bomba de água do 9000

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  • bomba de água do 9000   por mferraz em 08 Jun, 2014 00:27
  •  :( mais uma que aparece, :( bomba de água precisa de ser mudada, tem muita ferrugem e apresenta um rasto de ferrugem e água no tubo da bomba ao radiador.
    Andei aqui à procura de um DIY mas não encontrei :-\ :-\
    Alguma sugestão , dica ? :) :)
    Ainda não sei quanto custa, mas lá vai mais uns euritos à vida, e aquelas bocas do costume, porque não te desfazes do carro etc, enfim é a vida...
  • Responder #1   por lppainco em 08 Jun, 2014 09:36
  • Isso é fácil de mudar... O preço será cerca de 45-50€ na pfs, já com a junta vedante. Demoras cerca de uma manhã se calhar a andar ás aranhas como eu por isso se perceberes de mecânica é ainda mais fácil.


    DE UM MODO GERAL (SAAB 9000 2.0 Turbo de 1989):

    - Prepara-te para teres muita porcaria e chão sujo de ferrugem e anti-congelante
    - Retiras a roda dianteira direita e respectiva cava da roda (basta a parte direita da cava da roda penso eu de que)
    - Desapertas o tensor da correia estriada para retirares a correia.
    - Retiras a polie da bomba de água (4 parafusos)
    - O tubo que vai da bomba ao radiador da chaufage tem um aperto na parte de trás do bloco do motor que convem retirar para conseguires retirar este tubo sem esforçares.
    - Nesse tubo tens um o-ring que penso que o kit da bomba de água já traz um lá para substituires. Como estraguei pelo menos um o-ring na montagem aconselho-te a teres um de "suplente".
    - Esvazia o circuito do anti-congelante (Se não souberes como se faz tens no site um DIY)
    - Desapertas os dois tubos que vão da bomba de água para o circuito do anti-congelante
    - Retiras penso que 5 parafusos da bomba de água e retiras a mesma.
    - Limpa bem a fixação do sítio da bomba para colocares o vedante e montas a nova (O aperto não sei os Nm mas como diz o meu pai "é antes de partir")
    - Monta o resto pela ordem inversa e aproveita para substituires o anticongelante e limpar o circuito (nunca é demais)

    Deixo-te aqui um DIY doutra maneira:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Esta eu não experimentei. Do que me lembro á 2 anos foi assim, mas que também oiço essas boas do "porque não te desfazes do carro", etc. eheheh

    Qualquer dúvida ou ajuda diz
  • Responder #2   por mferraz em 08 Jun, 2014 10:56
  • obrigado Ippainco, vou seguir as tuas pisadas, vou primeiro mandar vir e ter a certeza que tenho as peças todas, incluindo esse tal o'ring.
     :-X :-X vamos lá ver se me safo :)
    Parts for saab, ok vou lá ver, vi no skandix ontem mas tem uns portes de envio muito caro, o Emanuel arranja com portes mais baratos, mas diz que pode levar muito tempo a chegar
    Abraço
  • Responder #3   por Guest em 08 Jun, 2014 11:51
  • Tens aqui as da Parts for Saabs:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraco
  • Responder #4   por Dhc em 08 Jun, 2014 22:17
  • O grande problema é que andas/andaste muito tempo com água, se há coisa que o 9000 não gosta é de água no circuito de refrigeração. Dos motores de 9000 que já abri, o original da minha galinha, a culassa estava bastante danificada exactamente pelo uso de água, cria autênticas cavernas na mesma (culassa), origina também o apodrecimento do tubo metálico que sai da bomba de água e passa por trás do motor (estou em vias de fazer o molde em inox para os meus), leva também ao apodrecimento de todas as juntas que estejam em contacto com a água e isolamento de sensores (tal como o da temperatura do bloco) pelos resíduos de ferrugem. O motivo de tanto estrago é que ao fim de algum tempo a água torna-se ácida e vai corroendo tudo por onde passa, o bloco do 9000 é em ferro fundido, logo, a possibilidade de criar ferrugem é maior. O uso de anticongelante é sempre o mais adequado, mesmo que seja do mais barato, porque como tem alguma gordura faz a lubrificação do circuito e das peças em contacto. Além do mais, o teu bloco está cheio de lodo/ferrugem, lembras-te da quantidade que tirámos o ano passado e o que ainda lá ficou?
    Quanto ao mudar a bomba, não é tão simples como nos B202, lembra-te que tens de tirar o esticador da correia de elementos, ou tens uma ferramenta própria ou levas uma noite inteira a tentar levá-lo ao sítio  :D :D :D :D :D
    Abr.
  • Responder #5   por Guest em 09 Jun, 2014 09:43
  • Eu tive de mandar fazer um tubo desses que passa atras fo bloco em inox... O meu estava todo podre.

    Abraco
  • Responder #6   por mferraz em 09 Jun, 2014 11:18
  •  :(|| :(|| ya Décio lembro-me e  :(|| :(|| e eu que tinha o livro técnico do carro e não me tinha lembrado ;D ;D. Tenho de o ler outra vez, para ver se domino a coisa. tá visto que a sina vai ser, desmontar a balhana toda,
    hei-de fazer um projeto disso, pois ainda deve de ter alguma sujidade, e aproveito para mudar os bronzes......
    quando,não sei, mas com tempo tudo se faz
    Abraço

    Kamuma obrigado pela info :) :)
  • Responder #7   por mferraz em 09 Jun, 2014 17:46
  • fui ver na PFS e há varias, Kamuma qualquer uma serve? :-\ :-\ :-\
  • Responder #8   por mferraz em 09 Jun, 2014 17:49
  • esquece já vi qual é, é a mania de ler cruzado >:( >:(
  • Responder #9   por Guest em 09 Jun, 2014 19:05
  • Pois... Tens de ver pelo ano. Nao pus a especifica pois nao tinha a certeza do ano do teu.

    Abraco
  • Responder #10   por mferraz em 10 Jun, 2014 11:34
  •  :)certo
    abraço
  • Responder #11   por lppainco em 10 Jun, 2014 14:45
  • Se quiseres mandar vir da pfs eu tenho de mandar vir umas peças para mim e pode vir junto. Manda-me PM com o teu tlm se for o caso.
    Como sou do Seixal e tu de Lisboa sempre fica + ou - perto.

    Abraço
  • Responder #12   por mferraz em 10 Jun, 2014 16:04
  •  O0 ok já te ligo
  • Responder #13   por TesZero em 11 Jun, 2014 09:12
  • Boas, a ultima que mandei vir veio da mister-auto.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Por norma eles têm promoções e oferecem os portes, ou a todos os produtos, ou acima de X valor.
    De momento acho que não estão com essa campanha...

    Já usei a bomba da pfs no meu b202 e esta da mister auto no meu b234 e sem queixa de nenhuma.

    Tal como o décio disse... MUITA ATENÇÃO AO USO DE ÁGUA!!!!

    Para recolheres o esticador é facil...
    ou fazes assim uma ferramenta como sugerido pelo décio:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    ou simplesmente usas uma chave de lunetas para o recolher...
    um dos parafusos aperta ao contrário, pelo que o usas para abrir o tensor, se não souberes qual é dizes que tiro-te uma foto...
    tenho algures um DIY sobre isso...
    não sei se já postei...

    A vantagem da ferramenta é que te fica a "segurar" o tensor, não o deixando abrir ao máximo, depois é só colocares a correia no sítio novamente. :)

    Precisando de ajuda apita :)

    Abraço

  • Responder #14   por mferraz em 12 Jun, 2014 08:38
  •  O0 O0 thanks

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