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Stages possíveis e Alterações necessárias para os atingir.
Versão Trionic 5 - 1993 - 1998
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Stage 1
Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 235cv
Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 260cv
Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno
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Stage 2
Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 250cv
Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 270cv
Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Downpipe 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno
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Stage 3
Lpt/Ftp - Turbo Garrett T25:
potência original: 150/185/200 cv
Objectivo de potência: 270cv
Aero - Turbo Mitsubishi TD04:
potência original: 225cv
Objectivo de potência: 280cv
Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno
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Stage 4
Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 300cv
Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 413 cc/min
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No Caso do FTP/LTP: Turbo Mitsubishi TD04
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno
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Stage 5
Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 350cv
Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 413 cc/min
- Turbo TD04 com compressora 18t / 19T
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Embraiagem Reforçada (600 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno
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Stage 6
Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 400cv
Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 630 cc/min
- Turbo Garrett GTBB 30
- Alteração arvore de cams
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Bomba de gasolina Walbro 255 (255 litros hora)
- Embraiagem Reforçada (600 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno
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Stage 7
Lpt/Ftp - Aero:
potência original: 150/185/200/225 cv
Objectivo de potência: 500cv
Necessário:
- Alteração de mapa de ecu
- Escape 3 polegadas
- Catalisador desportivo ou remoção do mesmo
- Filtro de Ar desportivo
- Injectores 750 cc/min
- Turbo Garrett GT30R
- Colector de escape tubolar
- Alteração arvore de cams
- Intercooler reforçado de maior dimensão
- Bomba de gasolina Walbro 255 (255 litros hora)
- Embraiagem Reforçada (700 nm)
- Válvula Wastegate reforçada (Forge)
- Válvula de pressão de gasolina 3 bars
- Alteração do tubo de admissão
- Alargamento das condutas de admissão e escape na cabeça do motor
- No caso do LTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno
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Informação retirada do manual Trionic 5 : Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Para todos os stages é recomendado o uso da válvula apc T7, ver link: Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn.
Abraço -
Dicas pessoais:
- usar filtro K&N ou JR desde o primeiro stage
- eliminação dos veios de equilíbrio
- ao mexer no escape... colocar logo completo em inox (dura porque não oxida, melhor investimento)
- eliminar tubagens de água que vão à borboleta de admissão (aquecem o ar = ar mais quente = menos denso = menos o2 por cm3 = menos potência)
- Alterar ventilação do carter para que não envie óleo e ar quente para a admissão
- Usar uma Dump valve "BOV - blow off valve" de pistão "forge" porque a de ventosa originalnão irá durar...
Se me lembrar de mais alguma coisa... acrescento...
Abraço -
quando dises FTP queria dizer LPT
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nop... quero mesmo dizer lpt/ftp...
vou corrigir -
nop... quero mesmo dizer lpt/ftp...
vou corrigir
Corrige, e já agora confirma com o smap, ele não considera exactos estes pressupostos, e já agora stage 3 não obriga a linha de escape de 3, so cat-back, mesmo no manual.
E esqueceste a partir de 3 de velas com índice de temperatura diferente...
E nao te queixas de ser crítico, sem valor ou OT :p -
a correcção já foi feita há 1 mês... vê data da edição...
A que "pressupostos" te referes?
Quanto ao escape...
Stage 2:
Stage 3:
Quanto às velas... mostra-me.
Abraço -
BCPR7ES... normalmente o 9000 usa 6
Necessário:
...
- No caso do FTP: Válvula Apc, suporte da válvula e 3 tubos de silicone de 6mm de diâmetro interno
será No caso dos LPT, od FPT já trazem (t5, mas já vem e com tubos) -
Grrr... tens toda a razão... alterei a denominação em cima e não em baixo... Desculpa... erro meu...
Quanto à velas também acho melhor... mas não encontrei nada escrito a recomendar.
Que pressupostos?
Abraço -
O meu vinha com BCPR7ES e depois de andar a inventar com as Bosch aquando da rectificação do motor, voltei a por BCPR7ES novas... Penso serem as mais indicadas
Tenho em Stage 3 e as alterações que tenho são mesmo essas, Filtro KN, Escape 3" desde o turbo até á panela final e repro... Depois tem tubos de vácuo em silicone, dump valve de pistão, e outras coisas que não alteram em nada a potência do carro
Abraço -
Grrr... tens toda a razão... alterei a denominação em cima e não em baixo... Desculpa... erro meu...
Quanto à velas também acho melhor... mas não encontrei nada escrito a recomendar.
Que pressupostos?
Abraço
não venhas sempre a desconfiar do esquilo, se falo tenho uma justificação, posso até não ter razão mas há uma base... e não tenho problema em explicar o porquê
quanto às velas julgo que de stage 3 para cima (pelo que me lembro, depreendo que com pressões >= 1,27 a temperatura exija outras velas... talvez não seja necessário se em vez de simples DP e turboback tenha linha directa em 3', mas não arriscava)
já agora....
quando referes 450 Nm.... arriscavas isso numa transmissão stock com quase 20 anos?
abraços
P.S. KAMUMA o teu tinha 1,35 bar>1,26, não inventes BCPR7ES
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Teco, eu escrevi que voltei a por BCPR7ES, logo é as que tenho, já tenho a minha dose de invenção na parte de velas
Abraço -
Teco, eu escrevi que voltei a por BCPR7ES, logo é as que tenho, já tenho a minha dose de invenção na parte de velas
Abraço
mas com o td04, se ainda tiveres injectores de origem, e não quiseres valores desalmados abaixo das 4.500 voltas a 6's porque fica stage 2 -
Nunca tive BCPR6ES... Stage 2?? Estás a falar de quê? Não vou baixar a "carga". É para ficar sempre com o "software" máximo que o "hardware" aguentar
Abraço -
Nunca tive BCPR6ES... Stage 2?? Estás a falar de quê? Não vou baixar a "carga". É para ficar sempre com o "software" máximo que o "hardware" aguentar
Abraço
Kamuma, que injectores tens? É a caixa e embraiagem?
TES no stage 4 td04 parar lpt E FPT
Uma clarificacao, tenho a impressão de ter lido que a admissão de ar do 9000 é. Boa até quase 400 cvs... Tu aconselhas logo filtro sport. Comentários de 3os?
Por último parece optimista falarem de 270 cvs num stage 3 t25. Mesmo ignorado o mapa da suite que coloca o limite do t25 dos 9000 nas 25 libras minuto e arriscando ser o de 28 libras, um td04 da bem 31.... Ora 280 cvs num td04 implica 250 num t25... E a ter temperaturas giras... SMAP ajuda o esquilo nesta...
TES uma vez clarificado o roadmap dos stages podes por a discussão de turbos onde quiseres, mas até lá espera (e pode ser que vejas que o esquilo não é totalmente acefalo e estuda, mesmo fora do manual) abracos -
quanto ao comentário da transmissão com 20 anos... acho que não preciso de colocar aqui as revisões que são preciso ser feitas... senão tinha que explicar primeiro como mudar a junta da colaça antes de incremento da pressão de turbo...
Alem de que conheço caixas a partirem de Lpt´s com mapas stock...
Nisso... cada uma sabe de si... podem sempre gastar 400€ por carreto e colocar a caixa a aguentar 1000 nm... é simples...TES no stage 4 td04 parar lpt E FPT
Não percebi.
Abraço