-
Bem...
como já sabem, o kamuma conseguiu partir um b204...
não me perguntem como... mas conseguiu...
então compramos a meias um 9000 CD de 1996.
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
O carro tinha tudo muito direito e funcional... seria quase um crime desmontar este carro para peças...
tinha apenas dois pormenores graves...
2 pneus carecas e... uma panela central rota...
portanto... atendendo à gravidade dos problemas
Começamos a desmontar para peças
O propósito deste tópico não é ser um diário de bordo... porque este carro morre aqui..
nem algo técnico pormenorizado tipo DIY...
Apenas algumas fotos de partes mecânicas de como vai correndo a desmontagem nas minhas poucas horas livres.
Portanto... mostrar como podemos desmontar um 9000 sem usar muito o martelo e rebarbadeira
Como tive com pouco tempo e estive sozinho, tirei poucas fotos.
Especialmente nesta primeira fase em que me dediquei às transmissões... fica-se sempre todo sujo de massa.
Cometi um erro MUITO grave...
Que... foi tirar os amortecedores do carro (porque me pediram e tirei-os em cima da hora) sem aliviar a porca dos cubos da roda... acreditem... nunca mais...
Tive que tirar toda a transmissão montada com o disco do travão e tudo
Para ajudar... este carro era o carro mais seguro do mundo
isto porque TODOS os parafusos estão colados... diria soldados... lol
tira-se as porcas, dos amortecedores por exemplo e...
os parafusos simplesmente não saiem...
nem com calor... nem à pancada...
bolas...
vi-me grego para tirar alguns mas... fui desmontado.
Aqui ficam algumas fotos...
Veios de transmissão e tripodes já cá fora... quase 2 horas para os tirar... grrr... :
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Maxilas dos travões:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Estado actual do lado direito:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Estado actual do lado esquerdo:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Tive que prender de novo à jante para poder tirar o parafuso do cubo da roda e:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
e... depois de uma tarde inteira... e mais 3 pessoas a fazer força... saiu:
Tive que prender a roda calçada com tábuas numas escadas com 2 a segurar nela e mais 2 a fazer força na chave com um tubo e... lá saíram as 2...
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Depois... tive que voltar a prender... porque a transmissão, mesmo sem estar apertada... não saia... grrr... neste carro tudo está muiiiiito bem seguro:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Disco de travão cá fora... que como previa... estava colado e... muito bem colado... Nem o wd40 ajudava...
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Acho que as únicas peça que foi só desapertar os parafusos e saiu "bem"... obviamente com a força de aperto dos parafusos normal... foram os rolamentos das rodas:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
prato de protecção de poeira:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
e aqui tudo desmontado, só faltava a rotula em cima que saiu com alguma facilidade:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Com um saca rolamento tirei os tripodes dos veios da transmissão:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Todas as peças da transmissão sujas de massa "de molho" em hiper cleaner para lavar:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Discos também para lavar:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui uma das transmissões já lavadinha... muito trabalho me deu retirar toda a massa.. grrr :
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Embora goste de ver tudo limpinho e a brilhar...
eu não vou voltar a usar estas transmissões pois não as tenho estragadas...
isto é... espero não precisar...
lol
portanto... quem precisar delas e quiser isto a 100% que pegue numa escovinha e que limpe ao pormenor aqui as cavidade do sensor de Abs.
Aprendi a colocar tudo limpinho com a GAJA mas infelizmente não tenho tempo para mais e só em produtos de limpeza para guardar isto direitinho já gastei mais de 70€...
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui já toda a transmissão, rotulas e suportes tudo limpinho e a brilhar:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui os discos também limpos e desengordurados... como tem um desgaste inferior a 1 mm... ainda podem ajudar alguém... pintei-os com tinta anti-corrosão para que fiquem guardados sem ganhar ferrugem, depois ponho foto:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
e... por agora é este o ponto da situação...
a seguir... tirar o motor fora...
Esta semana não devo ter tempo...
Qualquer dúvida apitem...
que empresto a marreta que usei para desmontar tudo isto
Abraço -
Agora que falas nisso... Bom trabalho pá Como já te disse, parece que está tudo como deve ser e que será um bom "dador" para os 9000 necessitados
Aproveito para informar que se for necessária alguma peça ou parte do carro para alguém, avisem para ver se estão disponíveis, pois nós iremos aproveitar o máximo possível do carro antes de o mandar para o "ferro" e se forem coisas que não necessitemos e deixemos ir com o carro, depois não se queixem
Mas deixamos já o aviso, não vamos "dar" nada a ninguém, mas também não entregaremos a preços altos. Apenas pediremos uma ajuda, pois tudo isto tem algum valor e dá muito trabalho.
Abraço -
Agora que me lembro disso, o Tavares queria um 9000CD, acho que podem falar com ele para ficar com a carcaça.
bom trabalho... sim senhor e mais do que tudo, bom achado!!
Abraço -
ele estaria interessado se fosse toda a carcaça...
mas isso não me interessa a mim... porque preciso da instalação T5.5
Abraço -
Eu vou às compras!
além disso tenho um escape no carro para alterar e depois colocar... Tes, ver se atendes! -
Faz lista...
A casa dos escapes fica a 5 minutos da casa da maia...
é combinares...
Abraço -
Sim, faz lista... desde que não precises do motor, caixa, instalação eletrica e centralina e opticas frontais, podes comprar tudo
Nop... bolotas, mines e pistachios, não temos... Tens de trazer Só há tinto de "Bag in box" de Tazem e Ice Tea PÊssecú
Abraço -
acho que o que preciso é secundário... ver se passo
-
hoje foi o dia todo a correr
a ver se amanha e depois de amanha avanço com o trabalho de desmantelamento e limpeza...
Abraço -
bem, como o kamuma precisava do motor para adiantar serviço no carro dele... foi altura de mais um episódio de "DesKamumamento"
Ficam as fotos para o registo de o que é desmontar um 9000 "ao parafuso"
Ontem tiramos e desmontamos o motor e instalação eléctrica do cofre do motor.
Todas as fichas e ligações foram catalogadas para depois serem instaladas no meu fosco.
Seguem as fotos:
inicio do trabalho pelas 10:30 da manhã:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
pátio ainda vazio:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui paramos para almoço, passado 1h30 ou 2h de trabalho, demos-lhe bem:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Mais algumas:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui tivemos um problema... caraças... lol
não conseguíamos tirar o motor...
não conseguimos levantar mais o motor porque batia no portão da garagem em cima e...
também não conseguíamos puxar ainda o motor porque batia na travessa do carro..
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Como a carroçaria foi abatida e é para cortar para sucata e é...
rebarbadeira e frente fora
Assim já saiu o motor fora sem problema..
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Agora o pátio já começava a assustar o meu avô que insistia para o kamuma levar o máximo de peças possível no carro dele para Viseu, lol
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Tirada a tampa das válvulas e inicio da desmontagem:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Caixa de velocidades também desmontada do motor:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Colaça já retirada do bloco:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
A junta ainda não estava muito má... mas para lá caminhava:
( Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Depois... foi arrumar tudo e mandar o kamuma para casa
Inico do trabalho as 10h30
1h00 para almoço
final do trabalho já com tudo arrumado às 21:30
8h30 de trabalho com a electrónica toda catalogada
Se o kamuma não parasse a cada 10 minutos para espirrar teríamos feito muito mais...
é o que dá ter alergia ao trabalho!!!!!
Não lavei nada, mas será o próximo passo
lavar e embalar.
Não percam os próximos episódios...
Porque nós também não
Abraço
-
avisa quando for o proximo dragon ball para eu passar e calma na rebarbadeira
-
Se tu passares num dia destes tens que prometer não te aproximares menos de 2 metros da zona de trabalho e estares de bico fechado...
lol
senão ninguém faz nada se ficarmos parados a ouvir as tuas teorias....
Abraço
-
Se tu passares num dia destes tens que prometer não te aproximares menos de 2 metros da zona de trabalho e estares de bico fechado...
lol
senão ninguém faz nada se ficarmos parados a ouvir as tuas teorias....
Abraço
excepto para seleccionar peças...
e ando mais calmo nas teorias -
Mas afinal o que precisas? Convinha dizeres para não depois não ser vendido a outra pessoa...
Abraço -
Mas afinal o que precisas? Convinha dizeres para não depois não ser vendido a outra pessoa...
Abraço
uma série de coisas, a maioria para spares, e é mais fácil comprar um quinhão
ver se consigo que o tes me ature meia hora lá...