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Cabo de embraiagem partido.

Iniciado por guerreiro, 18 de Maio de 2014, 17:27

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guerreiro

Ola a todos,
desta vez o meu Saab deixou-me mesmo pendurado!!! Partiu o cabo de embraiagem e deixou-me na estrada.
Já desmontei a parte de baixo do tablier e tirei o cabo da ligação ao pedal, a minha dúvida é onde encaixa a mola de retorno do pedal... nao vejo nenhum encaixa la para a ponta da mola e nos desenhos que vi nao consigo perceber como colocar...
Outra questão como desaparafusar a caixa de fusiveis do motor para ter acesso ao buraco por onde passa o cabo? Aquilo é um parafuso com uma porca "estranha"... lol
Obrigado. Abraço

P.S.: Vou tentar fazer um DIY a ver se fica alguma coisa de jeito!!!

SMAP

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guerreiro

Obrigado SMAP ja tinha visto essa imagem. Mas no pedal ha uma mola (nao desenhada na imagem) que supostemente prende o cabo no topo do pedal e que faz o retorno do pedal. Com o partir do cabo a mola soltou-se e ue nao consigo perceber como a prender... qndo tiver acesso ao computador eu coloco uma imagem dessa mola

SMAP

Não sei se ajuda muito mas descobri mais umas imagens, algumas tem o sistema do 9-3 ja com embraiagem hidraulica em vez de cabo.

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guerreiro

Mais uma vez obrigado SMAP. Não precisas de perder mais tempo com isto.. eu já percebi como se tem de fixar a mola.
O pedal do meu é igual ao ferrugento da foto (mecanico) a mola que falo é a mola que aparece ao lado do pedal na 2a foto. Esta fica apenas encostada no topo onde encaixa o plastico do cabo da embraiagem, segundo tenho lido, é fundamental para os que tem cruise control para o pedal encostar no interruptor... nos que não tem não é "tão essencial" e pelos vistos o meu já deve ter levado um cabo novo porque a mola não se soltava com o partir do cabo, ainda mais porque partiu junto ao braço da caixa da embraiagem... os srs da Saab ou outros que montaram o cabo devem ter deixado a mola solta uma vez que o carro nao tem cruise control.
A tourada toda vai ser um gajo de 1,80m e 90Kg a montar aquilo num espaço onde uma menina de 1,60 e 50kg ficava apertada!!!!! Mas prometo tentar tirar fotos e tentar mostrar como fazer....

TesZero

Se tiveres assim tão... apertadinho :P

tira o banco do condutor :)

Aguardamos fotos :)
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  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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darioglv

  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
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  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

guerreiro

Por esta altura o cabo velho já foi removido... o novo está no local... mas ainda sem ser definitivamente colocado..
Estive para comprar um de ajuste manual... mas acabei por comprar o original da Saab, com ajuste automático... segundo o sr Gaspar ao fim de uns km é normal sentirmos o pedal a pegar mto em baixo então temos de dar uns puxões no cabo para o mecanismo automatico funcionar!!! Nunca pensei que numa marca premium como a Saab as coisas funcionassem ao puxão!!!

Neste momento só me apetece pegar numa marreta de uns 5kg e dar tanta marretada até ele ficar enfiado... tudo apertadissímo que quase nem as mão lá cabem.. quando mais conseguir ver o que estou a fazer!!!

Após estes desabafos, o que me está a complicar mais a tarefa é conseguir colocar a tal mola do pedal no sitio (deve ter sido por isso que os anteriores "reparadores" a deixaram para baixo) porque o restante cabo está montado... só sei se está a funcionar bem depois de montar mesmo tudo e poder ligar o carro.

Com a minha falta de experiência e como só consigo ir fazendo as coisas de manha cedo antes de vir para o trabalho... lá para o fim de semana espero ter acabado!

TesZero

Tem paciência, de alguma forma irás ganhando a experiência que falta e conseguirás resolver o problema :)

Esperemos que seja de forma mais fácil e rápida :)

Abraço
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guerreiro

Obrigado pelo apoio Teszero! A pouco e pouco vai ficando tudo no sitio...

TesZero

Espero voltar a ver esse cabrio :)

quem sabe no encontro nacional dia 21 de junho :D :D :D :D

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guerreiro

Não me é fácil ir aos encontros... trabalho ao sábado e depois com mulher e filhota nunca é fácil organizar as coisas... mas um dia destes sem dúvida que irei :)

TesZero

Isso não é desculpa... :P

como podes ver pelas fotos dos encontros... toda a gente tem esposa, marido e filhos.
E muita gente trabalha aos sábados e por turnos.

:D
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guerreiro

Acho que é desta que vou usar a marreta!!!!!! :(||

Novo capítulo...
finalmente consegui montar tudo... com um gancho de arame feito por mim coloquei a mola do pedal no sitio... conectei o cabo da embraiagem no pedal... com a ajuda do cabo de um martelo fiz de alavanca e consegui encaixar o outro topo do cabo na alavanca da embraiagem no motor... montei tudo... experimento varias pedaladas com o carro parado parece-me normal...
Arranco com o carro... embraiagem perfeita... a pegar mais ou menos a meio do curso do pedal... saio dou uma volta ao bairro onde engreno e desengreno varias velocidades... tudo perfeito...
Páro o carro à porta da garagem para meter o C3 la dentro e trazer hoje este para o trabalho... volto a ligar... meto a marcha-atrás... quando vou para meter a primeira fico com o pedal da embraiagem mole e não deixa desengatar!!!!!
Passei-me dos cornos!! Arranco à força a primeira... meto a marcha atras sem embraiagem sem nada e estaciono o carro.... sinceramente só não o atirei pelo barranco abaixo porque eu estava lá dentro!!!!!!

Um cabo de embraiagem novo.... de origem... e o sistema de ajuste automatico falha assim logo nos primeiros metros que o carro anda!!?
1º) como posso confiar em fazer uma viagem num carro assim!!??
2º) acho que um dia destes o vou trocar por um Fiat velho e podre... sempre é mais fiável!!!!

darioglv

Há trabalhos assim.....creio que muitos de nós passamos por essas "estafas" e por vezes o melhor é fechar a garagem e vir no dia a seguir.......mas temos de ter calma.
Pensa no que poderia ter sido.......o freio talvez se soltou?
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