Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

66 Visitantes, 0 Utilizadores

Retirar radiador Saab 900

Iniciado por guerreiro, 19 de Junho de 2014, 15:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

guerreiro

Boas pessoal... tenho andado retirado e ainda estou a dever o post a explicar como mudar o cabo de embraiagem... mas agora surgiu-me outra situação
O radiador do meu 900 há uns tempos que andava a perder algum anticongelante, mas agora "mija-se" todo mesmo... está na altura de trocar o radiador. Já andei a estudar o caso e pelo que me parece tenho mesmo de desmontar o para-choques dianteiro para tal. A minha dúvida era se haverá alguma forma de o fazer sem desmontar o para-choques? Parece simples essa desmontagem, mas tenho sempre algum receio pq é uma peça cara. Há um post do Teszero a mudar o radiador do 9000 e nesse caso acho que não tirou o parachoques... o problema é o intercooler e o radiador de óleo que têm de ser separados do radiador para o poder retirar!
Se alguém já teve esta tarefa que se chegue à frente :)
Obrigado mais uma vez

Abraço

mferraz

podes postar uma foto para ver como é o do 900, eu andava com um radiador novinho em folha, que mandei vir por engano ha uns três anos, adaptei ao meu 9000 de emergência e andou um mês até vir o novo.
sei que é Saab, pois é igual, só que mais pequeno,desmontar o parachoques, não sei, envia foto com o capo aberto ;)
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

darioglv

sim realmente algumas fotos ajudavam.....mas tambem nao creio que se tenha que tirar o para-choques da frente para tirar o radiador......
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

guerreiro

Obrigado a ambos mas a coisa já está encaminhada...
Sim Dario tens de tirar o parachoques porque tens de retirar o intercooler que esta entre o parachoques e o radiador e tens de tirar tb o radiador de oleo cujo so tens acesso pela frente.
Mas a coisa é simples... temos de tirar um parafuso em cada cava da roda... tirar os piscas e os farois... desligar os farois de nevoeiro e o sensor de temperatura exterior... remover as protecçoes inferiores e desapertar dois parafusos grandoes que estao escondidos debaixo dos farois e aquilo sai...
Em 1h de manhã quase desmontei tudo... a ver se amanha finalmente faço o resto e retiro o radiador.

mferraz

Guerreiro se conseguires por fotos de algumas dessas manobras, dava jeito para quem tem 900 O0 O0
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

darioglv

nunca pensei que fosse assim tao complicado ja que no 9000 e 95 sao faceis de fazer....mete ai fotos!  ;)
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

TesZero

Sim, nos 9-5 saem pelo cofre do motor :)
nos 900 e 9-3 tens que tirar o parachoques...
nos 9-3ss também (salvo o erro)

sim, fotos é que era :D
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

guerreiro

Desta vez vou tentar tirar algumas fotos... já da outra vez da embraiagem tb fiquei a dever.. mas ao ler os manuais parece uma coisa complicada mas depois até que é simples... o mais complicado para já parece-me tirar o ventilador...

guerreiro

Uma questão relacionada mas um pouco off-topic...
Costumam usar algum tipo de "cola" para fixar os tubos de borracha que saiem do intercooler?
Após a reparação do meu radiador recoloquei os tubos do intercoler e apertei as braçadeiras, no entanto, ontem quando ia a andar um deles soltou-se e como seria de esperar o carro perdeu a potencia toda... lembro-me que quando os tirei eles estavam bem "colados" mas pensei que fosse calcinados de estarem 20 anos apertados contra plástico... mas depois de ontem fiquei a pensar se para além da braçadeira nao deverei colocar algum tipo de cola fraca para fixar melhor... uma vez que são submetidos a altas pressões!! Já recoloquei o tubo e apertei o máximo que consegui a braçadeira... vamos a ver se volta a saltar...

Guest

Eu nao uso cola nenhuma. Aperto e pronto... E penso que nao seja usada nenhuma cola.

Abraco

TesZero

nop, somente apertados.
Não os apertaste bem ou precisas de abraçadeiras novas.

Se tiveres cola, a mesma secar e entrar na admissão, o resultado não será bom :(

Só apertar mesmo :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

guerreiro

Obrigado :) desta vez apertei melhor... se voltar a sair então compro umas braçadeiras novas!

TesZero

Costumo comprar sempre em inox, a diferença não é grande e são muito mais resistentes.
Abraço :)
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se