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Saab 9-5 Ópticas de plástico tirar o baço

Iniciado por bicípite, 24 de Outubro de 2013, 19:46

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bicípite

Retirei esta informação dum site e parece-me bastante útil

O MEU METODO:

1º Isolar bem com fita isoladora larga, para proteger a pintura e para-choques - essencial para um bom trabalho
2º Lixar bem as opticas com lixa de água nº1000 (usar agua na lixa)
. Isto é que remove bem o desgaste e queimado do acrilico, é obrigatório quando o acrilico está rugoso ao toque
. As opticas ficam completamente baças – não tenham medo, elas vao ficar outra vez brilhantes
3º Polir com Massa Média – espalhar a massa média e deixar actuar/secar, seguinda polir manualmente ou com máquina (eu fiz manualmente)
4º Polir com Massa Fina – espalhar a massa fina e deixar actuar/secar, seguida polir manualmente ou com máquina

Se não estiver ainda a gosto, as opticas ficarem tipo "malhadas", partes boas e partes baças – repetir tudo novamente – Quando lixou com a lixa 1000 foi com medo, tem que lixar melhor, (aconteceu-me isto a mim)

Se não tiverem ainda suficientemente brilhantes ou se notar que uma está mais brilhante que outra, pode repetir o ponto 3 e 4, ou só o ponto 4.

5º Usar um Polish de acabamento (é um pouco mais liquido que a massa fina, e menos abrasivo) – deixar secar e polir

6º aplicar uma cera (igual as que se aplicam na pintura)

7º Remover a fita isoladora e apreciar o resultado final - sem duvida muito melhor - vao ver que vale a pena


Material:
Fita isoladora Larga – 2€
Luvas em Latex – não suje as mãos com materiais agressivos – Compre uma embalagem de 100 unidades – custam 5-6 euros
Lixa 1000 – (usei 2) cada uma custa 0,50€
Água – para molhar a lixa
Massa de polir média lata pequena – 3,75 €
Massa de polir fina lata pequena – 3,75 €
Polish da ELF – 5,50 €
Cera Redex 250 ml– 4,5€

Mao de obra – como fiz tudo manualmente demorei cerca de 3 – 4h, incluindo tempo de secagem, se tiver maquina de polir – penso que demora bem nos e não se cansa nada, o que custa é polir, a aplicação dos produtos é simples e directa.

Todo este material compra num hiper ou numa casa auto, e ainda sobra quase todo.
O ideal será depois a manutenção só com massas de polir/cera.

Com isto fica com as opticas originais com um custo inferior a 15 euros elas ficam "quase novas", porque o desgaste interno não se consegue remover.

  • Saab 9000 Aero 1995
  • Saab 9-5 Aero SW 2001
Have a nice Saab

Guest

Boa bricolage :) Obrigado pela partilha  O0

Abraço

castelar

Só uma ideia, em vez de cera que vai sair com as lavagens/chuva porque não usar verniz incolor de spray.
Não seria caso para experimentar?
De qualquer forma obrigado pelas dicas
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
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:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Guest

Se calhar o verniz não aguenta a temperatura dos faróis... Não sei se haverá de Alta Temperatura em Spray Castelar :-\
De qualquer das maneiras, aplicar o verniz não é para todos :)

Abraço

TesZero

bicípite, muito bom post, muito detalhado, obrigado pela informação.

kamuma depois de polidos os faróis devem sempre levar verniz por cima. Por isso sim, aguenta o calor e protege para que não fiquem amarelos ou riscados.

Abraço
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  Saab 9000 Carlsson 1988
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  Saab 9000 Lpt 1994
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