9-5 Aero custa a pegar a frio

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  • 9-5 Aero custa a pegar a frio   por rlima em 04 Jan, 2017 13:18
  • Olá a todos!

    Não tem sido fácil marcar presença nos encontros e cafezadas. Vivo em Lisboa mas sou de Aveiro, e tive muita pena de não ter conseguido conciliar a minha agenda para poder estar presente no encontro do mês passado em Aveiro.
    Não podendo trocar ideias convosco pessoalmente, partilho uma situação por aqui:
    Desde há cerca de um mês que o meu carro custa a pegar a frio. Após 3 ou 4 tentaivas lá pega, um pouco a soluçar de início.
    Também noto, embora há mais tempo, que por vezes soluça em andamento, especialmente quando estico um pouco as mudanças até perto das 5000 rpm.
    O meu primeiro pensamento foi para as velas, mas foram trocadas há menos de 6 meses!
    Não acende nenhuma luz de avaria.
    Alguém tem sugestões do que possa ser?

    Abraços a todos.
  • Responder #1   por darioglv em 04 Jan, 2017 13:54
  • Ligar o carro ao tech 2 seria uma boa opcao afim de poder dar erros que nao se podem ver assim.
    Pode ser muita coisa , desde um tubo de vacuo solto ou roto ate a cassete Di estar a dar sinais de substituicao.
    Neste tipo de situacoes so estando em frente ao carro....ja que mora em aveiro de um salto a auto garantia em Coimbra e ligue o carro ao tech para ver o que se passa.  ;)
  • Responder #2   por rlima em 04 Jan, 2017 15:02
  • Obrigado darioglv.
    Sim, acho que vou procurar ligar o carro ao Tech2, até por outras parametrizações que gostaria de fazer. Sou de Aveiro mas vivo em Lisboa. Sugere algum sítio em particular onde o possa fazer?
  • Responder #3   por darioglv em 04 Jan, 2017 15:04
  • Em Lisboa tem a Auto Gaspar perto do parque das nacoes (expo) em lisboa!
  • Responder #4   por rlima em 04 Jan, 2017 15:20
  • Obrigado. Vou procurá-los.
  • Responder #5   por joseglv em 04 Jan, 2017 17:57
  • E esse custar a pegar é só a frio??
    Se é o que estou a pensar, o Tech2 só detecta quando não pegar...
    Estou a pensar no sensor de posição da cambota ( CPS )
    E um dia não pega mesmo....  :o

    Mas é só uma suposição. Se puder jogar as mãos a um multímetro para medir a resistência do CPS, poderá indicar qq coisa....
    Para mim, era medir e se a resistência estiver fora dos parâmetros, é ir directo a uma loja que o tenha para venda...
    A ref da peça é o 55557326 ... se precisar, já a tem.
    Se precisar de encomendar....
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
    Mande vir a da Bosch

    Com isto tudo...
    Só falta montar! Que tal se safa com DYI ??
    :D
  • Responder #6   por rlima em 05 Jan, 2017 00:22
  • Obrigado pela resposta joseglv!

    Sim, é só a frio que custa a pegar.
    O DYI em termos de mecânica não é o meu forte. Mas estou sempre a aprender! Vou tentar investigar um pouco com o EPC. Qual seria um valor normal ao medir o CPS?
  • Responder #7   por joseglv em 05 Jan, 2017 13:26
  • Se utilizares a pesquisa, vês que o assunto já foi discutido em outras alturas.
    Mas fazendo um quote do lfteixeira encontras:
    Citar
    ...O problema típico é que quando o carro está quente, se o desligares não consegues por a trabalhar novamente até arrefecer. Por outras vezes, quando aquece desliga-se.

    Para testares, na parte de trás do bloco tens um grupo de fichas, sonda lambda e do CPS, identificas a do CPS e medes a resistencia entre o pino 1 e 2. Deverá rondar os 860ohm +/- 10%...

    Boa ideia seria descarregares o WIS ( Workshop Information System ). Básicamente é o programa de fábrica que te diz como fazer qualquer operação à viatura. Em conjunto com o EPC ( Electronic Parts Catalog ) são das melhores ferramentas que um dono de um Saab pode ter. O EPC é para classificar peças e no mundo Saab é importante ter a ref de origem para evitar erros.
     ;)
  • Responder #8   por meteorologist em 05 Jan, 2017 21:17
  • Responder #9   por Maverick em 06 Jan, 2017 01:13
  • Boa noite.
    Eu tinha o mesmo problema -  só custava a pegar a frio - e era a bateria que já não estava nas melhores condições.
    Enganava porque apenas pegava mal  quando em frio.
    Troquei a bateria e acabou o problema.
  • Responder #10   por joseglv em 06 Jan, 2017 14:21
  • Essa é outra possibilidade....
    Por isso é que se disse para medir a resistência do CPS
    Se nos voltarmos para outro lado, tanto pode ser a bateria que já não recebe carga como pode ser o alternador que já não envia a carga de volta para a bateria...
    Não sei se o rlima tem mas há uns carregadores ( acho que a norauto vende ) que faz diagnóstico ao estado da bateria e diz se tem elementos estragados ou se o alternador está em condições....
  • Responder #11   por Pedro Pita em 06 Jan, 2017 15:11
  • Boas caros Sabistas! Eu tenho um 9-5 2.0 t, em que o problema é que pega muito bem a frio, mas quando aquece dá uns esticõezitos de vez em quando e quente já não pega, só arrefecendo.
  • Responder #12   por joseglv em 06 Jan, 2017 15:31
  • Pedro, faz a mm coisa que disse ao rlima...
    Mede o CPS e vê se está dentro dos valores...
  • Responder #13   por Pedro Pita em 06 Jan, 2017 15:40
  • Já foi feito, quando aquece e se tenta ligar, acende a luz do motor no painel, aparecem os valores todos, mas não dá sinal de rotação do motor. Quando arrefece, pega, não acende luz nenhuma e é como se não fosse nada!
  • Responder #14   por joseglv em 06 Jan, 2017 15:45
  • , aparecem os valores todos...

    Hã??? Leste este tópico desde o princípio???
     ???
    Tens que desligar a ficha do sensor e medir para saber se está entre os 860ohm +/- 10%...

    Mas pela descrição deve ser esse o problema

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