Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

64 Visitantes, 0 Utilizadores

Escape 3 Polegadas - Tubagens do óleo

Iniciado por TesZero, 27 de Junho de 2014, 15:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

TesZero

Para vir desmistificar o este facto...
Não conheço ninguém que tenha retirados os tubos do óleo para conseguir colocar o escape...
Consegue-se fabricar sem problemas evitando isso...

Voltando a repetir o que já disse várias vezes... o meu escape foi feito para o fosco... o fosco é um motor b202 e o lpt é um motor b234r...
ou seja, são motores parecidos, mas totalmente diferentes... só para perceberem, alem dos turbos e coletores completamente diferentes, o filtro de oleo de um b202 é na parte de trás do motor... e no b234 é na frente...

sendo o meu escape feito para o b202, nunca tive necessidade de retirar nada para o montar.

Podem reler no meu tópico sobre o fosco:

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Fevereiro 2010

Fabrico artesanal de escape 3'' inox.

Saída para panela final:

Flexível, bocal para sonda lambda e 2 panelas:

Downpipe:

Panela final:

Ponteira:

O escape tem unicamente a panela final funcional e a ponteira, também 100% inox tentei arranjar o mais parecido possível com a versão original de 2 saídas redondas (pintadas de preto o mais rápido possível...).

obviamente o diferença foi abismal...
Carro muito mais rápido, turbo a entrar mais cedo e a durar mais tempo.
Mas, mais barulho também :)

Abraço

Durante a tentativa de montagem do escape do b202 no meu b234 deparei-me com o problema de incompatibilidade e escrevi isto:
(vejam que já nesta tentativa tive que tirar os tubos, na penúltima foto que se vê o filtro de óleo, está sem a tubagem, e vejam as restantes fotos para perceber o porquê)

Tentativa de utilizar o escape do b202 no b234r... sem sucesso :(

Comparativo entre o escape de inox 70 mm , o original do T16 e o original do lpt:

Falange do turbo certa e espaçamento até à bomba de água também:

Passagem pelo charriô também tudo certo sem tocar em nenhum elemento:

O problema encontra-se no cárter... é mais baixo e fica a bater no downpipe...:

A solução, usando este sistema, é acrescentar tubo na curva permitindo assim que  fique mais baixo a nível do cárter... queria mudar também o flexível que acho pequeno demais.

A tratar um dia destes...

Tentei já tratar por duas vezes... mas não havia disponibilidade das oficinas e foi passando...

Abraço

E depois, tive que ir a uma casa de escapes artesanais adaptar o meu escape ao meu motor, aí sim... para o montar no sitio, antes da adaptação, tive que retirar a tubagem do óleo para colocar no sitio:

Tive que colocar o escape do Fosco... inox 3'' no lpt...
Chegou o barulho!!!!!

O motivo... foi pela falange da panela do aero suiço estar podre e ter partido... grrr... nem sei porque raio coloquei esta panela a saber que ela andou na neve e no sal... Todo o sistema de escape está bom, esta falange é que partiu e serviu de desculpa:

The selected media item is not currently available.

Cheguei à oficina de escapes com ele quentinho e teve que arrefecer:

Upa para cima do elevador:

E escape original cá fora:

tive que retirar as tubagens de óleo para conseguir encaixar o downpipe de 3'':

Sistema original e sistema inox:

E alteração no downpipe para o motor b234r... devido ao cárter tive que o alterar, senão batia no mesmo como já escrevi anteriormente:

Abraço

editado com mais informação:

Fui jantar, por isso editei agora :P

Para quem pensar que os escapes dos T16 para os Cs´s são compatíveis... engana-se...
O chassis é igual mas os apoios são TODOS diferentes!!!

Tive que soldar novos apoios de motor, mas não retirei os existentes, assim tenho o sistema compatível com os dois chassis...

Fiz o mínimo de alterações possíveis, isto é... só alterei a parte do downpipe porque é este motor/turbo que usarei...

A quente, sendo em inox, o sistema de escape crece... e toca-me por vezes no escudo térmico do escape fazendo uma ressonância chata.....

mas por enquanto fica assim... não vou alterar para quando passar para o outro chassis ter o mesmo trabalho...

Não sei ainda quanto a consumos... até porque ainda não andei devagar desde que o montei :P
mas é engraçado ter turbo quase até as 6.000 rpms :P

Abraço

Bem, espero que este caso esteja desmistificado.

O facto de ter acontecido comigo, porque foi feito para outro carro, com o mesmo chassis, mas com motor/turbo diferente... não quer dizer que aconteça com todos.

:)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004

ciber007

• SAAB 9000 2.0T CSE

TesZero

Obrigado :D

Sendo que fui o "causador" do "mito"... tive que fazer a minha parte e desmentir isto :P

Abraço
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Saab 9000 Lpt 1994

Dhc

Pois... e entretanto tens um escape de 2.5 polegadas e não de 3..., depois o teu está ''colado'' ao cárter e o Ricardo não queria assim tão junto, embora ele ainda não tenha colocado as duas borrachas que deviam segurar o flexível ajudando também a subir um pouco mais todo o conjunto, como vês, a culpa (???) não é minha... e o Ricardo tem um escape de 3 polegadas, bem mais largo que o teu, aliás, é exactamente como o meu, e já viste o meu carro e não fica tão baixo quanto o dele.  >:( >:(
Mais te digo, tanto o escape do Ricardo como o meu devem ter diâmetro parecido ao do teu flexível.

Guest

Ohhhh dhc, queres um melao no teu escape? :P

Abraco

Dhc

Melão... não!! eu é que parti a cabaça  :(|| a fazer o DP aos bocadinhos para caber perfeitamente no sítio do original, fora de tangas, dá mais trabalho fazer a saída do turbo (curva) que fazer tudo o resto, ainda levo umas horas a modelar duas curvas (uma de 2.25'' para outra de 3''), a partir daí é apenas tubo!!
A verdade é que já vi DP's de 2.5'' e de 3'' e a diferença em diâmetro é bem grande. Quanto ás vantagens, só experimentado é que se nota  ;) ;)

TesZero

hooo, DHC antes de mais... eu não critiquei o teu trabalho e... MUITO LONGE DISSO....

comentei o facto de estar afastado do escape, mas percebi a lógica escolhida pelo ciber007.

No meu caso é que NUNCA poderia ser assim... o meu escape, mesmo para cima, como tenho o carro rebaixado, roça várias vezes no chão, basta andar em paralelo irregular, por exemplo, na rua que vai de minha casa à nacional (Alfena).

Quanto à espessura... nop, não é de 2,5 e nem sei em que me baseias para afirmares isso :P

Isto parece-te de 2,5'' ?

no tubo diz 70mm em vários sítios...
o que representa 2,75''

Ou seja, uma diferença de 6 milímetros de diâmetro... 3 mm de diâmetro...

Mas que grande diferença :P

Depois... o meu tubo tem a mesma dimensão EM TODO O LADO, logo na falange... não é estreito para depois alagar...

Para colmatar eu tenho todo o sistema direto exepto a ultima panela... que embora seja direta, é feita com tubo furado e lá de rocha (vidro ? ) à volta...

logo... de certeza que tem melhor melhor respiro de gases de que qualquer outro carro do fórum :p

:P

mas depois temos que fazer lá umas correcções no meu... o trolha que montou aquilo fez aquilo mesmo à trolha...

Abraço
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Saab 9000 Lpt 1994

Dhc

Ups, vai aqui um mal entendido, felizmente eu e o Pedro já estivemos ao telefone a conversar! Convém ficar esclarecido que ninguém criticou o trabalho feito por mim, o problema reside apenas e só no espaço que devia ter entre o cárter e o DP no carro do Ricardo e o que efectivamente tem, a razão de tanto espaço deve-se apenas à falta das 2 borrachas que deviam sustentar o escape na zona onde devia ter o catalisador, como o Ricardo se ''esqueceu'' de as montar, o escape foi ''caindo'' devido ao peso que tem pois o inox pesa mais que o tubo original em ferro. No dia em que foi feito/fabricado o DP, até ficou com pouca folga para o cárter (cerca de 5mm) tendo o Ricardo voltado a minha casa no dia seguinte para ''aliviar'' um pouco a proximidade do tubo ao cárter, como não tinha borrachas novas em casa não as montei, ficando ele de o fazer! esqueceu-se... resultado: foi caindo até ficar como mostram as fotos  :-[ e tal como já disse também ao Ricardo, a falta das borrachas pode levar a que partam os pernos no turbo porque é muito peso entre a saída do turbo e a panela central (que é a que já tem suporte/borrachas). Quanto ao ''mito'' dos tubos de óleo, acho que também já está esclarecido!!  :D :D