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Boas,
Adquiri recentemente um saab 9-3 com um pequeno acidente. Depois de trocar todas as peças necessárias e ligar toda a electrónica (original) do carro, tentei arrancar com o motor mas sem sucesso... O motor de arranque "vira", mas o carro não pega!
Não ouço qualquer "zumbido" da bomba e poderá ser corte de gasóleo, mas não sei porque estará a cortar.
Tenho uma máquina diagnóstico Delphi que reconhece os sistemas do carro e apresenta um erro no circuito de água (falta de água pois ainda não tenho o circuito cheio), e erro no módulo BCM.
Inicialmente tentei arrancar com a bateria fraca, poderá o radio (icm2) ter desprogramado algo?
Agradeço qualquer ajuda possível.
Alguma ideia? -
Convém ligares um Tech II pois duvido que consigas fazer algo com a Delphi.
Abraço -
Citação de: kamuma link=topic=2534. :-[#msg39542 date=1441200593
Convém ligares um Tech II pois duvido que consigas fazer algo com a Delphi.
Abraço
Obrigado pela atenção, a ideia é mesmo essa só que tenho tentado ligar ao Sr. Veloso para ver se é possível ajudar, mas nunca consigo que me atenda... Não conheço ninguém próximo com a Tech II, acho que vou ter de comprar uma... -
Pois... Ele para atender é complicado. Vai tentando...
Abraço -
Se não estou em erro esse motor não usa nenhuma bomba de gasóleo para "mandar" combustível para a bomba injetora, portanto daí não vais ouvir nada ou seja, zumbido! O carro antes de ir para tua mão trabalhava? Já tentaste com a outra chave, se tiveres outra!? Podes ver se a ECM está "acordada" vendo se 1 ou 2 sensores do motor têm voltagem de referencia!? Ou desaperta um tubo de um injetor a ver se sai gasóleo enquanto alguém dá à chave.
Boa sorte! -
Boas,
Penso que tens razão quanto a não ter bomba para mandar gasóleo, no entanto a bomba injetora tem de trabalhar ao ligar para o sistema ter pressão de gasóleo...
Comprei o carro para arranjar, nunca vi a trabalhar, no entanto por duas vezes ouvi momentaneamente o zumbido na bomba injetora nas diversas tentativas que fiz para arrancar, e uma das vezes quase arrancou mas de seguida acabou o zumbido e nada...
De repente a chave nunca mais rodou no ISM, aparecendo o habitual erro de "falha de coluna de direção".
Penso que o sistema deixou de reconhecer o comando e não comunica com os diversos módulos do carro para desbloquear.
Poderá ainda ter algum problema ao nível de ICM2, visto que quando ligava a ignição, a luminosidade do Infotainement e ac, baixavam muito ficando quase escuros parecendo que existia algum curto circuito a consumir a energia...
Neste momento estou um pouco bloqueado pois não há forma de conseguir falar com o Sr. Veloso e ligar uma tech2 ao meu carro... -
O teu 9-3 é um sport sedan?!
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Sim é um 9-3 SS 2.2 tid
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Boas,
O meu 9-3 é um Sport sedan sim.
Em relação ao Sr. Veloso, nada... Nem devolve chamadas nem atende. Lamento mas quase um mês a ligar para alguém que não atende o telemovel considero falta de respeito.
Não quero com isto dizer mal de ninguém nem do Sr. Veloso até porque nem conheço, mas sendo assim tenho de procurar ajuda noutro lado.
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Só por curiosidade, quais foram as peças que trocaste e que fichas é que ligaste? As peças trocadas podem ter que ser casadas com as outras unidades!?
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Só troquei o ISM, mas penso que o problema está no CIM que deixou de fazer a leitura da chave quando é colocada no ISM...
Entretanto estou a aguardar a possibilidade de ligar uma Tech 2 para tentar resolver o problema. -
Motor de arranque trabalha, gasóleo nos injectores mas não arranca... 😒😡
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Boas, se como estás a dizer, que pode ser mesmo do CIM, e deves 1º ver os DTCs, a ver se tens algum a respeito do CIM ou falta de comunicação com o mesmo! Por outro lado se vês gasoleo a sair dos tubos dos injetores, então só ver 1º se com quick start o motor arranca e 2º se a valvula cut-off não está fechada quando se dá ao motor de arranque, o q faz com que não entre ar para o motor!? Isto para começares a fazer o diagnostico sem o tech2
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Antes de mais obrigado pela ajuda, vou tentar descrever o sucedido:
- dou ao motor de arranque, roda, mas motor não pega
- sai gasóleo nos injectores, a inicio a bomba não funcionava, mas agora ouço o zumbido, saiu inicialmente gasóleo muito sujo (negro) mas já está com a cor limpa,
- com QuickStart o motor trabalha um segundo e logo apaga
- o único dtc que aparece é relacionado com o CIM mas penso que diz respeito à tranca eléctrica do volante pois o erro diz que o sinal é intermitente e o ângulo da coluna de direção está errado...
- a tranca elétrica da direção não funciona e sempre que insiro a chave, o erro no painel de instrumentos diz que devo parar em segurança e dirigir-me ao concessionário... 😀😂😂
Aceito sugestões, mas precisava de saber onde é a tal válvula cut off...
A Tech 2 deve chegar estes dias (consegui uma alma que me vai desenrascar), o problema é que o meu "salvador" apenas tem o cartão para Suzuki! Ainda vou ter de comprar um da Saab.
Outra dúvida que tenho é se o meu radio não estará a provocar alguma imobilização, pois quando encaixo as fichas, e ligo a ignição, as luzes do painel e radio perdem a intensidade. Por outro lado se desligar o radio (ficha) o carro já não dá sinal de motor de arranque...
Que confusão...😡
Help please! -
Ora bem, a valvula cut-off fica na entrada do coletor de admissão e é uma borboleta que fecha e abre a passagem de ar para o motor! Se desmontares o tubo que vai do intercooler à admissão podes ver essa tal borboleta que quando se dá ao motor de arranque essa valvula tem que estar aberta para permitir que o ar entre para o motor!
Não quer dizer que seja isso, sinceramente, eu também acho q não é disso, mas já vi um caso desses.