o sistema de travagem original é muito ineficaz... aquece, treme e faz um barulho louco, parecem martelos...
Depois, como dizem grande parte dos gps... sais na saída
Abraço -
Resumindo o que o Pedro queria dizer é:
Vais numa estrada a 230, olhas para o lado e vês no descampado uma miúda a apanhar melões com a saia um pouco mais acima do que deveria estar aí tens que aplicar os travões ao máximo para poderes apreciar a coisa. Percebeste agora! -
LOLOLOLOLOL
não... não é ao maximo...
é simplesmente querer reduzir para 100 ou 120... não precisa de ser à bruta...
àquela velocidade os discos vão a rodar a tamanha velocidade que basta encostrar o pé durante 10 segundos no travão que eles começam logo a queixar-se...
Mas... é mais ao menos essa a ideia... com saia curta e tal..
Pronto... descambou....TRAVÕES PESSOAL... MELÕES... UPS!!! TRAVÕES!!!!!!
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Número máximo de rasgos: 7, servem apenas para evacuar os detritos criados pelo calço, muito útil quando em condução desportiva, fora disso cria mais desgaste do calço e menos área de contacto com o disco.
Os discos furados foram iniciados pela Porsche, se não estou em erro, e serviam para reduzir peso ao disco (fazendo com que a suspensão tenha que mover menos peso, basicamente o peso de um disco pequeno, com a poder de travagem de um maior) e aliviar os gases criados pelo calço sobre forte pressão e temperatura.
Os rasgos e os furos são QUASE obsoletos, sendo que um bom calço moderno não cria gazes e os detritos são suficientemente pequenos e porosos para serem evacuados pela deslocação do ar.
Mas cada um é livre de fazer o que quer, desde que não caia em asneira de fazer 50 rasgos ou furos muito grandes, tirando isso podem melhorar a travagem com pouca coisa e sem grandes custos.
Sem entrar em grandes detalhes, as maxilas são as principais culpadas pela falta de endurance quando se solicita muito os travões, podem por uns bons calços e discos, mas as maxilas vão continuar a falhar.
Na minha opinião, discos lisos, com "curved vents", e uma maxila monobloco. Isto SEM A PORCARIA DOS EBC RED STUFF!
Abraços