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Motor soluça/trabalhar inconstante

Iniciado por Chucky, 04 de Maio de 2015, 23:07

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Chucky

Boas
Desde já quero dar os parabens aos moderadores e membros deste fórum,é uma mais valia poder-mos discutir e trocar ideias sobre assuntos automóveis,sendo que neste caso todos possuímos um automóvel que não um automóvel qualquer ... :) ..é um saab...

Agora vou tentar explicar o que se passa com o meu saab 9-3 1.9 tiD de 2005
Quando meto o carro a trabalhar de manha ele pega bem à primeira ..mas durante aproximadamente  os primeiros 30,40 segundos o motor tem um trabalhar inconstante/soluça dá a sensação que o circuito de gasóleo ganha ar (presumo eu...),e isto acontece sempre mesmo quando o carro fica parado cerca de meia hora, o motor ainda se encontra  quente, e volto a dar a ignição e o motor nos primeiros segundos soluça novamente.
Em simultâneo com o problema do trepidar/soluçar do motor ,oiço também um bater/barulho que só deixa de se ouvir se eu durante o trepidar/soluçar do motor calcar a embraiagem .
Resumindo sempre que meto o carro a trabalhar tenho de estar com o pé na embraiagem ate ele estabilizar o trabalhar ,ou seja ate o motor estabilizar .
Desde ja obrigado pela atenção
  • Saab 9-3 1.9 Tid 150cv Sport Sedan ARC 2005

AGarcia

Bom dia

Certamente, outros membros terão respostas mais informadas, mas se deixa de fazer barulho quando a embraiagem vai ao fundo, sugere que pode ser o volante do motor. Esperemos que não :)
  • Saab 93 1.9 Tid Linear (Hirsch) - 2006
Saab 93 1.9 Tid Linear (Hirsch) - 2006

Chucky

obrigado pela dica..espero que não seja do volante...e estranho porque o barulho so se verifica quando o carro esta instável depois de dar a ignição...depois de 30 a 40 segundos fica um trabalhar normal...desde ja obrigado pela dica...fico a aguardar opiniões de outros membros...
  • Saab 9-3 1.9 Tid 150cv Sport Sedan ARC 2005

derekoliveira

Quanto ao trepidar, isso é quase certo que o volante do motor está com folga excessiva.
Se tens sentido um falhar do motor tens que ver se há DTCs na ECM!?
  • opel astra H 2005
  • opel zafira B 2005

Chucky

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Quanto ao trepidar, isso é quase certo que o volante do motor está com folga excessiva.
Se tens sentido um falhar do motor tens que ver se há DTCs na ECM!?

Desculpa lá a minha ignorância ,mas podias trocar por miúdos o que quer dizer DTCs na ECM ?
  • Saab 9-3 1.9 Tid 150cv Sport Sedan ARC 2005

SMAP

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Quanto ao trepidar, isso é quase certo que o volante do motor está com folga excessiva.
Se tens sentido um falhar do motor tens que ver se há DTCs na ECM!?

Desculpa lá a minha ignorância ,mas podias trocar por miúdos o que quer dizer DTCs na ECM ?

Codigos de erro na centralina, neste caos usando o Tech2 para leres os codigos ODB2
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jcpdac

O teu carro tem filtro de partículas ou catalizador?
Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.
O que faço por vezes é pegar nele e dar uma volta a uma rotação "alta" (tipo 2500-3000 rpm). Isto faz a regeneração do filtro de partículas e o "problema" desaparece...
Que género de utilização dás ao carro: citadina, estrada?
  • Saab 93 Sport-Hatch 1.9 TID Vector - 2006
  • Citroën Xantia 2.0 HDI - 1999

Chucky

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O teu carro tem filtro de partículas ou catalizador?
Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.
O que faço por vezes é pegar nele e dar uma volta a uma rotação "alta" (tipo 2500-3000 rpm). Isto faz a regeneração do filtro de partículas e o "problema" desaparece...
Que género de utilização dás ao carro: citadina, estrada?

perguntas bem...não tenho a certeza se tem FAP ou Cat.. mas também não me custa nada experimentar essa cena..
então e faço mais ou menos quantos quilómetros nessa rotação ? e em que mudança?

eu normalmente utilizo o carro todos os dias para trabalhar e tenho de fazer cerca de 30 km por dia...em estrada nacional...
  • Saab 9-3 1.9 Tid 150cv Sport Sedan ARC 2005

AGarcia

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Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.

Sim, é possível que o trabalhar incerto possa estar relacionado com o filtro de partículas. Ver os tais DTC, ou códigos de erro, é muito importante, pois pode haver problemas que não implicam uma luz de aviso do motor.

Se o filtro não estiver a regenerar (e a causar o engasganço), tal pode dever-se a uma ou mais velas de aquecimento estouradas que impeçam o ciclo de iniciar.
  • Saab 93 1.9 Tid Linear (Hirsch) - 2006
Saab 93 1.9 Tid Linear (Hirsch) - 2006

SMAP

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perguntas bem...não tenho a certeza se tem FAP ou Cat.. mas também não me custa nada experimentar essa cena..
então e faço mais ou menos quantos quilómetros nessa rotação ? e em que mudança?

Todos os 1.9 tem FAP e EGR, os 2.2 só tem EGR
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Chucky

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Pergunto isto porque o meu tem filtro de partículas e de tempos a tempos tem o mesmo sintoma que o teu: quando se coloca a trabalhar durante uns segundos fica com o trabalhar incerto como se estivesse "engasgado", acabando por passar.

Sim, é possível que o trabalhar incerto possa estar relacionado com o filtro de partículas. Ver os tais DTC, ou códigos de erro, é muito importante, pois pode haver problemas que não implicam uma luz de aviso do motor.

Se o filtro não estiver a regenerar (e a causar o engasganço), tal pode dever-se a uma ou mais velas de aquecimento estouradas que impeçam o ciclo de iniciar.

Obrigado pela dica..
amanha vou verificar as velas...e depois dou feedback
ja agora...quando dou a ignição o carro larga uma nuvem de fumo branco ,este sintoma reforça  alguma das hipóteses que ai falas.te ?

Como é que posso regenerar o FAP?
  • Saab 9-3 1.9 Tid 150cv Sport Sedan ARC 2005

AGarcia

O fumo branco pode ser um indício de combustível não queimado no arranque. É testar as velas :)

Com o Tech2, é possível fazer a regeneração manual. No entanto, como disse atrás - e já tive ocasião de constatar com o Sr. Veloso - se uma das velas não estiver boa até a regeneração manual falha.

Boa sorte :)
  • Saab 93 1.9 Tid Linear (Hirsch) - 2006
Saab 93 1.9 Tid Linear (Hirsch) - 2006

filipe35

o teu carro e um 16v 150cv ja verificaste as borboletas da ademiçao?
  • saab 93 vector 120cv 2006

joseglv

Os meus 2 cêntimos....
=> Fumo branco é Água.....
Combustível não queimado é sempre preto....

=> Se ao carregar na Embraiagem o trepidar minimiza mas depois estabiliza normalmente não pode ser do volante do motor... senão fazia sempre...

Uma pergunta...
Perde água?
  • Saab 9-5 1999 2.0t GPL ( Militar ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
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AGarcia

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o teu carro e um 16v 150cv ja verificaste as borboletas da ademiçao?

Bem visto :) Não me tinha lembrado dessa questão. Há muita informação aqui Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se e o modo de diagnosticar.
  • Saab 93 1.9 Tid Linear (Hirsch) - 2006
Saab 93 1.9 Tid Linear (Hirsch) - 2006