[DIY] SAAB 9-3ss/sw 1.9 tid - Limpeza de EGR

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  • [DIY] SAAB 9-3ss/sw 1.9 tid - Limpeza de EGR   por TesZero em 28 Set, 2013 20:24
  • Serve o presente tópico para exemplificar como desmontar e limpar o sistema de Exhaust Gas Recirculation - denominado EGR - de um 9-3ss 1.9 tid. (ou opel vecta 1.9 para o caso do vidinha)
    Tal como o próprio nome o indica, este sistema faz a recirculação de gases do escape.
    A grande vantagem do sistema é a queima de gases provenientes do escape diminuindo assim as emissões poluentes.
    As desvantagens são:
    - Temperatura do ar mais elevada, consequentemente ar menos denso (menos o2 por cm3)
    - a sujidade proveniente do escape acaba todo na admissão, sujando e até bloqueando a entrada de admissão.
    - Como é óbvio, com temperaturas mais baixas e com o motor mais limpo este de forma mais eficiente, com consumos mais baixos alem de ser mais fiável.

    Tanto a EGR como todo o colector de admissão devem de ser limpos com alguma frequência.
    Desta forma evitamos ver a luz do motor acessa ou até em casos extremos (caso as borboletas da admissão partam) termos o motor na sucata...

    Então, o que fazemos para desmontar e limpar a EGR:

    1- Temos que retirar a tampa protectora do motor desencaixando-a e identificar o local onde se encontra a egr:
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    2- Desligar a ficha da mesma:
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    3- Desapertar as duas porcas que seguram um dos apoios de encaixe da tampa protectora do motor:
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    Apoio do encaixe já desmontado:
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    4- Desapertar os 4 parafusos laterais e os 2 parafusos superiores.
    A Egr ficará livre, cuidado para não deixarem cair as duas juntas que vedam nas duas ligações.
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    Aqui já sem a EGR no sítio e as duas ligações à vista (como podem ver... sujas):
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    a entrada de gases da Egr, este é o estado em que muitos motores têm toda a admissão a circular:
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    5- Já com a EGR fora, separamos a parte eléctrica que faz mover o pistão da abertura da EGR. Para isso desapertamos os 4 parafusos torx que a prendem:
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    Aspecto da parte eléctrica separada da parte mecânica:
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    Como podem ver a parte eléctrica somente empurra um pino que faz abrir a válvula. Depois através de um mola a válvula é novamente fechada.
    O problema que costuma activar o erro no motor é a dificuldade em abrir a válvula ou falta de estanquecidade. Ambos os problemas criados por excesso de sujidade.

    Aspecto da válvula fechada, visto da entrada de gases da válvula:
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    Aspecto da válvula aberta:
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    6- Lavar muito bem a parte mecânica com descarburizante / anti-desengordurante especialmente na zona da válvula para criar boa estanquecidade e fácil abertura.
    Montar tudo na ordem inverso depois de limpo e seco.
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    Qualquer dúvida é por favor colocarem neste tópico.
    Qualquer informação extra ou correcção podem também colocar que actualizo este primeiro tópico.

    Abraço
  • Responder #1   por Guest em 28 Set, 2013 20:39
  • Bom post pah... bom trabalho O0

    Abraco
  • Responder #2   por castelar em 28 Set, 2013 20:54
  • Está porreiro, muito bom mesmo, parabéns. O0 O0 O0
  • Responder #3   por TesZero em 28 Set, 2013 21:17
  • Obrigado :)

    Depois de ter visto o lixo dentro da EGR fiquei com vontade de desmontar toda a admissão para limpar...

    Depois deixo DIY da limpeza e eliminação das borboletas.

    Abraço
  • Responder #4   por 26fatboy em 28 Set, 2013 21:51
  • Fantástico post... já tinha visto a fazerem isso á minha... è o que eu digo estás a tomar-lhe o gosto pelos diesel o que é uma ótima noticia. Será sempre bom ter alguém que perceba um pouco destes motores.. afinal existem cá no fórum muitos tid´s.

    Parabéns Pedro!
  • Responder #5   por TesZero em 28 Set, 2013 22:51
  • Gosto por ajudar, sim :P
    Gosto pelos diesel... huumm.... nem por isso :P
    um aero a gpl nunca sujaria assim a admissão :D

    Não sou contra o diesel....
    mas é mais provável verem-me com um mercedes a gasolina do que com um saab a gasóleo :P

    isto... claro... se tivesse dependente disso a nivel de empresa ou algo do género...

    Abraço
  • Responder #6   por 26fatboy em 30 Set, 2013 01:29
  • Como já te disse... se fosse hoje e teria um AERO. Mas é sempre bom ter alguém que perceba um pouco dos tid´s e como é este que tenho...olha aguenta :))) :)))

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