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Olá a todos.
Alguém me sabe dizer quantos tipos de molas há para o 9000? -
Tens que ser mais especifico, por ano. Um Talladega tem um chassi diferente de um 9000 CS pois é um 9000 CC
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Vamos por partes então.
Nos modelos de 1992(CS), sabe-se que as molas do Aero são diferentes das do CS. Mas por exemplo: as molas do Aero são iguais às do turbo S? Entre um CS de 92 e um de 97, há diferenças? Ou mesmo entre o CS e o CSE? -
Já te disse que tens que ser expecifico por ano ... diverte-te só com as molas/amortecedores do 9000 de 1997 a 1998
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E olha só para que saibas em anos anteriores havia molas especificas caso o 9000 tivesse 2 airbags ou não
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Estás a ser mauzinho por 1 milímetro.......
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Mauzinho? A pergunta não foi "...quantos tipos de molas há para o 9000?"
Então a resposta deveria ser:
Consoante o ano do carro podem existir 6 a 8 molas diferentes para a frente/traseira.
A verdadeira pergunta não deveria ser só a que o fp9000 fez...
Deveria ser "Porquê tantas possibilidades diferentes de fábrica?"
A resposta é que já exige mais "carne no lombo" para responder/explicar.
Claro que na concorrência ( entenda-se tudo o que se vende como opção em qq loja como a Eibach ou H&R ) é mais económico meter somente um ou dois tipos de mola à venda e dá para todos... e aí sim a diferença é só 1 mm ... Nesse caso compras o que queres e assumes que podes estar a comprar mal.... mas isso é outro testamento.
Já agora fp9000, sabes que para ser preciso e comprar tal e qual como saiu de fábrica, sabes onde encontrar os códigos das molas que diferenciam umas das outras certo? Na imagem que o SMAP mostra tens 6 possibilidades... na designação tens lá umas letras (AA; AB; AC;AD;AE e AF para as molas da frente e BA; BB; BC; BD e BH para trás ) certo? Sabes que essas informações são relativas ao tipo de mola específica... e que no carro tens quais as molas que a fábrica meteu ( não são umas qq ) Sabes onde encontrar? -
Já agora fp9000, sabes que para ser preciso e comprar tal e qual como saiu de fábrica, sabes onde encontrar os códigos das molas que diferenciam umas das outras certo? Na imagem que o SMAP mostra tens 6 possibilidades... na designação tens lá umas letras (AA; AB; AC;AD;AE e AF para as molas da frente e BA; BB; BC; BD e BH para trás ) certo? Sabes que essas informações são relativas ao tipo de mola específica... e que no carro tens quais as molas que a fábrica meteu ( não são umas qq ) Sabes onde encontrar?
Eu confesso, não sei
Acho que é naquela chapa que tem o numero de motor no compartimento do motor, mas não tenho a certeza e tambem não sei "ler" a cahpa completamente. -
Sim SMAP é a "chapa branca"
Lá vem a dizer o tipo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras que equipa o carro quando saìu de fábrica...
Agora a minha pergunta mantêm-se..... Porquê tantas opções?? Porquê 6 a 8 opções por componente?? DHC, sabes responder a esta não sabes?? -
Peso, comprimento, altura ao solo, capacidade de reboque, RH, LH, entre outras...
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É bom saber que há algo colado ao chassis do carro que diga quais são as molas que o carro trazia de fábrica. Era a essa informação que eu queria chegar. Isto porque não tenho as molas originais do carro e um dia que o queira colocar "stock" sei qual é a designação das molas.
(entretanto, obigado a todos pela partilha)
Por outro lado queria perceber se valia a pena tentar encontrar umas molas para as mandar prensar a um individuo no Porto que, dizem, faz um excelente trabalho.
Mas a informação que encontrei acerca de molas prensadas é um bocado inconsistente, portanto não me meti nessas andanças. -
Molas prensadas são melhores que molas cortadas. Perdem a dureza e ficam mais elásticas.
Abraço -
Molas cortadas nem pensar!
Mas explica-me... como é que umas molas presadas têm mais elasticidade que as mesmas sem serem prensadas? -
Molas cortadas nem pensar!
Mas explica-me... como é que umas molas presadas têm mais elasticidade que as mesmas sem serem prensadas?
O carro fica mais dançarino. É essa elasticidade que te quero dizer... Passas em lombas e "boimmm Boimmm ..." Entendes?
Abraço -
Mas isso é pior para o carro e o seu comportamento dinâmico!
Se querem fazer alguma coisa ás molas que têm, o correcto é tirarem as molas, levar a uma das pessoas que trabalham com elas, explicar o que querem e mandar temperar as molas de acordo com o que querem.
Quando é com segurança, não se metam em atalhos! -
Sim, eu disse que não gosto... mas se calhar não me fiz entender...
Abraço