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Ora bem, colocar fotos... além da falta de paciência, junta-se uma dose de trenguisse, mas agora surge um problema maior... mais 10cm de carro... comprei um Cde que pelos vistos tem o motor ''agarrado'', isso não me põe qualquer problema, pois tenho de reserva a maior parte do material necessário para o arranjar, o problema mesmo é a falta de tempo, pois como alguns se terão dado conta não estou em Pt. Posto isto, e como tenho uma ideia antiga de ''construir'' um 9000 4x4, parece-me que esta nova aquisição será a vítima para o efeito, a saber, terá de ser algo com mais de 500cv e tracção total, no entanto, preciso de ideias e preços do material necessário para esta aventura, será um projecto que certamente levará um par de anos a realizar, quer devido aos custos quer à engenharia que será aplicada para que a máquina seja funcional e à falta de tempo, pois ou trabalho ou brinco aos mecânicos... assim, é com todo o gosto que peço as vossas opiniões acerca do tema. Tecnicamente e sempre que seja necessário construir ou fazer soldadura de peças isso não é problema, pois a minha profissão é mesmo essa (soldador), e tenho equipamento profissional para fazer todo o tipo de soldas em qualquer liga. A viatura em questão é um 9000 Cde de 1996 2.0 trionic 5.5 com 185cv. Agora venham lá essas ideias e preços...
desde já o meu obrigado pelas futuras opiniões/comentários.
Abr, Dhc -
O único grande problema, quer a nivel de engenharia, quem a nível de custos....
será a transmissão...
De resto não vejo nada que ainda não tenha sido feito
Devias criar um posts para desenvolver este projecto na área da performance.
Ouço/ leio muito mal da transmissão equipada nos opeis calibra / vectra...
e muito bem da transmissão usada no audi quattro....
Sei que já houve a instalação desta ultima num saab 99, só não sei qual será o motor equipada e a compatibilidade da caixa...
Mas como dizes... não havendo problemas com a soldadura, a falange da caixa pode ser modificada....
Tracção trazeira seria óptimo usares a do bmw... é resistente e também já tem provas dadas em motores saab com muito binário...
A tracção do sierra cosworth também seria algo a ponderar, contudo a sua exclusividade eleva os preços....
Mais uma vez... penso que será a transmissão o maior desafio a nível de trabalho
(trabalho que terás que fazer para teres dinheiro para a comprar e alterar, he he he)
Se poder mover este tópico para a secção de Performance avisa
Abraço -
Podes mudar!
A mim parece-me mais provável ter de mudar a posição do motor ou seja, deixa de ser transversal e passa a ser longitudinal, o 99 ''quatro'' tem essa disposição de motor de origem, o 9000 não , mas como a minha paranóia são os 9000, tenho de arranjar solução!!
Já me ocorreu fazer (isto vai ser complicado de entender...) um furo na caixa, junto ao diferencial e colocar um pinhão de ataque no mesmo, assim poderia teoricamente passar transmissão para as rodas traseiras, o senão é que a caixa está descentrada do eixo do carro. Para o eixo traseiro, aplicar outro diferencial igual ao usado na caixa de velocidades para que a desmultiplicação seja igual, tendo ainda de levar um diferencial talvez do tipo viscoso a meio para evitar transmissões/caixas partidas, algo semelhante ao que era usado nos Lancia Delta. -
Sim, penso que sejas mesmo obrigado a alterar a disposição do motor... mas não vejo isso como grande problema... podes facilmente fabricar um charriô...
Usares a caixa de origem está totalmente fora de questão... mesmo que a queiras manter com esse tipo de "invenção" precisarias do interior da caixa modificado da quaife que fica ao preço de todo o projecto: Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Por esse valor compras um carro 4x4 completo, tiras-lhe a caixa e restante transmissão e vendes as peças do mesmo para recuperares o dinheiro novamente e continuares o teu projecto...
Pelo menos na minha maneira de ver....
Depois, o que precisas?
- Tratamento do bloco (vais querer manter 2.3 ou alteras para pistões mais largos e 2.5?) - 200€?!?
- 4 pistões forjados 2.5 cm3 - 724€ + iva = 905€- Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- 4 bielas forjadas - 1250€ - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- Escape completo em inox + colectores, mesmo a fazeres-lo tu, uns 400€
- Cams - 760€ - Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- Tratamento da colaça - 200€?!?!?
- Turbo... depende muito do que tiveres em mente... mas com paciência - 600€
Isto penso que seja o material mais caro...
Claro... depois tens que comprar velas, não te esqueças
Claro que podes ter 500cv e esperar que ele parta com os pistões de origem, mas pelo que te conheço... não é isso que queres
Abraço -
Metendo o motor longitudional ou seja com a parte da caixa virada para o habitaculo podes usar a caixa de origem. um dos semi-eixos passa tracção para um diferencial traseiro, o outro para o diferencial frontal.
O 9000 4x4 que a SAAB a desenvolver mas a GM matou o projecto antes de sair era desta forma -
teria toda a lógica, mas terias que usar 1 diferencial à frente para uma das saídas da caixa e outro atrás...
Mas para 500cv não sei até que ponto a caixa original aguentaria o binário... ainda por cima a puxar muito mais peso de transmissão...
Abraço -
O Golf IV 4x4 tem o motor longitudinal e no entanto utiliza na mesma este sistema do grupo VAG por isso não acho que seja necessário andar a alterar radicalmente a posição do motor e com isso perder tempo e dinheiro.
Quanto ao resto, parece que o Pedro já fez um bom apanhado do que te espera em termos de despesas.
Este bicho que meteram no youtube terá tracção à 4? O tipo manda um arranque muito forte e nem por isso o carro patina muito.
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Na altura falava-se que esse vieo tinha o FPS (frames per second) adiantados
Vá... pessoal... a colocar aqui soluções 4x4 compativeis, de preferência com links...
Acho que no fundo é algo que todos queríamos...
Especialmente se tivesse embraiagem para alternar entre 2 e 4 rodas
tipo skyline ou o novo saab awd
Abraço -
E onde querem voçês por o veio para o diferencial traseiro? é que no meu 9000 com escape 3" já não cabe mais nada no "tunel"
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No local do escape.....
o escape terá que ser lateral ou fazer-se novo túnel movendo o deposito ou roubando ao local dos bancos...
primeiro a transmissão... depois vemos isso
quando chegarmos a esse ponto... já o escape é wireless ou já o décio usa um motor electrico do SAAB EV
Abraço -
Ora vamos por partes:
* Cerca de 4000€ pelo material que o Pedro indica, não me parece exagerado, mas tenho uma dúvida, a que te referes com tratamento de bloco e culassa?
* O túnel central, não é grande problema... alarga-se, com uns recortes e reforços faz-se um túnel maior, embora tenha que haver muito cuidado ao reforçar uma barra transversal que fica mesmo por baixo dos brancos da frente e com o posicionamento da alavanca da caixa de velocidades, obviamente o depósito tem de ser trocado por um que sirva.
* Os pistões para maior cilindrada (2.5) implica retirar material ao bloco , que é o mesmo que o fragilizar, não me agrada muito a ideia, no entanto permite mais potência .
* O eixo traseiro será completamente substituído, e tem a vantagem de poder colocar um sistema que há muito desejo no 9000 - paralelogramo de Watt!
* No motor, a cambota fica igual? mantêm-se as mesmas chumaceiras/apoios de moentes? é que se leva outras bielas, estas tem o mesmo tamanho?
Tenho procurado na Holanda Alfas 164 4x4 (onde eles foram mais comercializados), mas por agora nada, nem um , e também não sei qual a capacidade desse material em termos de performance.
Quanto ao video, é suposto ser um 4x4? não parece.
Usar material Vag no meu brinquedo... também não me agrada a ideia, mas se tiver de ser... é que na Bélgica facilmente arranjo um ''argolas'' quattro por 1000€ ou pouco mais.
Já agora, qual o melhor turbo para o brinquedo? normais? esferas? modelos?
Por fim, Ciber... o motor do golf é transversal... eu sei que era isso que querias dizer!!! -
Tratamento de bloco, seria o alargamento de 1 mm para teres os 2.5...
já viste a grossura das tuas parede EM FERRO FUNDIDO?
pensas que tens um m3 ou m5 com o bloco em aluminio?
o que é 1 mm em 90mm?
alem disso tens o exemplo do carro da Nordic 2.5.
Depois podes optar por niquel-cromio.
quanto à colaça... abertura das portas de ar e escape, molas mais fortes, válvulas, etc...
Pelas provas que tenho visto dadas... penso que a transmissão 4x4 do audi seja a mais eficaz mesmo com estes motores...
antes VAG que GM!!!
Abraço -
Encontrei um audi quattro de 91 relativamente barato, será que a mecânica serve para o que pretendo? ou melhor um modelo mais recente?
Abr. -
Encontrei um audi quattro de 91 relativamente barato, será que a mecânica serve para o que pretendo? ou melhor um modelo mais recente?
Qualquer veiculo que penses em comprar para ver isso tens que o estudar primeiro, neste caso ter noção de que problemas sofriam as caixas e a transmissão desses veiculos.
Tenta arranjar algum que já venha de origem com diferenciais autoblocantes para gastares o minimo possivel nisso. -
Obrigado Smap, exactamente por nada saber acerca do ''argolas'' é que pergunto se alguém tem ideia das capacidades daquela coisa, apesar do preço não ser exagerado (1500€ + -)ainda tenho de contar com o transporte para PT, e se não for exactamente o que pretendo são mais uns euros para a sucata (já não me agrada a ideia de ''conspurcar'' o meu lindo sueco com um alemão, se o material não servir tanto pior...). O modelo em causa é o 90 quattro (frente igual ao 80), mas com a traseira mais curta.
Mais opiniões aceitam-se!!