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Eliminação da EGR causa aumento de consumo?

Iniciado por joaofcouto, 29 de Setembro de 2013, 21:25

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joaofcouto

Boa Noite pessoal,

Visto que muitos de vós já eliminaram a EGR, quero perguntar-vos se notaram que os consumos do vosso SAAB aumentaram.

Visto que a EGR faz um retorno, para o colector, dos gases que vão para o escape, é possível que, ao por uma junta cega na EGR, o carro tenha de gastar mais combustível para criar a pressão que anteriormente tinha a "ajuda" dos gases da EGR, daí o aumento de consumo, não?

Obrigado.
  • Saab 9-3 SportHatch 1.9 TTiD Vector '09

TesZero

#1
Olá João.

Mão, não gasta mais.
Pelo menos é o resultado prático de todos os casos que conheço

Os gases de escapes são gases sujos e quentes.

Quanto mais quente for o ar admitido na admissão, menos denso é (menos O2 por cm3)
A injecção é regulada mediante a densidade do ar que entra na admissão.

No meu caso prático no 9000 2.0 gasolina de 1988 senti instantaneamente a diferença...

Mas a principal vantagem é mesmo o facto de não estares a sujar toda a admissão...

No 9-3 do Long dificilmente conseguirei perceber a diferença, só fiz cerca de 40 kms com egr activa...
Desde cedo deu problemas de FAP e eliminamos ambas em conjunto.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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joaofcouto

Obrigado TesZero.

Também era esse o feedback que tinha, que baixava os consumos do carro.
A EGR do meu SAAB avariou e, visto que uma nova acaba por ser o preço de eliminá-la, acabei por tapar a junta que volta a por os gases no colector (também foi a forma de ter a certeza que a avaria era da EGR) e terei de fazer a eliminação electrónica da EGR (que ainda não fiz...).
Mas reparei que houve um aumento de consumo, daí a pergunta. Costumava fazer cerca de 800km com um depósito e este último durou apenas 600km sem grandes diferenças de condução. É substancial!

Visto que as viagens que faço são curtas (cerca de 7 a 15 km) e as temperaturas estão a baixar fazendo com que o carro demore mais a aquecer, esta pode ser uma causa para isto, não? O carro em frio consome cerca de 60% mais que em quente, correcto?

Abraço!
  • Saab 9-3 SportHatch 1.9 TTiD Vector '09

26fatboy

Sou da mesma opinião que tu e realmente o que dizes faz todo o sentido... não me parece que por teres eliminado a egr faças menos 200k :o :o faz mais sentido o que descreves a seguir... poucos kms o carro não aquece e gasta mais!!
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16
  • Saab 93 Vector TID 150CV Carrinha
  • Saab 95 NG Tid4

TesZero

Sim, a gestão electrónica tem mapas de enriquecimento.

Isto é... antigamente lembras-te que tinhas que "abrir o ar" nos carros a carburador. Actualmente a gestão electrónica faz isso automaticamente enriquecendo a mistura até atingir a temperatura ideal.

Sim, é natural que no inverno os carros levem mais tempo a aquecer e consequentemente usem durante mais tempo o enriquecimento dos mapas (mais combustível)

Mas... também é certo uma coisa...
A EGR ajuda ao aquecimento do motor... como a admissão está ligada directamente ao escape pela egr os gases quentes do escape ajudam a aquecer o motor usando menos os mapas de enriquecimento..

Mas a lógica mantém-se...
um motor limpo é mais eficiente...
um motor eficiente anda melhor e por mais tempo...
um motor eficiente gasta menos...

Portanto a minha visão da situação é que o que perdes no aquecimento mais rápido do carro... ganham em triplicado na manutenção do carro :)

Abraço
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SantosSaab

Como andas em vias de desligar a FAP; aproveita desligas a EGR :)

SAAB "Born from Jets"
SAAB 9-3 SW Hatch Vector Sport 1.9 150cv´s

joaofcouto

Pois, acho que vou ter mesmo de fazer os 2...

;)

Quero que o meu SAAB dure mto, se possível, adicionar outros "à conta" mas ficar sempre com o "meu primeiro SAAB"!  ;D
  • Saab 9-3 SportHatch 1.9 TTiD Vector '09

TesZero

De uma coisa podes ter certeza...
quanto mais limpo estiver o motor, mais ele vai durar :D

Abraço
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joao27

Tenho um colega com uma 159 Jtd (150 cv) mesmo motor e eliminou a EGR  e fez um repro ligeira diminuindo os consumos em mais de 1 litro por 100klm.
Repro 4
Em andamento em baixas que diferenças.
  • Saab - 93 - 2005

TesZero

Se dizerem algo na Repro4 não se esqueçam de mencionar que pertencem ao SAABsPORTUGAL para poderem ter acesso aos descontos...
Obviamente que têm que ter o nr de posts mínimos atingidos para o desconto :P

Abraço
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