9-5 Aero falha ás 4500rpm

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  • Responder #15   por onunc em 07 Jul, 2014 21:51
  • Muito bem. Se tiveres uma bomba de vacuo -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - exprimenta tambem a "dump valve".


    Não tenho bomba de vacuo, mas consigo fazer uma com um cilindro pneumático e umas válvulas anti-retorno, vou testar a dump-valve.

    Já verifiquei a comporta da wastegate e está bem, assim que possa vou publicar umas fotos que tirei.

    NunoC.
  • Responder #16   por onunc em 07 Jul, 2014 23:33
  • Responder #17   por Guest em 08 Jul, 2014 00:14
  • As pas parecem-me bem...
    Os injectores estao como deve ser?
    Desculpa, mas so agora apanhei o teu topico.
    Verificaste todas as tubagens e tubos de vacuo? E a bomba de gasolina, esta como deve ser?

    Abraco
  • Responder #18   por Guest em 08 Jul, 2014 00:16
  • E a K7 DI? Ja experimentaste outra?

    Abraco
  • Responder #19   por Lfteixeira em 08 Jul, 2014 08:26
  • Estás a dar muitas voltas...

    Troca a Cassete de Ignição, é ela o teu problema.
    Seja qual for a razão da falha, se a cassete estiver a acusar knock (detonação) falsa à centralina to teu SAAB, ele vai cortar abruptamente a pressão do turbo para proteger o motor.

    Contacta outro membro do forum de Leiria (pjdcardoso), marcam um café e levam uma chave torx para trocar as cassetes e tu testares... (Ele é porreiro, podes falar com ele há vontade!)
  • Responder #20   por TesZero em 08 Jul, 2014 09:17
  • é sempre uma boa desculpa para desmontarmos emio carro e testarmos os restantes componentes :)

    :)

    Testa a k7 :)

    Se não arranjares aí e se vieres um dia em passeio ao porto, apita.

    Abraço
  • Responder #21   por onunc em 08 Jul, 2014 18:46
  • As pas parecem-me bem...
    Os injectores estao como deve ser?
    Desculpa, mas so agora apanhei o teu topico.
    Verificaste todas as tubagens e tubos de vacuo? E a bomba de gasolina, esta como deve ser?

    Abraco
    Boas
    Já verifiquei todos os tubos e válvulas, e não será do sistema de injecção porque o carro está convertido para GPL e o comportamento é exactamente igual, falha da mesma forma.
  • Responder #22   por onunc em 08 Jul, 2014 19:03
  • Ainda não testei a K7, mas julgo que o problema de falta de pressão será mesmo um ou os dois catalisadores entupidos ou derretidos, encontrei no fórum
    UKSaabs um tópico de um problema idêntico ao meu que era o catalisador derretido, que como os gases não conseguem sair livremente a turbina não ganha velocidade suficiente para conseguir atingir a pressão normal, hoje comprei no ebay uma câmara endoscopica  para conseguir verificar os dois catalisadores pelos orifícios das sondas sem ter que cortar o tubo.
  • Responder #23   por Lfteixeira em 09 Jul, 2014 07:39
  • Bem, se insistes em continuar pela via mais complicada, força nisso.
    Depois vai nos actualizando sobre os componentes que vais testando...

    Vou-me citar a mim próprio:
    ... se a cassete estiver a acusar knock (detonação) falso à centralina do teu SAAB, ele vai cortar abruptamente a pressão do turbo para proteger o motor...

    Ao que posso acrescentar que é uma falha bem mais comum do que problemas com catalisadores, se tivesses os catalisadores bloqueados sentias uma falta de força generalizada, e não um problema às 4500RPM.

    Bom trabalho.
  • Responder #24   por onunc em 25 Jul, 2014 00:07
  • Boas
    Finalmente chegou a minha câmara endoscópica, verifiquei os catalisadores e encontrei o interior do 1º partido que entupiu e danificou também o 2º, foi fácil tirar o interior partido do 1º, mas para retirar o do 2º tive que o cortar partir o interior para o retirar e voltar a soldar, montei o escape e fui testar, a pressão voltou ao normal, 0.9bar o ponteiro já entra no vermelho, nos últimos dias não passava de 0.3bar e já não falha ás 4500, puxei varias vezes até ás 6500 sem problemas, foi bom sentir os 260 "animais" novamente, ficam algumas fotos do interior dos catalisadores.

    Um abraço NunoC.
    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
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  • Responder #25   por Guest em 25 Jul, 2014 00:35
  • Porreiro O0
    Mas agora deve acusar gases a mais na inspecao :(

    Abraco
  • Responder #26   por SMAP em 25 Jul, 2014 07:33
  • Finalmente chegou a minha câmara endoscópica, verifiquei os catalisadores e encontrei o interior do 1º partido que entupiu e danificou também o 2º, foi fácil tirar o interior partido do 1º, mas para retirar o do 2º tive que o cortar partir o interior para o retirar e voltar a soldar, montei o escape e fui testar, a pressão voltou ao normal, 0.9bar o ponteiro já entra no vermelho, nos últimos dias não passava de 0.3bar e já não falha ás 4500, puxei varias vezes até ás 6500 sem problemas, foi bom sentir os 260 "animais" novamente, ficam algumas fotos do interior dos catalisadores.

    So tiraste o interior do 2º catalizador, certo? é que a 2ª sonda lambda lê valores após o primeiro catalizador, e se o mesmo não tiver interior vais ter erros. Terias que desligar a 2ª sonda lambda no mapa da centralina. Os "260" animais deveram estar mais fortes, pois sem o 2º catalizador o motor trabalha melhor.

    Nunca tinha visto tal coisa num 9-5, um problema no catalizador que gerasse esse comportamento. É bom ficarmos com a informação, obrigado por partilhares a mesma.
  • Responder #27   por Lfteixeira em 25 Jul, 2014 08:17
  • Sem duvida, às vezes os piores cenários acontecem!

    Obrigado pela partilha.
  • Responder #28   por onunc em 25 Jul, 2014 18:17
  • So tiraste o interior do 2º catalizador, certo? é que a 2ª sonda lambda lê valores após o primeiro catalizador, e se o mesmo não tiver interior vais ter erros. Terias que desligar a 2ª sonda lambda no mapa da centralina. Os "260" animais deveram estar mais fortes, pois sem o 2º catalizador o motor trabalha melhor.

    Nunca tinha visto tal coisa num 9-5, um problema no catalizador que gerasse esse comportamento. É bom ficarmos com a informação, obrigado por partilhares a mesma.

    Tive que tirar os dois o 1º estava partido e solto o 2º ficou tapado com a fibra que se soltou do 1º, só tem que ir a inspecção daqui a um ano, tenho tempo para decidir o que fazer, talvez compre um "Downpipe" da SAAB-TUNERS.
  • Responder #29   por TesZero em 26 Jul, 2014 16:51
  • Quando te acender a luz do motor, já sabes  :P

    é a 2ª sonda lambda a queixar-se :)


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