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Um dos primeiros problemas do meu 95 de 2000 é este mesmo, está extremamente difícil engrenar a marcha atrás, pelo menos com o carro parado, se o deixar descair para trás, ela entra logo..
A direito ou a deixar descair para a frente a manete faz força, mas é como se não existisse ali nada a engrenar..
algumas ideias? -
Poderá ser o sector mal encaixado. Á frente onde encaixa na caixa de velocidades... Verifica. Vê como está o nivel de lubrificante da caixa também. Tem em atenção que não leva valvulina mas sim óleo de motor... se o fores trocar, troca por sintetico mas faz com que o oleo que la tens saia por completo.
Abraço -
pode ser embraiagem
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Sim, se não for nada do que eu disse, pode ser, mas isso só desmontando caixa...
Abraço -
Porquê embraiagem se todas as outras entram bem?
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Exacto, mas pode ser algo no disco ou assim, vê o que te disse...
Abraço -
Sim, parece me ser algo do género do que me indicaste, se bem que já ouvi falar de um problema comum nestas caixas e que até existia um kit reparação...
Mas isso já não era reparação para qualquer oficina.. Alguém conhece uma boa oficina em Coimbra? -
Em coimbra não conheço...
mas conheço que te repare isso em Braga...
Pelo preço de reparação que pagas... acredita... compensa ires mesmo a braga...
Reparei lá uma caixa ha umas semanas de um suzuki swift... ficou num total de 260€....
Troca de todos os rolamentos e mão de obra....
Em todo o lado pediram a esse meu amigo cerca de 300 a 400 euros só para abrirem a caixa... sem orçamento para reparação...
O teu problema parece ser o sincronizador da marcha a trás, parece ser comum nestas caixas.
Tens aqui o link da oficina e feedback sobre a mesma:
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Abraço -
Entretanto, com a habituação já começo a conseguir colocar a marcha atrás melhor.
Mas nunca entra direta, tem que ir sempre à primeira e depois marcha atrás, ou segunda se não resultar.. ou mesmo 5ª...
Mas noto que depois de andar uns 20km começa a custar cada vez mais.. -
Não vai melhorar....
pelo contrário...
tens que ter noção que vai piorar até deixar de entrar mesmo.
Se tiveres oportunidade, é a altura ideal para tratares do problema (enquanto ainda funciona)
Abraço -
Pois acredito.
Mas levar o carro a braga e deixa-lo lá uns quantos dias é complicado.
Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?
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Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?
As caixas de 9-5 são todas compativeis entre 1998 e 2009, mas se vais procurar uma caixa usada procura uma de 2006 para a frente pois traz um componente melhorado que se torna fulcral na longevidade das mesmas.
1. alteração - anilha de esmagamento - crush sleeve
Article : Sleeve (antiga, cilindro e anilha não conica)
PartNo : 8734477
Usage : 1998-2002
O Part number que a SAAB tem para os 9-3 SS (caixa mais resistentes e que aguentam mais binario) e 9-5 (apartir de 2006)
Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
PartNo : 55352125
Usage : 2003-
Se pedirem a um revendedor autorizado de peças pela anilha de esmagamento quando ele for ver no EPC vai-vos indicar a peça antiga, nunca a nova pois é isso que esta no EPC. Peçam sempre o novo Part Number mesmo que vos digam que não é o indicado.
Peça nova é a da esquerda
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ao usarem a antiga o que acontece muitas vezes é ela partir e pronto la vai a caixa para o lixo
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Eu proprio quando reforcei a caixa do meu 9000 usei o part number mais recente como podes ver aqui Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn -
Caixas usadas de carros mais recentes, que já tenham esta situação resolvida?
Será que são compatíveis / têm o mesmo ratio?
As caixas de 9-5 são todas compativeis entre 1998 e 2009, mas se vais procurar uma caixa usada procura uma de 2006 para a frente pois traz um componente melhorado que se torna fulcral na longevidade das mesmas.
Mas não são todas iguais certo?
Eu pelo ebay encontro várias caixas, e nem saem nada caras <200€..
Será que por cá também se encontram a estes valores? -
As caixas manuais dos 9-5 pelo que sei são todas FM55Bxx o xx é a revisão da mesma e quanto mais alto for o numero mais recente é a mesma
Vais encontrar na net caixas FM55B01, FM55B03, FM55B05, FM55B09 e FM55B10
Tens aqui um exemplo onde podes ver FM55B09 e FM55B09
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ou mesmo esta pagina do ebay onde podes ver que a caixa é compativel com 9-5 de 1999 a 2009
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Caixa em inglaterra até por £50 as arranjas, o problema é o transporte.
Como já indicaste, é um problema comum dessas caixas e existiu um kit de reparação para elas.
No meu caso, quando acontece, é meter 4ª e depois marcha atrás.
O kit que queres é este:
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