Caixas de velocidade 9000 - Ratios

Voltar
  • Caixas de velocidade 9000 - Ratios   por SMAP em 14 Abr, 2013 23:49
  • Os 9000 de 1994 a 1998 usaram 3 tipos de caixas de Velocidades:
    - FM51 - pelo que sei só foram usadas nos modelos com motor B204S que so existiram em 1994
    - FM54 - Standard nos 2.0
    - FM57 - Standard nos 2.3

    Nesta tabela tem as relações de caixa em cada mudança

    Caixa
    FM51 15 7,8 5,2 4 3,1
    FM54 13,7 7,1 4,5 3,6 2,8
    FM57 12,2 6,3 4 3,2 2,5


    Aqui tem a explicação matematica para explicar a velocidade do SAAB em função da rotação e relação de caixa usada


    Voltas de roda por minuto = Voltas de motor por minuto / relação de caixa

    Voltas de roda por minuto = 3000 / 2.5 (caixa FM57 em 5ª)

    Voltas de roda por minuto = 1200

    Voltas de roda por segundo = Voltas de roda por minuto / 60 (numero de segundos por minutos)

    Voltas de roda por segundo = 1200 / 60

    Voltas de roda por segundo = 20

    Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * raio da roda

    Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * 316 mm (205/55 R16 - 9000 Aero)

    Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1985,4865570687493267083906182326 (mm)

    Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1,985 (metros)

    Distancia percorrida por segundo = Distancia percorrida por uma volta completa de um roda * Voltas de roda por segundo

    Distancia percorrida por segundo = 1,985 * 20

    Distancia percorrida por segundo = 39,7 (metros)

    Distancia percorrida por hora (metros) = Distancia percorrida por segundo * 3600 (numero de segundos por hora)

    Distancia percorrida por hora (metros) = 39,7 (metros) * 3600 (numero de segundos por hora)

    Distancia percorrida por hora (metros) = 142920 (metros)

    Distancia percorrida por hora (KM) = Distancia percorrida por hora (metros) / 1000 (numero de metros por KM)

    Distancia percorrida por hora (KM) = 142920 (metros) / 1000 (numero de metros por KM)

    Distancia percorrida por hora (KM) = 142,920 Km/h


    Aqui fica as velocidade em KM/h tendo por base a velocidade de caixa e a rotação de motor

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


    PS: No Excell que usei para criar a imagem as rodas defenidas são as que tenho actualmente no meu 9000 (215/45 R17), que tem um raio de 312,6 mm e não 316 mm (como na explicação matematica).
  • Responder #1   por TesZero em 15 Abr, 2013 11:37
  • O meu "grande dilema" é... ter a caixa que gaste menos aos 100 km/h...

    1º - porque é a velocidade a que normalmente circulo e, antes que gozem, não me chateia nada...
    2º - porque faço cerca de 3.000 kms - mês.

    Então, segundo a tua tabela...

    A 100 km/h com as referidas caixas irei a:

    FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2369 rpms
    FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
    FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms

    Caraças... tens certezas desses valores???

    atendendo que a transmissão é composta por rodas dentadas que não alteram de tamanho...

    por exemplo... se às 1000 rotações vais a 100... ao dobro da rotação tens que ir obrigatoriamente ao dobro da velocidade... ou seja, 2000 - 200 km/h (exemplo claro)...

    Olha o caso dos valores da FM51 que colocas-te..

    As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...

    Ou tens os dados mal os dados da FM54 ou na FM51...

    e... tinha ideia que aos 100 km/h na FM57 iria a menos rotação... ou seja, que entre a FM54 e a FM57 a diferença de rpms a 100 km/h seria superior...

    Confirma que também vou confirmar o mesmo...

    Abraço

  • Responder #2   por SMAP em 15 Abr, 2013 11:46
  • Como disse irei mais tarde expor a forma de calculo para ter este valores. Estes valores são com as rodas com as dimensoes originais.

    Eu depois publico o excell para poderem alterar a vontade.

    Mas olha que o que publiquei esta bem, basta veres que as 6000 rpm em 5ª a velocidade é sempre o dobro da velocidade as 3000 rpm em 5ª, provavelmente as tuas contas para veres a rotação a 100 Km/h é que estão mal
  • Responder #3   por TesZero em 15 Abr, 2013 11:52
  • Então...

    como é que em 5ª às 1500 e 2000 rpms a velocidade é igual na FM51 e na FM54 e depois difere?

    conforme te disse em cima, na FM51 As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...

    Aos 100 km/h as rpms nunca serão iguais na FM54 e FM51, portanto essa relação não pode estar correcta...

    Pelo menos para os cálculos das rotações que me interessa...

    Abraço
  • Responder #4   por SMAP em 15 Abr, 2013 12:15
  • Ainda bem que estavas atento, nao tinha actualizado no excell as 2 primeiras colunas da caixa de velocidades FM51 e como era uma copia da FM54 estava igual.

    Corrigido no topico inicial
  • Responder #5   por TesZero em 15 Abr, 2013 14:37
  • Ok... assim já faz sentido...
    uma diferença de 500 rpms a 100 km/h já é bom para os consumos.

    Ou seja, recalculando, a 100 km/h vou às seguintes rotações:

    FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2623 rpms
    FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
    FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms

    Abraço

  • Responder #6   por SMAP em 02 Mai, 2013 09:46
  • Editado topico inicial com a explicação matematica que estava em falta
  • Responder #7   por Gdinis em 05 Mai, 2013 15:37
  • peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::) já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)
  • Responder #8   por Guest em 05 Mai, 2013 15:50
  • É fácil... Tiras uma e metes a outra :) Literalmente...
    Sentes um puxão? Que género de puxão? Faz barulho?

    Abraço
  • Responder #9   por SMAP em 05 Mai, 2013 16:03
  • peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::)

    Ninguem altera caixas, estamos a falar das relações de caixas existentes nos SAAB 9000. Ou seja a relação entre carretos e os veios da caixa.

    já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)

    Isso é muito generico para perceber, mas podes sempre verificar os apoios de motor/caixa do teu 9000. A caixa so tem 1 apoio e como esta ligada ao motor pode ser sempre um dos restantes apoios
  • Responder #10   por Gdinis em 05 Mai, 2013 16:11
  • peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil  ::)

    Ninguem altera caixas, estamos a falar das relações de caixas existentes nos SAAB 9000. Ou seja a relação entre carretos e os veios da caixa.

    já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios?  O:-)

    Isso é muito generico para perceber, mas podes sempre verificar os apoios de motor/caixa do teu 9000. A caixa so tem 1 apoio e como esta ligada ao motor pode ser sempre um dos restantes apoios

    ahhh já percebi amigo! obrigado, fui ver os apoios e de facto estão com um pouco de mau aspecto :|| :||
  • Responder #11   por TesZero em 05 Mai, 2013 23:49
  • São relativamente baratos e estando uns estragados... estragas os outros por esforço...

    Abraço
  • Responder #12   por teco em 06 Mai, 2013 22:05
  • por falar em apoios de motor e casquilhos... que empresa referiste?
  • Responder #13   por rodinhas em 03 Jan, 2014 17:15
  • A minha caixa é a FM51, mas os valores não batem muito bem, ou seja, a 158km/h no ponteiro sensivelmente vai as 4000 rpm ai tudo bem o erro normal, mas depois as 4500 rpm o erro quase que desaparece.

    Uma vez estabilizei o carro um bocado depois dos 210 km/h no máximo a 215 km/h e no GPS ia  a marcar 212 km/h fiquei na altura com a sensação que o erro diminuiu com o aumentar da velocidade  ???
  • Responder #14   por Guest em 03 Jan, 2014 17:37
  • Também pode depender dos pneus e jantes que uses (medida).

    Abraço

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation