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O meu 9-5 quando inicia o motor após dar a chave deita um pouco de fumo e o cheiro dos gases não é muito agradável.
É só mesmo quando pega, depois em andamento pouco ou nenhum fumo deita.
Qual a vossa opinião do motivo dessa lufada de fumo azul.
Agradeço as vossas opiniões e o que devo fazer.
Obrigado -
Isso tende a ser sintomas de problemas no turbo.
Normalmente são os vedantes que começam a falhar e durante a noite o pouco oleo que vai passando pelos vedantes queima na arranque, dai o fumo azul.
Talvez possa ser outra coisa, mas não estou a ver qual! -
Isso tende a ser sintomas de problemas no turbo.
Acho que deve ser isso, qual a tua opinião achas que tem reparação? Onde se pode reparar?
Normalmente são os vedantes que começam a falhar e durante a noite o pouco oleo que vai passando pelos vedantes queima na arranque, dai o fumo azul.
Talvez possa ser outra coisa, mas não estou a ver qual! -
Fumo azul e oleo queimado. Se forem os vedantes podes troca-los...
abraco -
Conforme descreve, será certamente como comentou o Filipe.
Durante o tempo com o carro parado, enquanto o óleo ainda está fino, os vedantes não retêm o oleo que acabo por pingar e ser queimado ao ligar o carro...
pode ser:
- vedantes de válvulas, talvez nunca foram mudados, têm tendência a fazer-lo, pinga para a câmara de combustão e fumega instantaneamente após ligarmos o carro
- vedantes do turbo, possivelmente também nunca foi reparado e serão os vedantes de origem, deixam pingar óleo para o escape queimando o mesmo assim que o mesmo aquece (instantaneamente na parte quente).
Ou pode ser simplesmente os respiros do cárter na tampa de válvulas entupidos...
nada como dar uma saltada ao veloso.
Abraço
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Pois lá vai ter que ser.
Obrigado -
ele certamente que irá começar por limpar a tampa de válvulas...
caso sejam os vedantes de válvulas não sei se ele os conseguirá trocar com a colaça montada... não sei se a válvula não cairá para dentro do cilindro... Se assim for terá que levar nova junta da colaça...
Se for turbo é que fica mais dispendioso, só reparando o mesmo... a vantagem é que fica novo para muitos quilómetros...
Abraço -
Sendo pragmático, não creio que seja nenhuma das situações descritas pelo Pedro.
Tendo em vista:
- O cuidado com a manutenção que o Castelar tem.
- A baixa quilometragem do motor.
- E conhecendo o pé PESADO dele, quando não leva a cara metade.
Eu acho mesmo que é o turbo.
A reparação do turbo é algo que pode andar entre os 250€ (troca de vedantes) e os 400€ (troca o core completo, basicamente um turbo novo).
Se optares pela troca de vedantes, convem fazeres já para não danificares o core do turbo.
Se optares pela troca do core, podes deixar andar até fazer fumo nas desacelarações.
Pessoalmente trocava o core, pois é um turbo novo, com mais garantias de bom funcionamento.
Agora tudo depende daquilo que pretendes. -
Vou para essa opção Filipe, mas sendo assim vou deixar andar mais uns tempos, já agora quando o tiver que fazer qual a casa que me aconselhas, pois tirar o turbo acho que aqui qualquer mecânico o tira mas o conserto convém numa casa com alguma garantia.
Pessoalmente trocava o core, pois é um turbo novo, com mais garantias de bom funcionamento.
Agora tudo depende daquilo que pretendes.
Obrigado -
A Turbo Center no Porto é muito conhecida entre o pessoal que manda reparar os turbos.
Julgo que o Teszero e o Vidinha já mandaram lá arranjar os deles.
Mas, honestamente, não conheço nenhuma.
O meu foi reparado em Lisboa, por um contacto que o Galvão forneceu.
Não te preocupes para já, se ainda só faz isso, deve ainda dar para uns meses... Se é simpatico com ele, não andes de pé a fundo com ele... -
Não é que tenha nada contra mas...
não recomendo a turbo center...
motivos:
- disseram para ir levantar o meu turbo hibridado, cheguei a hora com o aero74 e esperamos umas 4 horas sem nos dizerem nada...
- o meu turbo ficou a fazer fumo nas desacelerações
- quando questionei sobre o fumo so me souberam dizer "isso da cabo das sondas lambdas"
nunca mais la fui...
Castelar, conheço um bom em Guilhabreu, tem inúmeros testemunhos de bom trabalho.
Chama-se turboguilha.
Não esquecer de colocar junta do turbo nova (entre o colector de escape e turbo) e pernos novos... já que esta desmontado e são baratos é escusado esperar que eles partam...
Qualquer coisa... é só dispor
Abraço
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Eu tenho experiencia das 2 formas de solucionar o problema, troca de core ou reparação.
No meu a troca de core devera ser feita só mesmo em ultima instancia, não que o turbo nao fique bom, mas sim porque e geral fica mais caro.
Eu troquei o core do TD04 que está no 9000 do meu Pai pois na altura aind atinha pouco conhecimento do processo de reparação.
Recomendo contudo que falem com o CATAVARES e caso ele esteja bem disposto (ele tem mais mau feitio que eu), pode ser que ele aceda a fazer a reparação. O preço esse terá que ser ele a dizer, não eu.
Como muitos sabem o meu TD04HL-15T foi hibridado por ele para TD04-HL-19T e neste caso com material melhor que o de origem, pois podemos usar um kit de reparação reforçado.
É certo que ainda só fiz 1500 Km com o TD04-HL-19T da ultima vez que estive em PORTUGAL, mas andei muitas vezes com pressões superiores a 1.6 bar suficientes para partir um motor B235R (9-5 Aero) e não tive problema algum -
Obrigado a todos pelas respostas e soluções aqui apresentadas, vou deixar andar mais uns tempos até conseguir saber de que sítio ao certo se deve essa lufada de fumo quando o ponho a trabalhar, se defacto for do turbo como diz o Filipe tende a piorar e aí sim mando reparar, vou também estar mais atento aos consumos de óleo para não ter problemas de maior.
Quanto ao Tavares deve estar zangado comigo pois aqui mais ou menos à 1 mês atrás mandei-lhe um SMS a saber como ia andando e não tive direito a resposta.
Abraço e mais uma vez obrigado. -
Quanto ao Tavares deve estar zangado comigo pois aqui mais ou menos à 1 mês atrás mandei-lhe um SMS a saber como ia andando e não tive direito a resposta.
Ele esteve fora do pais durante bastante tempo em trabalho, pode nunca ter visto a SMS. É mesmo uma questão de fala com ele -
Não é que tenha nada contra mas...
não recomendo a turbo center...
subscrevo, para reparar vedantes queriam 200 e picos+ iva
deve-lhes ter subido o turbo à cabeça
Tes, mandas-me o contacto do catavares?