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Boas pessoal... tenho andado retirado e ainda estou a dever o post a explicar como mudar o cabo de embraiagem... mas agora surgiu-me outra situação
O radiador do meu 900 há uns tempos que andava a perder algum anticongelante, mas agora "mija-se" todo mesmo... está na altura de trocar o radiador. Já andei a estudar o caso e pelo que me parece tenho mesmo de desmontar o para-choques dianteiro para tal. A minha dúvida era se haverá alguma forma de o fazer sem desmontar o para-choques? Parece simples essa desmontagem, mas tenho sempre algum receio pq é uma peça cara. Há um post do Teszero a mudar o radiador do 9000 e nesse caso acho que não tirou o parachoques... o problema é o intercooler e o radiador de óleo que têm de ser separados do radiador para o poder retirar!
Se alguém já teve esta tarefa que se chegue à frente
Obrigado mais uma vez
Abraço -
podes postar uma foto para ver como é o do 900, eu andava com um radiador novinho em folha, que mandei vir por engano ha uns três anos, adaptei ao meu 9000 de emergência e andou um mês até vir o novo.
sei que é Saab, pois é igual, só que mais pequeno,desmontar o parachoques, não sei, envia foto com o capo aberto -
sim realmente algumas fotos ajudavam.....mas tambem nao creio que se tenha que tirar o para-choques da frente para tirar o radiador......
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Obrigado a ambos mas a coisa já está encaminhada...
Sim Dario tens de tirar o parachoques porque tens de retirar o intercooler que esta entre o parachoques e o radiador e tens de tirar tb o radiador de oleo cujo so tens acesso pela frente.
Mas a coisa é simples... temos de tirar um parafuso em cada cava da roda... tirar os piscas e os farois... desligar os farois de nevoeiro e o sensor de temperatura exterior... remover as protecçoes inferiores e desapertar dois parafusos grandoes que estao escondidos debaixo dos farois e aquilo sai...
Em 1h de manhã quase desmontei tudo... a ver se amanha finalmente faço o resto e retiro o radiador.
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Guerreiro se conseguires por fotos de algumas dessas manobras, dava jeito para quem tem 900
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nunca pensei que fosse assim tao complicado ja que no 9000 e 95 sao faceis de fazer....mete ai fotos!
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Sim, nos 9-5 saem pelo cofre do motor
nos 900 e 9-3 tens que tirar o parachoques...
nos 9-3ss também (salvo o erro)
sim, fotos é que era -
Desta vez vou tentar tirar algumas fotos... já da outra vez da embraiagem tb fiquei a dever.. mas ao ler os manuais parece uma coisa complicada mas depois até que é simples... o mais complicado para já parece-me tirar o ventilador...
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Uma questão relacionada mas um pouco off-topic...
Costumam usar algum tipo de "cola" para fixar os tubos de borracha que saiem do intercooler?
Após a reparação do meu radiador recoloquei os tubos do intercoler e apertei as braçadeiras, no entanto, ontem quando ia a andar um deles soltou-se e como seria de esperar o carro perdeu a potencia toda... lembro-me que quando os tirei eles estavam bem "colados" mas pensei que fosse calcinados de estarem 20 anos apertados contra plástico... mas depois de ontem fiquei a pensar se para além da braçadeira nao deverei colocar algum tipo de cola fraca para fixar melhor... uma vez que são submetidos a altas pressões!! Já recoloquei o tubo e apertei o máximo que consegui a braçadeira... vamos a ver se volta a saltar...
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Eu nao uso cola nenhuma. Aperto e pronto... E penso que nao seja usada nenhuma cola.
Abraco -
nop, somente apertados.
Não os apertaste bem ou precisas de abraçadeiras novas.
Se tiveres cola, a mesma secar e entrar na admissão, o resultado não será bom
Só apertar mesmo
Abraço -
Obrigado desta vez apertei melhor... se voltar a sair então compro umas braçadeiras novas!
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Costumo comprar sempre em inox, a diferença não é grande e são muito mais resistentes.
Abraço