Eliminação da EGR causa aumento de consumo?

Voltar
  • Eliminação da EGR causa aumento de consumo?   por joaofcouto em 29 Set, 2013 21:25
  • Boa Noite pessoal,

    Visto que muitos de vós já eliminaram a EGR, quero perguntar-vos se notaram que os consumos do vosso SAAB aumentaram.

    Visto que a EGR faz um retorno, para o colector, dos gases que vão para o escape, é possível que, ao por uma junta cega na EGR, o carro tenha de gastar mais combustível para criar a pressão que anteriormente tinha a "ajuda" dos gases da EGR, daí o aumento de consumo, não?

    Obrigado.
  • Responder #1   por TesZero em 29 Set, 2013 22:29
  • Olá João.

    Mão, não gasta mais.
    Pelo menos é o resultado prático de todos os casos que conheço

    Os gases de escapes são gases sujos e quentes.

    Quanto mais quente for o ar admitido na admissão, menos denso é (menos O2 por cm3)
    A injecção é regulada mediante a densidade do ar que entra na admissão.

    No meu caso prático no 9000 2.0 gasolina de 1988 senti instantaneamente a diferença...

    Mas a principal vantagem é mesmo o facto de não estares a sujar toda a admissão...

    No 9-3 do Long dificilmente conseguirei perceber a diferença, só fiz cerca de 40 kms com egr activa...
    Desde cedo deu problemas de FAP e eliminamos ambas em conjunto.

    Abraço
  • Responder #2   por joaofcouto em 30 Set, 2013 10:34
  • Obrigado TesZero.

    Também era esse o feedback que tinha, que baixava os consumos do carro.
    A EGR do meu SAAB avariou e, visto que uma nova acaba por ser o preço de eliminá-la, acabei por tapar a junta que volta a por os gases no colector (também foi a forma de ter a certeza que a avaria era da EGR) e terei de fazer a eliminação electrónica da EGR (que ainda não fiz...).
    Mas reparei que houve um aumento de consumo, daí a pergunta. Costumava fazer cerca de 800km com um depósito e este último durou apenas 600km sem grandes diferenças de condução. É substancial!

    Visto que as viagens que faço são curtas (cerca de 7 a 15 km) e as temperaturas estão a baixar fazendo com que o carro demore mais a aquecer, esta pode ser uma causa para isto, não? O carro em frio consome cerca de 60% mais que em quente, correcto?

    Abraço!
  • Responder #3   por 26fatboy em 30 Set, 2013 15:44
  • Sou da mesma opinião que tu e realmente o que dizes faz todo o sentido... não me parece que por teres eliminado a egr faças menos 200k :o :o faz mais sentido o que descreves a seguir... poucos kms o carro não aquece e gasta mais!!
  • Responder #4   por TesZero em 30 Set, 2013 23:19
  • Sim, a gestão electrónica tem mapas de enriquecimento.

    Isto é... antigamente lembras-te que tinhas que "abrir o ar" nos carros a carburador. Actualmente a gestão electrónica faz isso automaticamente enriquecendo a mistura até atingir a temperatura ideal.

    Sim, é natural que no inverno os carros levem mais tempo a aquecer e consequentemente usem durante mais tempo o enriquecimento dos mapas (mais combustível)

    Mas... também é certo uma coisa...
    A EGR ajuda ao aquecimento do motor... como a admissão está ligada directamente ao escape pela egr os gases quentes do escape ajudam a aquecer o motor usando menos os mapas de enriquecimento..

    Mas a lógica mantém-se...
    um motor limpo é mais eficiente...
    um motor eficiente anda melhor e por mais tempo...
    um motor eficiente gasta menos...

    Portanto a minha visão da situação é que o que perdes no aquecimento mais rápido do carro... ganham em triplicado na manutenção do carro :)

    Abraço
  • Responder #5   por SantosSaab em 03 Out, 2013 18:50
  • Como andas em vias de desligar a FAP; aproveita desligas a EGR :)

  • Responder #6   por joaofcouto em 04 Out, 2013 09:01
  • Pois, acho que vou ter mesmo de fazer os 2...

     ;)

    Quero que o meu SAAB dure mto, se possível, adicionar outros "à conta" mas ficar sempre com o "meu primeiro SAAB"!  ;D
  • Responder #7   por TesZero em 04 Out, 2013 18:54
  • De uma coisa podes ter certeza...
    quanto mais limpo estiver o motor, mais ele vai durar :D

    Abraço
  • Responder #8   por joao27 em 16 Out, 2013 13:45
  • Tenho um colega com uma 159 Jtd (150 cv) mesmo motor e eliminou a EGR  e fez um repro ligeira diminuindo os consumos em mais de 1 litro por 100klm.
    Repro 4
    Em andamento em baixas que diferenças.
  • Responder #9   por TesZero em 16 Out, 2013 21:08
  • Se dizerem algo na Repro4 não se esqueçam de mencionar que pertencem ao SAABsPORTUGAL para poderem ter acesso aos descontos...
    Obviamente que têm que ter o nr de posts mínimos atingidos para o desconto :P

    Abraço

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation