-
Este tópico tem como objectivo esclarecer como se pode eliminar o sistema EGR (Exhaust gas recirculation) num sistema de injecção Jetronic.
Este sistema era bastante usado em carros antes de aparecerem os catalisador e usado hoje em dia em carros Diesel.
O propósito é enviar novamente para a admissão os gases já queimados do escape reutilizando-os.
Benefícios do sistema:
- menos poluição
Prejuízos do sistema:
- Ar mais quente na admissão, menos potência
- ar mais sujo na admissão e consequentemente na câmara de combustão e válvulas também
Retirar tubo de admissão para podermos chegar de baixo do colector de admissão (vermelho) e desapertar a válvula egr e tubo(azul)
Tubo de recirculação já fora do carro desapertado em ambas as partes.
Através da válvula egr fazer uma junta cega e junta em cartão para substituir a válvula.
Assim é como o sistema está montado no motor. Gases circulam do escape até à válvula de egr acoplada por baixo do colector de admissão
Aqui tudo o que precisão... O parafuso usado nos carros Trionic ou com catalisador para fechar o orificio do escape, Junta cega metálica + junta de cartão, sensor de temperatura. Eu optei por cortar as ligações do meu sensor de temperatura tornando-o um parafuso comum.
já tudo montado, como vêm fiquei com um tubo de vácuo tapado que activava a válvula egr. É só seguir as tubagens e eliminar as excedentes do sistema.
Aqui a parte dos colectores já com o novo parafuso.
Abraço -
2 questões
1. e nos pós 92?
2. não tem algumas vantagems como carro frio? -
1. pós 92 não usam Egr... usam catalisador... catalisador fora...
2. Não. eu até uso gpl como podes ver nas fotos... e em menos de 3 min no inverno estava a gpl, logo... a mais de 25º.
Abraço -
Humm
Tenho de tratar disto
Obrigado. -
Boas
Estou também a pensar em retirar (tamponar) a Egr do meu 9000...
Para não alterar muito os componentes do carro, estava a pensar em tamponar o acessorio que está enroscado no colector de escape, ligando na mesma o tubo do sistema... visualmente ficava tudo original, só que os gases de escape deixavam de circular para a admissão...
Haverá algum inconveniente em fazer a alteração desta forma ?
Obrigado
Funcruiser -
não tens qualquer inconveniente... muito pelo contrario... é menos lixo no motor...
se fosse a ti mandava fazer uma junta cega como nas fotos em cima e tamponava em cima, ficará muito mais discreto... montas tudo igual, mas com a junta cega entre o coletor de admissão e a válvula de erg.
Abraço -
Boas
Obrigado TesZero...
A mim é muito mais facil tamponar o acessorio que faz a ligação colector de escape ao bicone do tubo Egr e também fica muito discreto, ninguém consegue ver que a passagem foi tapada..
A junta cega tb. é facil fazer, mas o acesso á montagem é mais complicada, e o resultado final penso ser o mesmo..
Funcruiser -
O acesso não é difícil, é mais por ficar mais escondido, mas sim, o resultado é o mesmo... o importante é evitar que os gases de escape cheguem à admissão.
Abraço